CPRS realiza reunião do Conselho de Assessoramento visando à Operação “Verão 2022/2023”

01/12/2022
Operação "Verão"
Comunidade marítima participou de reunião para os preparativos
do início da Operação “Verão”
 
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou, no dia 18 de novembro, a reunião do Conselho de Assessoramento com representantes das prefeituras dos municípios de Rio Grande, Pelotas e São José do Norte (RS), Corpo de Bombeiros, Clubes Náuticos e Colônias de Pescadores de sua área de jurisdição, tendo em vista os preparativos para o início da Operação “Verão 2022/2023”, conforme instruções da Diretoria de Portos e Costas (DPC).
 
A reunião, conduzida pelo Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Cláudio Vieira da Silva, e pela Chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, Capitão-Tenente Monique Falcão, teve como propósito desenvolver elevados padrões de comportamento nos navegantes, visando contribuir para o incremento da salvaguarda da vida humana e para segurança da navegação na região. Na ocasião, foram discutidas ações educativas e orientações junto ao público-alvo, incentivando o cumprimento das Normas da Autoridade Marítima e demais legislações afins vigentes, dentre outros temas que as circunstâncias locais exigem.
 
CPRS divulgou o aplicativo NAVSEG durante reunião
do Conselho de Assessoramento
 
Ainda durante o encontro, foi divulgado o lançamento do novo Aplicativo NAVSEG, com previsão de ser disponibilizado no mês de dezembro do corrente ano, que permitirá ao usuário lançar o plano de viagem da sua embarcação, antes de iniciar a sua navegação, além de outras informações como lista de passageiros e tripulantes. Este procedimento substituirá o Aviso de Saída, já previsto na NORMAM-03/DPC.
 
Ao final da reunião, abriu-se espaço para a troca de experiências, sugestões e esclarecimento de dúvidas sobre os temas apresentados, possibilitando o estreitamento do relacionamento e o diálogo com os presentes.