Capitania dos Portos da Amazônia Oriental encerra “Operação Carnaval” 2019

15/03/2019
 
Militares verificam documentos durante inspeção naval
 
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou, no período de 28 de fevereiro a 7 de março,  a “Operação Carnaval” 2019 nos municípios de Belém, Abaetetuba, Cametá, Soure, Marudá e Salinópolis no estado do Pará. A ação teve como propósito reforçar as ações de fiscalização, por meio de inspeções navais, prevenindo acidentes com embarcações e assegurando a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos e a prevenção da poluição hídrica.
 
Foram abordadas 446 embarcações, o dobro em relação ao mesmo período de 2018. Desse total, houve 17 notificações e 13 apreensões. Durante a ação, ainda foram instaladas 18 coberturas de eixos, realizadas vistorias em embarcações e doados coletes salva-vidas. Passageiros também foram orientados sobre segurança da navegação e prevenção a acidentes.
 
O Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra Manoel Oliveira Pinho, ressaltou o saldo positivo da operação. “Dobramos o número de embarcações abordadas e, mesmo assim, houve redução significativa no número de apreensões. Isso demonstra um aumento na conscientização dos tripulantes em relação à segurança da navegação.”
 
Militares da Marinha instalam cobertura de eixo em embarcação