Capitania dos Portos de Pernambuco participa de simulação de transferência de óleo Ship-to-Ship

15/05/2018
Estudos visam minimizar necessidade de atracação
de embarcações em Suape-PE
 
A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) participou de simulações de manobras de transferência de óleo entre navios, conhecidas como operações Ship-to-Ship, no Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP), no dia 2 de maio. Na ocasião, foram simuladas operações em que navios da Petrobras realizavam manobras de transferência de óleo sem que fosse necessária a atracação ao Porto de Suape, em Pernambuco.
 
As simulações de manobras foram acompanhadas pelo Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar e Guerra Maurício Bravo, e representantes do Corpo Técnico da USP, da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, da Petrobras, do Porto de Suape, da Transpetro, da Praticagem Pernambuco e de empresas de rebocadores.
 
A disponibilidade de um simulador como o do TPN, que retrata as condições de corrente, profundidade, estado do mar e ventos típicos do litoral pernambucano, permite testar em um ambiente controlado todas as variáveis que poderiam influenciar a manobra em mar aberto.
 
Após as simulações, será emitido um relatório de estudo pela USP, em que constarão recomendações e restrições para a realização da operação. A Ship-to-Ship é uma operação alternativa à utilização de portos ou terminais, possibilitando a redução de gargalos logísticos e custos operacionais.
 
Participantes das simulações de manobras