Nova Logomarca da Marinha
A imagem da Marinha é a construção do que representa a Força na mente de cada cidadão. Essa construção é pautada por diversas informações, representações e símbolos; e, neste conjunto, está incluída a nova logomarca da Marinha do Brasil.
O novo projeto gráfico, que representa uma oxigenação da Marca Marinha, a partir de um reposicionamento estratégico da comunicação social, aproxima-se ainda mais da sociedade brasileira ao passo que ganha maior visibilidade e promove o enriquecimento da mentalidade marítima no país.
A nova representação visual, escolhida a partir de uma enquete com a família naval, se somará à tradicional coroa naval, impulsionando a comunicação estratégica de nossa Força, como alternativa moderna para públicos específicos de interesse.
Orientações para uso
1. Deverá ser utilizada nos produtos de interação com o público externo, a saber:
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Mídias sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Flickr, Telegram);
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Páginas da internet e intranet;
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Campanhas publicitárias da Marinha (11 de Junho, 16 de Novembro - Dia da Amazônia Azul, 13 de Dezembro);
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Campanhas de produtos estratégicos (SisGaaz, Programa Classe Tamandaré, Programa de Submarinos da Marinha);
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Campanhas institucionais (ex: dia do intendente, mar Limpo é vida, dia do hidrógrafo, dia do armamentista, dia da Vitória, dia do bibliotecário, dia da Esquadra, dia da ciência, tecnologia e inovação, dia da água, entre outras datas presentes no calendário de Marinha), exceto campanhas ou divulgações institucional em conjunto com as outras Forças, Exército e Aeronáutica (ex: dia dos peacekeepers);
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Banner para divulgação na intranet e internet;
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Estandes e exposições (ex: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, Expo Defense, LAAD Defense & Security, Velas Latinoamérica, entre outras);
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Cerimônias com a presença do público externo (ex: Cerimônia de integração dos submarinos, Cerimônias de lançamentos, Prêmio Almirante Álvaro Alberto entre outras);
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Placa de descerramento em eventos com a presença do público externo e em conjunto com outras instituições;
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Assinatura em conjuntos com outras instituições (ex: Ministério da Defesa, Governo Federal, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros, exceto em conjunto com Exército e Aeronáutica);
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Participação em eventos esportivos em geral (ex: corridas);
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Materiais promocionais destinados ao público externo (ex: calendário, moleskine, planner, bonés, camisetas, squeeze, canetas, agendas, entre outros);
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Diplomas e certificados de concursos, palestras e seminários emitidos pela Marinha ao público externo;
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Material de papelaria para cursos, palestras e seminários com a presença de público externo (ex: crachás, canetas, blocos de anotações, entre outros);
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Impressos de pequenos e grandes formatos destinados à divulgação externa (cartazes, outdoors, painéis, banners, folders, folhetos, periódicos, revistas, fundo de palco, prismas para mesas diretivas, púlpitos para cerimônias com a presença do público externo, entre outros).
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Publicações estratégicas da Marinha em formatos de revista, livreto, brochuras que forem destinadas ao público interno e externo (ex: PEM, Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras).
2. Como poderá ser utilizada
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Apenas símbolo: materiais promocionais de tamanho reduzido (Ex: canetas, chaveiros, pen-drives, bordados);
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Símbolo + nome (completo ou não): Demais materiais promocionais, assinaturas de peças publicitárias, material de papelaria. (Ex: camisetas, canecas, outdoors, banners, cartão de visita); e
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Símbolo + nome completo + Slogan*: Campanhas e produtos institucionais (calendários, assinatura de vídeo, banners, outdoors).
*PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE
3. Flexibilização das aplicações da Nova Logomarca:
Desde que respeitadas a fidelidade de cores e formatos, é possível a aplicação da nova logomarca das seguintes formas:
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Somente símbolo;
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Símbolo + nome completo (Marinha do Brasil abaixo);
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Símbolo + nome completo (Marinha do Brasil à direita);
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Símbolo + a palavra “MARINHA” (somente abaixo).
O nome MARINHA DO BRASIL (completo ou não) só poderá ser usado nas cores azul ou branca.
4. Código de Cores da Nova LOGOMARCA

Observação
A Coroa Naval continuará a ser utilizada nos produtos de interação com o público interno, a saber:
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Documentos oficiais e expedientes internos;
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Identidade Militar;
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Crachás de identificação pessoal de acesso à OM;
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Viaturas e embarcações;
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Uniformes;
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Capachos;
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Placas de identificação e sinalização internas;
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Estandarte da Marinha;
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Produtos voltados ao público interno (agendas, calendário de OM, panóplias, placas de desembarque de militar, entre outros);
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Diplomas expedidos em cursos, seminários e palestras que tenham a presença exclusiva de militares e pessoal civil da Marinha, e/ou outras Forças, Exército e Aeronáutica;
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Material de papelaria (ex: canetas, blocos de anotações, crachás de acesso) para cursos, palestras e seminários com a presença exclusiva do pessoal militar ou civil da Marinha, e/ou outras Forças, Exército e Aeronáutica;
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Púlpitos e prismas para cerimônias internas;
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Backdrop de uso interno;
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Faqueiros;
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Louças;
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Enxoval.