Comando do 2º Distrito Naval apresenta balanço parcial da Operação “Verão” na área de jurisdição

25/02/2022
Operação "Verão"
 
Instrução de Segurança aos Aquaviários
que transportam passageiros
 
Após 60 dias do início da Operação “Verão 2021/2022”, o Comando do 2° Distrito Naval apresentou o balanço parcial na área de jurisdição, que envolve os Estados da Bahia e Sergipe. Iniciada em dezembro de 2021, a Operação “Verão” é uma campanha desenvolvida pela Marinha do Brasil (MB) em todo o País, com foco na fiscalização de embarcações.
 
Os principais aspectos verificados nas ações que seguem de maneira intensificada até março são referentes à habilitação do condutor, documentação da embarcação, material de segurança e salvatagem, luzes de navegação, lotação autorizada e o estado de conservação da embarcação.
 
Militares verificam documentação na Orla Por do Sol, em Aracaju (SE)
 
No período, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) registrou 1.811 abordagens, 87 notificações e 9 apreensões de embarcações no Estado. Já a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), em sua área de jurisdição, efetuou 1.865 abordagens, 191 notificações e 8 apreensões. A CPSE e a CPBA realizam ainda atendimentos por meio do Projeto “Capitania Itinerante”, com o intuito de ampliar a oferta de serviços ao público que reside em localidades mais afastadas das capitais.
 
No sul da Bahia, as ações executadas pela Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) resultaram na abordagem de 745 embarcações, sendo 100 delas notificadas e 8 apreendidas. Por meio da Delegacia Itinerante, a DelPSeguro efetuou 114 atendimentos em municípios da região. Já a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlhéus) abordou 1.274 embarcações, emitindo 20 notificações. A Delegacia promoveu ainda palestra sobre segurança da navegação para os participantes do Rally dos Mares, evento que reuniu mais de 100 embarcações. E, por meio do atendimento itinerante, a DelIlhéus emitiu cerca de 40 documentos nos municípios baianos de Canavieiras e Camamu.
 
Em Juazeiro, a Capitania Fluvial realizou 249 abordagens, com nove notificações e 3 apreensões. As ações da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa somaram 388 abordagens, 14 notificações e 6 apreensões, além de 229 serviços protocolados, por meio do atendimento itinerante em Xique-Xique (BA).
 
Inspeções foram intensificadas nos últimos 60 dias na Bahia