Dia da Bandeira é comemorado na Antártica

19/11/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
 
Cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira na EACF
 
No dia 19 de novembro, foi realizada na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) a cerimônia do Dia da Bandeira, um dos mais importantes símbolos da Pátria Brasileira. Na ocasião foi executado o Hino Nacional, canto do hino da Bandeira e incineração do pavilhão que foi utilizada durante o ano.
 
A comemoração contou com a presença dos Grupo-Base Polaris (2020/2021) e Antarcticus (2021/2022), militares da Marinha responsáveis pela substituição dos Grupos e comunidade científica representada por pesquisadores que estão realizando atividades de campo, marcando a retomada das pesquisas científicas no Continente Antártico e nas novas instalações da EACF.
 
A Estação Antártica Comandante Ferraz está subordinada à Subsecretaria do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). A Marinha do Brasil é a responsável pela logística do PROANTAR e vem, desde 1982, apoiando as pesquisas na Estação Antártica Comandante Ferraz, nos navios e nos acampamentos, fornecendo treinamento, vestimentas especiais, alimentação, segurança, equipamentos de comunicações e transporte (embarcações e aeronaves).