Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte recebe nova aeronave

18/07/2019
 
Comandante do 4º Distrito Naval com militares do Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte
 
No dia 17 de julho, o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) recebeu a segunda aeronave que vai compor o futuro 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (1ºEsqdHU-41), a ser ativado  pela Marinha, em Belém-PA, no dia 20 de novembro. A cerimônia foi realizada na Base Aérea de Belém (Ala 9) e contou com a presença de autoridades civis e militares.
 
A aeronave modelo UH-15 é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, desenvolvido a partir dos modelos da família Super-Puma, podendo transportar até 31 passageiros, incluindo a tripulação. Ele possui 19,5 metros de comprimento, 4,97 metros de altura e 6.695 quilos.
 
O Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (NI-EsqdHU-41) já está operando na área do 4º Distrito Naval (Amapá, Maranhão, Pará e Piauí), realizando ações de salvamentos, resgates, inspeções navais, em apoio a Capitanias dos Portos e aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, em adestramentos do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, entre outros. Em breve, o NI-EsqdHU-41 vai receber um terceiro helicóptero UH-15, quando passará a operar com sua plena capacidade.