Marinha recepciona veleiros da Expedição Lusitânia

21/06/2022
Eventos
 
Comitiva da Expedição Lusitânia é recepcionada pelo
Capitão dos Portos do Espírito Santo

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) recepcionou, entre os dias 12 e 15 de junho, os seis veleiros da Expedição Lusitânia, como parte dos eventos comemorativos do Bicentenário da Independência do Brasil, que ficaram atracados no Iate Clube de Vitória, no Espírito Santo (ES).
 
Militares da CPES prestam apoio na atracação dos veleiros

A equipe da expedição, composta por 12 tripulantes, apoiados por instituições civis e empresas portuguesas, conta também com o apoio logístico da Marinha do Brasil e da Embaixada de Portugal. Os veleiros partiram de Lisboa - Portugal, realizando paradas em Las Palmas, na Espanha, e Mindelo, em Cabo Verde. No Brasil, já passaram pelos Arquipélagos de São Pedro e São Paulo e Fernando de Noronha, e pelas cidades de Recife, Salvador e Vitória, tendo porto de destino o Rio de Janeiro (RJ).
 
O projeto marítimo tem o propósito de homenagear os aviadores portugueses Almirante Gago Coutinho e o Capitão de Mar e Guerra Sacadura Cabral, seguindo a mesma rota da primeira expedição e atracando nos mesmos locais, onde pousaram os hidroaviões da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada em 1922, quando da celebração dos 100 anos da independência do Brasil.