Marinha do Brasil doa 600 livros infantis para escolas públicas no interior do Pará

28/01/2020
 
Militares do NPa “Bracuí” foram recebidos por alunos e professores
 
O Comando do 4º Distrito Naval, por meio do Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí” e do Aviso Hidroceanográfico Fluvial "Rio Xingu", realizou, neste mês, a entrega de 600 livros para escolas públicas no interior do estado do Pará.
 
Em 24 de janeiro, o Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí” entregou 300 livros infantis à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dom Alonso, localizada no município de Souré, na ilha do Marajó-PA. Na oportunidade, os estudantes visitaram o navio e tiraram dúvidas sobre seu funcionamento e atividades. A banda de música da escola recebeu os militares ao som da canção “Cisne Branco” e apresentação de crianças dançando Carimbó, gênero musical típico do Pará.
 
Nos dias 20 e 24, estudantes da cidade de Breves, na mesma região, receberam outros 300 exemplares de livros, levados pelo Aviso Hidroceanográfico Fluvial "Rio Xingu" para a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Idevaldo dos Santos Paes.
 
A ação fez parte das atividades do projeto “Maré do Saber”, criado em 2019 pela Sociedade Amigos da Marinha e pelo Comando do 4º Distrito Naval, a fim de angariar livros infantis que são levados pelos navios da Marinha para o interior do estado, para comporem os acervos das bibliotecas das escolas públicas em localidades ribeirinhas.
 
Até o momento, a Campanha “Maré do Saber” já arrecadou mais de 13 mil exemplares. Crianças e adolescentes das cidades paraenses de Ponta de Pedras, Curralinho, Senador José Porfírio, Mocajuba, Cametá, Abaetetuba, entre outras, já foram beneficiadas.
 
Agradecendo a iniciativa da Marinha, a Diretora da Escola, Izaneide Siqueira, ressaltou que muitos alunos locais são carentes e não têm acesso à leitura, muitas vezes, pela falta de oportunidades. “Essa doação nos deixa muito felizes; esse projeto só vem somar com o ensino e a aprendizagem das nossas crianças. Nossa literatura já estava sucateada, tínhamos a preocupação de ir em busca de novos livros, e de repente recebemos a ótima notícia de que a Marinha nos ajudaria. Agradecemos muito pela iniciativa e apoio”.
 
Aviso Hidroceanográfico Fluvial "Rio Xingu" leva
livros à escola de Breves-PA