Nova Logomarca da Marinha

 

A imagem da Marinha é a construção do que representa a Força na mente de cada cidadão. Essa construção é pautada por diversas informações, representações e símbolos; e, neste conjunto, está incluída a nova logomarca da Marinha do Brasil.

O novo projeto gráfico, que representa uma oxigenação da Marca Marinha, a partir de um reposicionamento estratégico da comunicação social, aproxima-se ainda mais da sociedade brasileira ao passo que ganha maior visibilidade e promove o enriquecimento da mentalidade marítima no país.

A nova representação visual, escolhida a partir de uma enquete com a família naval, se somará à tradicional coroa naval, impulsionando a comunicação estratégica de nossa Força, como alternativa moderna para públicos específicos de interesse.

 

 

 

 

Orientações para uso

 

1. Deverá ser utilizada nos produtos de interação com o público externo, a saber:

 

  1. Mídias sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Flickr, Telegram);

  2. Páginas da internet e intranet;

  3. Campanhas publicitárias da Marinha (11 de Junho, 16 de Novembro - Dia da Amazônia Azul, 13 de Dezembro);

  4. Campanhas de produtos estratégicos (SisGaaz, Programa Classe Tamandaré, Programa de Submarinos da Marinha);

  5. Campanhas institucionais (ex: dia do intendente, mar Limpo é vida, dia do hidrógrafo, dia do armamentista, dia da Vitória, dia do bibliotecário, dia da Esquadra, dia da ciência, tecnologia e inovação, dia da água, entre outras datas presentes no calendário de Marinha), exceto campanhas ou divulgações institucional em conjunto com as outras Forças, Exército e Aeronáutica (ex: dia dos peacekeepers);

  6. Banner para divulgação na intranet e internet;

  7. Estandes e exposições (ex: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, Expo Defense, LAAD Defense & Security, Velas Latinoamérica, entre outras);

  8. Cerimônias com a presença do público externo (ex: Cerimônia de integração dos submarinos, Cerimônias de lançamentos, Prêmio Almirante Álvaro Alberto entre outras);

  9. Placa de descerramento em eventos com a presença do público externo e em conjunto com outras instituições;

  10. Assinatura em conjuntos com outras instituições (ex: Ministério da Defesa, Governo Federal, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros, exceto em conjunto com Exército e Aeronáutica);

  11. Participação em eventos esportivos em geral (ex: corridas);

  12. Materiais promocionais destinados ao público externo (ex: calendário, moleskine, planner, bonés, camisetas, squeeze, canetas, agendas, entre outros);

  13. Diplomas e certificados de concursos, palestras e seminários emitidos pela Marinha ao público externo;

  14. Material de papelaria para cursos, palestras e seminários com a presença de público externo (ex: crachás, canetas, blocos de anotações, entre outros);

  15. Impressos de pequenos e grandes formatos destinados à divulgação externa (cartazes, outdoors, painéis, banners, folders, folhetos, periódicos, revistas, fundo de palco, prismas para mesas diretivas, púlpitos para cerimônias com a presença do público externo, entre outros).

  16. Publicações estratégicas da Marinha em formatos de revista, livreto, brochuras que forem destinadas ao público interno e externo (ex: PEM, Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras).

 

 

2. Como poderá ser utilizada

 

  1. Apenas símbolo: materiais promocionais de tamanho reduzido (Ex: canetas, chaveiros, pen-drives, bordados);

  2. Símbolo + nome (completo ou não): Demais materiais promocionais, assinaturas de peças publicitárias, material de papelaria. (Ex: camisetas, canecas, outdoors, banners, cartão de visita); e

  3. Símbolo + nome completo + Slogan*: Campanhas e produtos institucionais (calendários, assinatura de vídeo, banners, outdoors).

 

*PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE

 

3. Flexibilização das aplicações da Nova Logomarca:

 

Desde que respeitadas a fidelidade de cores e formatos, é possível a aplicação da nova logomarca das seguintes formas:

 

  • Somente símbolo;

  • Símbolo + nome completo (Marinha do Brasil abaixo);

  • Símbolo + nome completo (Marinha do Brasil à direita);

  • Símbolo + a palavra “MARINHA” (somente abaixo).

 

O nome MARINHA DO BRASIL (completo ou não) só poderá ser usado nas cores azul ou branca.

 

4. Código de Cores da Nova LOGOMARCA

 

 

 

 

Observação

 

A Coroa Naval continuará a ser utilizada nos produtos de interação com o público interno, a saber:

 

  1. Documentos oficiais e expedientes internos;

  2. Identidade Militar;

  3. Crachás de identificação pessoal de acesso à OM;

  4. Viaturas e embarcações;

  5. Uniformes;

  6. Capachos;

  7. Placas de identificação e sinalização internas;

  8. Estandarte da Marinha;

  9. Produtos voltados ao público interno (agendas, calendário de OM, panóplias, placas de desembarque de militar, entre outros);

  10. Diplomas expedidos em cursos, seminários e palestras que tenham a presença exclusiva de militares e pessoal civil da Marinha, e/ou outras Forças, Exército e Aeronáutica;

  11. Material de papelaria (ex: canetas, blocos de anotações, crachás de acesso) para cursos, palestras e seminários com a presença exclusiva do pessoal militar ou civil da Marinha, e/ou outras Forças, Exército e Aeronáutica;

  12. Púlpitos e prismas para cerimônias internas;

  13. Backdrop de uso interno;

  14. Faqueiros;

  15. Louças;

  16. Enxoval.