CIRM realiza a 207ª Sessão Ordinária do Colegiado para os Recursos do Mar

18/11/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
 
A sessão contou com a participação, por videoconferência, de representantes dos Ministérios membros integrantes da Comissão
 
A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) realizou, ontem (17), a última reunião de 2021, na qual contou com a presença do Comandante da Marinha e Coordenador da CIRM, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de representantes dos Ministérios membros integrantes da Comissão.
 
Dentre os diversos assuntos abordados, o Almirante Garnier manifestou especial interesse pelos estudos, atualmente em curso em Grupo de Trabalho, que tratam do conceito de Economia Azul, e pelas análises, realizadas junto ao IBGE, sobre o estabelecimento de uma metodologia que possibilite a mensuração do PIB do Mar.
 
No decorrer da sua intervenção, o Secretário da CIRM, Contra-Almirante Rocha Martins, ressaltou alguns pontos importantes trabalhados pela Comissão ao longo do ano, como o andamento das ações dos Planos e Programas da CIRM, em particular a retomada das reuniões do Comitê Executivo AQUIPESCA, para promover o desenvolvimento sustentável das atividades do setor pesqueiro; os avanços do Planejamento Espacial Marinho; e a contribuição do Ministério da Educação na formação de quase seis mil mestres e doutores em Ciências do Mar, além da construção de quatro embarcações que operam como Laboratórios Flutuantes.
 
Na área do Comitê Executivo “Desenvolvimento Sustentável – ODS 14 e a Década do Oceano”, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, foram destaque as ações globais empreendidas para difusão e tratamento do tema junto à sociedade, governos e comunidade científica.
 
Finalizando a reunião, os Ministérios das Relações Exteriores e da Educação agradeceram a contribuição da Marinha para o desenvolvimento das pesquisas científicas no Continente Gelado, no momento em que ocorre a 40ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XL). Também foi destacado o Dia Nacional da Amazônia Azul, celebrado em 16 de novembro.