Nomar Online

Serviço de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáutico da Marinha realiza VSA no Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”

23/03/2019
 
Preparação da equipe do Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”
para operação aérea noturna
 
A equipe do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáutico da Marinha (SIPAAerM), apoiada por militares do Comando da Força de Superfície e do Comando da Forca Aeronaval, realizou, no dia 18 de março, a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) no Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”, a fim de homologar o navio para realizar operações aéreas no período noturno.
 
Para atingir este propósito, foram realizados vários exercícios relativos às operações aéreas noturnas, que o navio demonstrou estar apto a conduzir com segurança.
 
Poder conduzir operações aéreas, durante o período noturno, aumenta a capacidade operativa da Marinha, atingindo um patamar importante para uma futura operação com Night Vision Goggles (NVG) do binômio Navio-Aeronave.
 
 
Pouso noturno da aeronave UH-15 a bordo do Porta-Helicópteros
Multipropósito “Atlântico”

 

Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” realiza evento de intercâmbio com Armada do Chile, em Punta Arenas

23/03/2019
 
O Comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Antonio Braz, recebe o Adido de Defesa e Naval do Brasil no Chile, Capitão de Mar e Guerra Pavoni, e o Chefe do Estado-Maior da III Zona Naval da Armada do Chile, Capitão de Navio Enrique Silva, a bordo do NApOc “Ary Rongel”
 
O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel”, sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Antonio Braz de Souza, após concluir a 6 o fase da missão OPERANTAR XXXVII, visitou o Porto de Punta Arenas, no Chile, para realizar abastecimento de combustível, água e gêneros alimentícios, além de evento de intercâmbio com os militares da Armada do Chile.
 
O NApOc “Ary Rongel” realizou a sua 25ª viagem aos mares austrais. Nessa longa comissão, com o regresso ao Rio de Janeiro previsto para 13 de abril de 2019, o “Ary Rongel” realizou apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais, atuou na reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, executou os trabalhos de campo a serem desenvolvidos nos refúgios e acampamentos previstos, além de servir como plataforma para a realização de pesquisas, efetuando lançamentos e recolhimentos de pesquisadores.
 
Em aproveitamento ao abastecimento logístico realizado no Porto de Punta Arenas, o “Gigante Vermelho”, como é apelidado, recepcionou, no dia 20 de março, o Chefe do Estado Maior da III Zona Naval, Capitão de Navio Enrique Silva, e o Adido de Defesa e Naval do Brasil no Chile, o Capitão de Mar e Guerra Alexandre Taumaturgo Pavoni.
 
Na ocasião os visitantes, conheceram as instalações do navio e assistiram a um breve vídeo que retrata o dia a dia do navio no Continente Antártico. Eles também discutiram a importância científica e político-estratégica das atividades desenvolvidas pelo Brasil na Antártica e enalteceram a participação da Marinha do Brasil na coordenação e execução das tarefas.
 
Atendendo à solicitação da Armada do Chile, durante o intercâmbio realizado, os militares do NApOc “Ary Rongel” visitaram o Museu Naval e as instalações da Base Naval de Punta Arenas, onde trocaram experiências, bem como estreitaram laços de amizade com Marinha amiga.
 
Militares do NApOc “Ary Rongel” durante intercâmbio
com a Armada Naval do Chile

 

Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais é homenageado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região

23/03/2019
 
Comandante-Geral do CFN foi um dos agraciados em solenidade
alusiva aos 30 anos do TRF2
 
O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, foi agraciado, no dia 19 de março, com uma placa comemorativa referente aos 30 anos do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro.
 
Também receberam a homenagem os antigos Comandantes-Gerais do Corpo de Fuzileiros Navais, o Almirante de Esquadra (Refº-FN) Marcelo Gaya Cardoso Tosta; o Almirante de Esquadra (Refº-FN) Marco Antônio Corrêa Guimarães; e o Almirante de Esquadra (RM1-FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, entre outras autoridades.
 
De acordo com o Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Desembargador André Fontes, a homenagem tem como objetivo reconhecer a parceria e o apoio de autoridades que contribuíram para o aperfeiçoamento do TRF2 desde sua inauguração. “Ao longo dessas três décadas, tivemos diversas parcerias institucionais que contribuíram para o aperfeiçoamento da Justiça Federal da 2ª Região e, portanto, gostaríamos de homenagear as autoridades militares que sempre nos apoiaram e o superintendente de Patrimônio da União no Rio de Janeiro”.
 
A solenidade, que também homenageou servidores completando 30 anos de dedicação à Corte, contou com a participação de uma banda de música do Corpo de Fuzileiros Navais que, sob a regência do Suboficial Músico Fuzileiro Naval Rodrigues, executou o Hino Nacional Brasileiro.

 

Núcleo de Assistência Social do Com8ºDN realiza palestra e atendimentos na Capitania dos Portos de São Paulo

23/03/2019
 
Assistentes Sociais do Com8ºDN durante palestra aos militares da Capitania dos Portos de São Paulo
 
O Núcleo de Assistência Social do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), realizou, dia 20 de março, nas dependências da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), uma palestra sobre os programas atendidos pelo setor e projetos sociais em tratativas com instituções extra-Marinha do Brasil (MB) que atendam os militares e seus dependentes na área do 8º Distrito Naval.
 
Durante a palestra, a Primeiro-Tenente Cinthia Rodrigues Silveira, acompanhada pela Primeiro-Tenente Beatriz Watanabe, Assistentes Sociais, destacaram as atividades exercidas pelo Serviço de Assistência Social da Marinha, cujo objetivo é divulgar junto ao pessoal militar e servidores civis - na ativa, inativos e pensionistas - as ações relacionadas à promoção do bem-estar social do pessoal da MB, em cumprimento às diretrizes da Diretoria de Assistência Social da Marinha - DASM, relacionadas ao apoio naval que a instituição oferece, consolidada por intermédio das assistências jurídica, social e psicológica.
 
Programas assistenciais como: “Qualidade de Vida no Trabalho e na Família”; “Programa de Maturidade Saudável”; “Programa de Atendimento Especial (PAE) – Auxílio a Pessoas com deficiências”; e o “Programa de Atendimento Integrado em Missões Especiais”, foram apresentados à Família Naval da CPSP, bem como as novas propostas de intercâmbio com entidades públicas e privadas afins, visando ampliar as facilidades no campo do bem-estar social para a família naval, na área do Comando do 8º Distrito Naval.

 

Centro de Instrução Almirante Graça Aranha recebe visita do Presidente da Escola Náutica Infante D. Henrique de Portugal

23/03/2019
 
Contra-Almirante Viamonte recebe o Presidente e o Vice-Presidente da Enidh de Portugal em visita ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
 
No dia 21 de março, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a visita do Presidente da Escola Náutica Infante D. Henrique (Enidh) de Portugal, Luis Felipe Batista, acompanhado pelo Vice-Presidente dessa Escola, Professor Luis Mendonça. A Enidh é a única escola pública nacional de formação marítima de Portugal, oferece graduação em Náutica, Máquinas, Engenharia Eletrotécnica Marítima, Gestão de Transporte e Logística, e Gestão Portuária, cursos de aperfeiçoamento em Náutica e Máquinas e cursos técnicos destinados a formar quadros intermediários capazes de realizar atividades de manutenção e reparos em navios.
 
Durante o encontro, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Amintas da Silva Viamonte, apresentou as instalações do Centro de Instrução, como as salas de aulas, os laboratórios, os simuladores de passadiço e de Praça de Máquinas, o Grêmio de Vela e os camarotes dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
 
Foram iniciadas também tratativas e aprofundamento de diálogo entre as autoridades, de modo a permitir uma análise das possibilidades de cooperação entre as instituições futuramente.
 
Contra-Almirante Viamonte apresenta o Grêmio de Vela do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha

 

Comando do 6º Distrito Naval recebe visita da Deputada Federal Beatriz Cavassa

23/03/2019
 
Deputada recebeu exemplar da Revista Marítima Brasileira
 
No dia em que se comemorou o Dia da Mulher, 8 de março, o Comando do 6O Distrito Naval (Com6ODN), Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, recebeu, em seu gabinete, a visita da Deputada Federal Beatriz Cavassa.
 
Na ocasião, o comandante relatou o trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil na região, particularmente, aquele em prol da população ribeirinha, como as ações de assistência hospitalar realizadas no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 
O Comandante do 6O Distrito Naval ofereceu à deputada um exemplar da Revista Marítima Brasileira cuja capa ressalta matéria sobre a Marinha no Pantanal. A deputada, que é corumbaense, colocou seu gabinete à disposição das necessidades da Marinha na região.
 
Estiveram presentes na reunião, ainda, a Capitão de Mar e Guerra Kátia Modesto, a Capitão de Corveta Tatiane Patrício, e os secretários parlamentares José Antonio Assad e Faria, Lucas Zavala Bastos, Sara Jane da Silva Albuquerque e Fábio Marchi.

Primeiro pouso noturno de uma aeronave da Marinha do Brasil é realizado no Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”

22/03/2019
 
Aeronave HU-15 em pouso noturno no PHM “Atlântico”

No dia 17 de março, foi realizado o primeiro pouso noturno de uma aeronave da Marinha do Brasil a bordo do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”. O navio encontrava-se ao sul da cidade de Cabo Frio-RJ, sendo o pouso realizado com uma aeronave modelo UH-15 (Pégasus N-7201), pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).

Durante a comissão, também foi realizada a Vistoria de Segurança de Aviação, na qual o PHM “Atlântico” foi homologado para operação noturna e por instrumentos, representando um ganho operacional para os meios Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais.

A missão foi realizada com segurança, sucesso e eficácia, sem mencionar a manutenção da prontidão operativa com a realização de aproximações controladas sob baixa visibilidade diurna e noturna, NDB (Farol Rádio não Direcional) e exercícios de emergência, aumentando a capacidade da Marinha do Brasil na defesa da “Amazônia Azul”.
 
Primeiro pouso noturno realizado no PHM “Atlântico”
 

Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves realiza reforma na Escola Municipal Almirante Frontin

22/03/2019
 
Militares pintam a fachada da Escola Municipal Almirante de Frontin
 
No mês de março, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) realizou ações de melhorias nas instalações da Escola Municipal “Almirante Frontin”, instituição de ensino apadrinhada por esta organização militar.
 
Um destacamento de militares realizou a revitalização da fachada do prédio principal, que recebeu pintura nova e reforma da área recreativa da escola. Ações como estas, além de motivarem os alunos a conservarem as dependências físicas da escola, são capazes de promover um ambiente mais acolhedor não só para os alunos e funcionários da escola, mas toda comunidade ao redor.
 
A iniciativa visa a estreitar o relacionamento do Corpo de Fuzileiros Navais e da Marinha do Brasil junto à comunidade local ajudando a construir uma sociedade melhor.
 
 

Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais e Fiocruz realizam parceria em campanha no combate à Dengue

22/03/2019
 
Soltura dos mosquitos no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais
 
Em fevereiro, o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) iniciou uma parceria com a Fiocruz para participação no projeto World Mosquito Program (WMP), anteriormente conhecido como Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil.
 
O WMP propõe o uso de mosquitos Aedes aegypt com a bactéria Wolbachia como alternativa capaz de reduzir a capacidade do mosquito de transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya. Por meio da soltura desses mosquitos no ambiente, ocorre, gradualmente, a substituição da população de mosquitos comuns por mosquitos com a bactéria, que tem a capacidade reduzida de transmitir doenças.
 
Esse projeto é uma iniciativa internacional, que teve início na Austrália e está presente em outros cinco países, como uma alternativa inovadora, segura, sem fins lucrativos e autossustentável para controle da dengue e outras doenças transmitidas por esse mosquito.
 
Panfleto de divulgação do projeto da Fiocruz

Presidente do Conselho de Administração da Petrobras profere Aula Inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Estudos Marítimos

22/03/2019
 
O Almirante de Esquadra Leal Ferreira destacou os fatores transformacionais na evolução do sistema marítimo mundial
 
No dia 15 de março, o ex-Comandante da Marinha do Brasil e atual Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, proferiu a Aula Inaugural aos mestrandos e doutorandos da Turma 2019 do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN).
 
Na ocasião, o Almirante abordou o tema “Estudos Marítimos Contemporâneos”, destacando os fatores transformacionais na evolução do sistema marítimo mundial, entre eles as novas tecnologias que propiciam desde a automação das embarcações à exploração de novas vias, como o Oceano Ártico. Ele destacou também os fatores problemáticos à navegação, como a pirataria, tráfico de drogas e de pessoas, ameaça terrorista, pesca ilegal e as crises geopolíticas.
 
O Almirante Leal Ferreira também abordou o papel da Marinha brasileira na sociedade, que além da área militar, contribui em vários setores - social, tecnológico, de ciência e inovação. Nesse contexto, ressaltou a importância dos cursos do PPGEM, cujos estudos e pesquisas agregam conhecimentos no setor marítimo e de defesa, os quais são estratégicos para o Brasil devido a sua costa marítima.
 
Iniciado em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos passou a oferecer, a partir deste ano, o curso de Doutorado, contando com 13 alunos nessa primeira turma. O PPGEM congrega militares e civis, contribuindo para o aperfeiçoamento da capacitação de pessoal especializado e a ampliação de pesquisas em áreas de interesse do Poder Naval e da Defesa. Estruturado em torno da área de concentração “Defesa, Governança e Segurança Marítimas, conta com três Linhas de Pesquisas: I - Política e Estratégia Marítimas; II - Regulação do Uso do Mar, Processo Decisório e Métodos Prospectivos; e III - Política e Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marítimo.
 
A Aula Inaugural da Turma 2019 foi realizada no auditório do Centro de Jogos de Guerra da EGN e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio; do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; e outras autoridades.
 
Alunos do Curso de Doutorado, o Diretor da EGN e o Presidente do Conselho de Administração da Petrobras

Diretoria de Aeronáutica da Marinha faz primeira apresentação sobre o processo de Contrato de suporte logístico do UH-17

22/03/2019
 
Apresentação da proposta de Contratos de Suporte Logístico ao HU-1
 
No dia 13 de março, o gerente e o fiscal dos Contratos de Suporte Logístico (CLS) para o UH-17 realizaram apresentação e retiraram dúvidas de oficiais e praças do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral acerca da modalidade logística, que permitirá alta disponibilidade para voo das recém-adquiridas aeronaves UH-17.
 
Os CLS de motor e aeronave permitirão mitigar os caminhos críticos, atualmente existentes na função logística suprimento a partir de uma nova abordagem, que irá reduzir os estoques ociosos de material e empregando técnicas já consolidadas nos mercados produtivos como “supply chain” (cadeia de suprimentos).

Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio apresenta resultados da “Operação Verão” 2018/2019

22/03/2019
 
Equipe de Inspeção Naval da Delegacia Fluvial de Presidente
 Epitácio aborda Motonauta
 
Iniciada em 22 de dezembro de 2018 e com objetivo fiscalizar o tráfego aquaviário, a “Operação Verão” teve o propósito de realizar inspeções navais de forma mais intensiva, no período do verão, tendo em vista a presença de um número maior de embarcações de esporte e recreio nos rios. Com o lema “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”, a “Operação Verão” 2018/2019, disseminou os conceitos de 'valorização da vida e das responsabilidades dos proprietários e dos condutores das embarcações', durante as atividades de lazer.
 
No momento das abordagens, além de vistoriar as condições, o registro das embarcações e os documentos de habilitação do condutor, a equipe de inspeção naval reforça as orientações sobre segurança e limites da navegação e também alerta quanto aos riscos e perigos de chuvas e ventos fortes.
 
Ainda como parte integrante da “Operação Verão”, foram realizadas palestras educativas em escolas da região com o intuito de transmitir às gerações futuras a forma segura e legal para realizar uma boa navegação.
 
Período de carnaval
Durante o período de carnaval, por conta do aumento de banhistas e de praticantes de esportes aquáticos, é imprescindível que a fiscalização seja intensificada. Assim, a verificação de dotação de material de salvatagem, a coibição de condução de embarcação por pessoa alcoolizada e a garantia da segurança dos espaços destinados aos banhistas foram itens criteriosamente observados pelas equipes que atuaram durante o feriado.
 
Resultados
Como resultado desse trabalho, as equipes de Inspeção Naval, da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, inspecionaram 1397 embarcações dos mais variados tipos. Dessas inspeções, foram geradas 313 notificações, dentre as quais 41 apreensões. As infrações mais cometidas foram: a ausência de porte ou com validade vencida das Carteiras de Inscrição e Registro (CIR) e de Habilitação de Armador (CHA) e do Termo de Inscrição de Embarcação (TIE); a falta de uso do colete salva-vidas, quando em singradura; e a Dotação de Salvatagem incompleta.
 
Em todos os casos, além das medidas administrativas cabíveis, os tripulantes das embarcações inspecionadas foram orientados e conscientizados sobre a importância da legalização documental e da implantação de medidas preventivas para uma navegação segura.
 
Com o objetivo de educar as gerações futuras, militares da Delegacia Fluvial cumpriram um programa de palestras educativas nas Escolas Estaduais Marina Amarante Ribeiro, Consuelo Fernandes de Magalhães Castro, Orlando Drumond Murgel Engenheiro e na Escola SESI de Presidente Epitácio. Os palestrantes transmitiram conhecimentos básicos de Segurança do Tráfego Aquaviário e Prevenção da Poluição Hídrica. Como resultado desse trabalho, mais de 400 crianças receberam ensinamentos de segurança da navegação com ênfase na obrigatoriedade de uso de colete salva-vidas.
 
A Marinha do Brasil, representada no Oeste paulista pela Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, cumpre seu papel de contribuir para a orientação, a coordenação e o controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas no que se refere à defesa nacional, à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações em sua área de jurisdição, mantendo rios seguros e limpos.
 
Palestra para os alunos da Escola Estadual Marina Amarante Ribeiro

Capitania Fluvial do Tietê-Paraná realiza revitalização da Praça Almirante Barroso

22/03/2019
 
Militares da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná durante revitalização da Praça Almirante Barroso
 
Por ocasião das comemorações alusivas ao 136° Aniversário da Estância Turística de Barra Bonita, em 19 de março, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, realizou a revitalização da Praça Almirante Barroso, na orla turística da cidade.
 
 
Militares na Praça Almirante Barroso
 

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal realiza cerimônia alusiva aos 211 anos do Corpo de Fuzileiros Navais em Natal-RN

22/03/2019
 
A cerimônia foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal
 
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) realizou, no dia 11 de março, cerimônia alusiva ao 211º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. A solenidade, presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, contou com a participação do Deputado Federal, General de Brigada (R/1) Eliéser Girão Monteiro Filho; do Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência, Herman Cuéllar, e do Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha de Natal, Paulo César Fernandes.
 
Na ocasião, foram realizadas a leitura da Ordem do Dia do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e a imposição da medalha Mérito Anfíbio, que destina-se a agraciar militares da ativa da Marinha, como reconhecimento àqueles que, em exercícios e operações, distinguiram-se pela dedicação a sua profissão e invulgar interesse no aprimoramento da sua condição de combatente anfíbio.
 
A solenidade também teve a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal, da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio Grande do Norte e dos Fuzileiros Navais lotados nas organizações militares sediadas em Natal.
 
Comandante do 3º Distrito Naval realiza imposição da medalha Mérito Anfíbio

Navio Patrulha Oceânico “Araguari” realiza visitas protocolares e exercícios em Angola

22/03/2019
 
Militares brasileiros e angolanos participaram de exercício
de Grupo de Visita e Inspeção e Grupo de Presa
 
O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” atracou, no dia 8 de março, no Porto de Luanda, em Angola, último terminal portuário visitado por ocasião da Operação Obangame Express 2019.
 
No dia 9 de março, o Comandante do NPaOc “Araguari”, acompanhado do Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil em Angola e São Tomé e Príncipe, realizou visitas protocolares ao Chefe Adjunto para Educação Patriótica da Esquadra Naval Operacional, Contra-Almirante Manoel António Menezes Pataca; ao Chefe do Estado-Maior da Esquadra Naval Operacional, Contra-Almirante António Martins Jorge; e ao Comandante do Porto de Luanda, João Baptista.
 
Nos dias 11 e 12 de março, foi realizado exercício de abordagem com militares angolanos, que participaram de treinamentos práticos e teóricos de Grupo de Visita e Inspeção e Grupo de Presa, a bordo do “Araguari”.
 
Já no dia 14 de março, o navio foi visitado pelo Embaixador do Brasil em Angola, Paulino Franco de Carvalho Neto, acompanhado pelo Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil em Angola e São Tomé e Príncipe.
 
Após desatracar do Porto de Luanda, o NPaOc “Araguari” realizará novos exercícios no mar durante a “Operação Obangame Express 2019.
 
Navio Patrulha Oceânico “Araguari” atracado ao Porto de Luanda

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro promove evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

22/03/2019
 
Evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
 
O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), por meio do Núcleo de Assistência Social (NAS), em parceria com o Departamento de Saúde, comemorou o Dia Internacional da Mulher, em 19 de março.
 
Após a abertura do evento pelo Diretor do Arsenal, foi realizada a palestra “Universo feminino, empoderamento e bem-estar”, proferida pela Psicóloga e Pesquisadora em Sexualidade Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Luciana Marques. A palestrante abordou os seguintes temas: diversidade feminina; cuidados com o corpo; feminismo x femismo; empoderamento feminino; autoconhecimento; o papel da mulher na sociedade, na família e no trabalho; equidade de gênero; autoestima; padrão de beleza e comportamento (efeitos da mídia); e bem-estar emocional.
 
O Ginecologista e Obstetra do Departamento de Saúde do AMRJ, Capitão de Mar e Guerra (Md) Benedito de Souza Firmino, realizou a palestra intitulada “A mulher do século XXI – Estilo de vida”. Ele discorreu sobre aspectos como mudanças da imagem da mulher; conquista do mercado de trabalho e da independência financeira; divisão de tarefas; capacidade de opinar, decidir e influenciar a sociedade; e feminilidade.
 
Foram divulgadas também as vencedoras do concurso de poesias, crônicas ou textos sobre o tema do encontro: Servidora Civil Mariangela Lia Terra, Colaboradora EMGEPRON Sandra Rosa da Costa Rego e Servidora Civil Viviane Morgado. A Cabo Mariane Rosane Batista, que prestigiou o evento, aprovou e parabenizou a iniciativa. Ela comentou sobre sentir-se representada ao ter uma palestrante mulher tratando de temas relevantes para o universo feminino.

Marinha do Brasil lança segundo Míssil Antinavio Nacional de Superfície

21/03/2019
 
Lançamento visto pela aeronave Super Cougar
 
A Marinha do Brasil (MB) lançou, no dia 20 de março, o segundo protótipo do Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP).
 
O lançamento foi realizado a bordo da Fragata “Independência“ e confirmou o correto funcionamento de vários subsistemas e de alguns aperfeiçoamentos realizados após o primeiro teste, ocorrido em novembro de 2018, a bordo da Corveta “Barroso”.  Durante o lançamento foram feitas verificações adicionais no sistema de navegação, controle e guiamento do MANSUP, cumprindo com êxito a trajetória esperada, conforme verificado por meio dos dados da telemetria, também nacional, instalada no míssil e em unidades participantes da operação. Os dados serão empregados adicionalmente como subsídios para o aperfeiçoamento do protótipo.
 
O evento aconteceu na área compreendida entre Rio de Janeiro e Cabo Frio, e foram empregados três navios da Esquadra, o Porta-Helicópteros Multipropósito "Atlântico”, o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, e a Fragata "Independência", de onde o míssil foi lançado. A operação contou ainda com o apoio do Navio Patrulha Oceânico “Amazonas”, do Comando do 1º Distrito Naval, que efetuou o lançamento do alvo, e das aeronaves Esquilo (UH-12), Super Cougar (UH-15) e Seahawk (SH-16), do Comando da Força Aeronaval.
 
MANSUP sendo lançado pela Fragata “Independência"
 
O MANSUP será um míssil do tipo “fire and forget” para emprego contra alvos na superfície do mar (navios ou similares), sendo utilizado nas instalações de tiro dos navios da Esquadra. O míssil está sendo desenvolvido pela Marinha em parceria com as empresas Avibrás, Siatt, Omnisys e Fundaçao Ezute.
 
Todo projeto contribui para a criação de empregos diretos e indiretos no setor da indústria de defesa, fomenta o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional, garante a manutenção do Poder Naval e a soberania nacional, e ainda inclui o Brasil no seleto grupo de países produtores de mísseis.
 
Momento do lançamento do míssil a bordo da Fragata “Independência”

Marinha do Brasil realiza “Initial Planning Conference” em proveito da Operação Unitas Lant LX – 2019

21/03/2019
 
 “Initial Planning Conference” realizada no
Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão
 
Diante da designação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra para assumir o planejamento da Unitas LANT LX/ AMPHIBIOUS – 2019, a ser realizada nas águas jurisdicionais brasileiras, no período de 18 a 31 de agosto, iniciaram-se, em fevereiro deste ano, as conferências de planejamento, em coordenação com o Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra.
 
A “Concept Development Conference” (CDC), realizada em 21 e 22 de fevereiro na Escola de Guerra Naval e a “Initial Planning Conference” (IPC), realizada de 18 a 22 de março, no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, tiveram como propósito elaborar o conceito da operação e estabelecer os objetivos de treinamento das fases de Adestramento e de Cenário.
 
 “Concept Development Conference” realizada na Escola de Guerra Naval
 
A operação contará com a presença de unidades navais, aeronavais e aéreas brasileiras, e da Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América, além de delegações da Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha realiza reunião no Comando de Operações Navais

21/03/2019
 
Membros da Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha e representantes dos Órgãos de Direção Setorial da Marinha do Brasil
 
No dia 15 de março, no auditório do Comando de Operações Navais (ComOpNav), foi realizada a reunião da Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha (CICEMAR). O evento ocorre semestralmente e foi presidido pelo Subchefe de Logística e Plano Diretor do ComOpNav, Presidente da Comissão, Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho.
 
Representantes dos Órgãos de Direção Setorial da Marinha do Brasil (MB) estiveram presentes na reunião, na qual foram detalhadas as ações implementadas, os projetos concluídos e em andamento, as perspectivas para os anos de 2019 e 2020 e as tendências de consumo em toda a MB.
 
Entre os aspectos positivos levantados, ressalta-se a economia de cerca de 10 milhões de reais no gasto anual da Força desde a implantação do Projeto CON Energia, realizada em 2017, apesar do  aumento nas tarifas de energia elétrica em todo o País nos últimos anos. Outro fator importante são os resultados positivos obtidos em Chamadas Públicas de concessionárias de energia, nas quais os ganhos para a Força totalizam aproximadamente 14 milhões de reais.
 
Dois anos de CON Energia
A data da reunião marcou também os dois anos do Projeto CON Energia. Ao longo desse período, a iniciativa ganhou força na busca dos objetivos de redução de custos da MB com energia elétrica, criação de alternativas direcionadas para o aprimoramento e execução de ações que insiram a Força em um ambiente de gestão inteligente e contemporânea de energia.
 
 
O ano de 2018 foi especial para o Projeto, que deu um importante passo com a assinatura de um Memorando de Entendimentos entre a MB e a instituição governamental alemã Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O documento teve como objetivo regular a conjugação de esforços na implementação de ações de eficiência energética e de energias renováveis em unidades da Marinha, com destaque inicial para a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, onde se pretende instalar projetos de eficiência energética e de uma usina de energia fotovoltaica.
 
O CON Energia ganhou também o Prêmio “100 mais influentes da Energia 2018”, da Revista "Full Energy", na categoria Eficiência Energética. A solenidade homenageou executivos, empresários e personalidades que se destacaram em diferentes áreas do setor energético brasileiro ao longo do ano.

Navios Patrulha “Macau” e “Grajaú” realizam viagem de familiarização com Guardas-Marinha

21/03/2019
 
Guardas-Marinha acompanham exercício de Light Line
 
Os Navios Patrulha “Macau” e “Grajaú” realizaram, no dia 11 de março, uma viagem de familiarização com 34 Guardas-Marinha (RM2), alunos do Estágio de Adaptação e Serviço para o Serviço Militar Obrigatório.
                   
A comissão “Coroex-GM” teve como objetivo contribuir para a formação militar-naval dos futuros oficiais da Marinha do Brasil, promovendo a familiarização dos militares com as atividades desenvolvidas a bordo.
 
Na ocasião, os alunos conheceram instalações e equipamentos dos Navios Patrulha, bem como acompanharam exercícios como Controle de Avarias, Homem ao Mar e Light Line - com aproximação entre navios e passagem de cabos.
 
Guardas-Marinha a bordo do Navio Patrulha “Macau”

Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais realizam Instrução de Salto de Emergência

21/03/2019
 
Instrução de Salto de Emergência para o CAAVO na Academia da Força Aérea
 
No período de 11 a 16 de março, dez Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), Turma 1/2019, realizaram na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP, a Instrução de Salto de Emergência com paraquedas.
 
O salto, além de ser pré-requisito para a realização do Estágio Primário de Aviação, no qual os Oficiais Alunos realizarão voo na aeronave T-25 Universal, no 2º Esquadrão de Instrução Aérea, permitiu a interoperabilidade entre militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.
 
A instrução e o salto foram coordenados pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento. Após uma semana de intenso treinamento, os alunos realizaram o salto de paraquedas enganchado, a partir da aeronave C-105 Amazonas.

Hospital Naval de Ladário inaugura leitos humanizados

21/03/2019
 
Contra-Almirante Arentz e Capitão de Mar e Guerra (Md) Prata
na inauguração do novo leito
 
Foi inaugurado, dia 14 de março, o primeiro quarto com leito humanizado no Hospital Naval de Ladário (HNLa). A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz.
 
O quarto foi projetado para proporcionar maior sensação de conforto e bem-estar aos pacientes e seus familiares, durante o período de internação hospitalar.
 
O Diretor do HNLa, Capitão de Mar e Guerra (Md) Paulo Antonio da Silva Prata, destacou que o novo leito traz aos pacientes um ambiente aconchegante e aprazível, ajudando na recuperação de sua saúde.
 
O projeto de readequação faz parte da Política de Humanização do Sistema de Saúde da Marinha e a reforma foi realizada com o apoio de recursos do Comando do 6º Distrito Naval.

Cerimônia Alusiva ao 211º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais é realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande

21/03/2019
 
Desfile em homenagem ao 211º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais
 
No dia 8 de março, foi realizada a Cerimônia Alusiva ao 211º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, nas instalações do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira.
 
Estiveram presentes na cerimônia os Veteranos do Corpo Fuzileiros Navais, Titulares de Organizações Militares da área do Comando do 5º Distrito Naval, o Veterano e Vereador Flávio Veleda Maciel da Câmara Municipal do Rio Grande, representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria da Graça Reyes e demais convidados.
 
Na ocasião, houve a entrega da Medalha Mérito Anfíbio aos militares agraciados e desfile em continência ao Comandante do 5º Distrito Naval, seguido de um almoço com o tradicional corte de bolo alusivo a data comemorativa.

Projeto de apoio à qualidade de vida da mulher militar é lançado na Diretoria de Hidrografia e Navegação

21/03/2019
 
Roda de conversa Café com Elas, primeira ação do Projeto Diálogos na DHN
 
No dia 14 de março, o Núcleo de Assistência Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação (NAS-DHN) deu início, no âmbito do Complexo Naval da Ponta da Armação (CNPA), ao Projeto Diálogos. O programa visa contribuir para o aumento da qualidade de vida das militares no trabalho, diante de um contexto de participação cada vez maior de mulheres nas fileiras da Marinha do Brasil.
 
A primeira ação desenvolvida foi a roda de conversa Café com Elas: Diálogos entre Mulheres Militares. A partir do tema "Ser mãe e militar: vida pessoal x profissional", as participantes do projeto dividiram suas dificuldades e conquistas e se aprofundaram no debate sobre as relações de gênero no mercado de trabalho e a maternidade.
 
Segundo a Capitão-Tenente Alice Marinho Ettiene, as mulheres militares enfrentam o desafio de conciliar dois projetos de vida importantes: ser mãe – e necessitar de tempo para cuidar da família – e ser militar, carreira profissional que tem como requisito a disponibilidade. Para a Primeiro-Tenente Flávia Piovani, a roda de conversa foi uma oportunidade para as mães do CNPA interagirem e exporem os desafios enfrentados no dia a dia, escutando umas às outras, refletindo e propondo ações para a melhoria da qualidade de vida das mães embarcadas no Complexo.
 
O Projeto Diálogos prevê, ainda, atividades que visam conscientizar o público masculino sobre temáticas sociais relativas ao universo feminino, tornando-os multiplicadores das questões sobre igualdade de gênero e de direitos, além de outras ações de apoio ao bem-estar das mulheres militares no trabalho, sobretudo, em decorrência das múltiplas tarefas executadas por elas cotidianamente.

Voluntárias Cisne Branco-Subseccional Florianópolis promovem evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

21/03/2019
 
Paulo Zulu recebe placa de agradecimento
 
Em 12 de março, as Voluntárias Cisne Branco-Subseccional Florianópolis, com apoio do Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Lopes Vianna, promoveram um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, no Centro Cultural da Marinha, com a participação do ator e modelo Paulo Zulu.
 
Foi realizado um Talk Show com temas diversos, entre eles: como envelhecer de forma saudável, a figura do pai na educação dos filhos, curiosidades sobre sua vida pessoal e carreira profissional.
 
O evento contou com a participação de 80 mulheres da Família Naval e servidoras civis. A Coordenadora da Subseccional Florianópolis, Janaina Micheletto, entregou, em nome de todas as voluntárias, uma Placa em agradecimento ao palestrante.

Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves recebe visita do Comandante da Tropa de Reforço

21/03/2019
 
Desfile em continência ao Contra-Almirante (FN) Rodrigues
 
No dia 18 de março, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) recebeu a visita do Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante (FN) Rodrigues, que presidiu a Parada Escolar dos alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, Turma I/ 2019.
 
O Contra-Almirante (FN) Rodrigues inspecionou uma das três companhias e exaltou a boa apresentação pessoal, bem como o apuro nos uniformes de todos os alunos inspecionados.
 
O Comandante da Tropa de Reforço dirigiu-se à tropa incentivando a seguirem firmes no propósito de se tornarem os futuros Combatentes Anfíbios da Marinha do Brasil. Ele destacou ainda a importância da preservação do legado deixado pelos antecessores do Corpo de Fuzileiros Navais, bem como de cultuarem diariamente os valores essenciais desta bissecular Instituição de Honra, Competência, Determinação e Profissionalismo. Encerrou o seu discurso bradando o tradicional lema, ADSUMUS, que foi repetido com vibração por todos os presentes.
 
A cerimônia foi encerrada após o desfile do Corpo de Alunos em continência ao Contra-Almirante (FN) Rodrigues cantando, com muito entusiasmo, a canção militar “Soldados da Liberdade”.

Comissão de Promoções de Praças tem novo presidente

21/03/2019
 
Contra-Almirante Ralph Dias (ao centro) preside a CPP, ao lado do Vice-Diretor da DPMM, Capitão de Mar e Guerra Moraes, e da Secretária Executiva Capitão de Mar e Guerra Márcia Porto
 
A Alta Administração Naval valoriza a Comissão de Promoções de Praças (CPP) como ferramenta do gerenciamento das Praças da Marinha do Brasil. A partir de 2019, o Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) passa a exercer, de modo funcional, as atribuições de Presidente da CPP, desempenhadas anteriormente pelo Vice-Diretor do Pessoal Militar da Marinha. Essa mudança fortalecerá a estrutura daquela Comissão, à semelhança da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO).
 
A CPP é uma comissão especial, de caráter permanente, que dispõe de uma Secretaria Executiva pertencente à estrutura organizacional da Diretoria do Pessoal Militar da Marinha (DPMM). A secretaria assessora o Diretor do Pessoal Militar da Marinha no processamento das promoções, aplicação de quota compulsória e nos processos seletivos referentes à carreira das Praças sob sua gerência.
 
A comissão, atualmente, também integra os processos avaliativos da CPP a análise de Praças voluntárias ao Magistério Militar Naval e foi incluída, recentemente, a avaliação de candidatos ao Curso de Assessoria em Estado-Maior para Suboficiais.
 
Além da designação de um Almirante como Presidente, a estrutura da CPP também teve ampliada a representatividade dos Órgãos de Direção Setorial entre os Membros Efetivos e Suplentes, e o cargo de Secretário Executivo, antes de Capitão-Tenente, passou a ser atribuído a um Capitão de Mar e Guerra. As alterações constam do novo Regulamento da CPP, instituído por meio de Portaria do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, com base no atual Regulamento da CPO.
 
Colegiado na primeira reunião plenária de 2019
 

Comando do 9º Distrito Naval realiza Cerimônia de Passagem de Comando

21/03/2019
 
 (da esq. p/dir.) Contra-Almirante Colmenero; Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Küster, e Vice-Almirante Matias, durante cerimônia
 
 
No dia 14 de março, na sede do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), foi realizada a Cerimônia de Passagem de Comando presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster. O Vice-Almirante Carlos Alberto Matias transmitiu o cargo ao Contra-Almirante Paulo César Colmenero Lopes.
 
A cerimônia contou com a presença do Governador do estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército César Augusto Nardi de Souza; do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Algacir Antonio Polsin; do Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio; do Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Marcus Vinícius Fontoura de Melo; do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Desembargador João de Jesus Abdala Simões; além de diversas autoridades civis e militares e membros da Sociedade Amigos da Marinha.
 
Durante a assunção, o Contra-Almirante Colmenero destacou o papel do Com9ºDN na defesa e preservação de toda Amazônia Ocidental. “São mais de 22 mil quilômetros de vias navegáveis. As hidrovias assumem um papel preponderante no transporte de pessoas e cargas. Aqui os rios é que comandam a vida”.
 
Foto aérea da passagem de comando do 9º Distrito Naval

Capitania Fluvial de Santarém conclui “Operação Ágata” 2019

20/03/2019
 
Equipe de Inspeção Naval em ação de presença no Rio Amazonas
 
A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) realizou, no período de 11 a 14 de março, a “Operação Ágata” 2019, nos municípios de Óbidos-PA e Santarém-PA, com propósito de contribuir para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e de crimes ambientais. Para a ação, foram empregados pessoal e meios da CFS e contou com apoio de agentes da Receita Federal e da Polícia Federal.
 
Durante a Operação, foram desenvolvidas ações de fiscalização e prestados diversos serviços para a comunidade local, como inscrição de embarcação e regularização da habilitação de aquaviários e amadores. Foram conduzidas 106 abordagens a embarcações, sendo 12 notificadas e duas apreendidas.
 
Na ocasião, a CFS também distribuiu, gratuitamente, 50 coletes salva-vidas aos ribeirinhos mais carentes e foram proferidas 16 palestras sobre utilização de coletes salva-vidas, tendo como público-alvo alunos de escolas públicas das regiões, atingindo cerca de 300 pessoas. As palestras tiveram como objetivo estimular uma mentalidade de segurança aos futuros navegantes.
 
Segundo o agente da Receita Federa Luiz Walter Ribeiro de Sousa, as operações conjuntas são importantes para marcar a presença do Estado em locais de difícil provimento de pessoal, especialmente na região amazônica de dimensões continentais. “Cada instituição atua na sua área de competência, combatendo o tráfico de drogas, o contrabando, o descaminho, os crimes ambientais e fazendo cumprir as normas da navegação”, enfatizou o agente.
     
Militares da Marinha do Brasil e agentes da Receita Federal realizam apreensão de mercadorias irregulares

2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres é iniciado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo

20/03/2019
 
Contra-Almirante Dalva ministra palestra
 
O 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres (II EOpPazFem) teve início no dia 13 de março no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). O estágio tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre operações de paz entre o público feminino militar da Marinha do Brasil (MB), bem como incentivar e prover a preparação básica para a participação feminina em tais missões.
 
O estágio, que segue até o dia 22 de março, tem como alunas 21 oficiais da MB dos Corpos de Intendentes, Engenheiros, Saúde e Técnico; duas oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; e oito estudantes da área de relações internacionais de instituições acadêmicas (FGV, UFF, UFRJ e PUC-Rio).
 
Estão sendo ministradas instruções sobre o material básico da Organização das Nações Unidas para treinamento pré-desdobramento (do inglês United Nations Core Pre Deployment Training Material - UN CPTM), palestra sobre experiências vividas por oficiais das Forças Armadas em Operações de Manutenção da Paz (OMP), sobre Direito Internacional Humanitário e será conduzida atividade prática simulando situações vividas em regiões de OMP.
 
A Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes; o Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa, Contra-Almirante (FN) Carlos Chagas; e a Dra. Najla Nassif Palma, Promotora de Justiça Militar, palestraram durante o estágio.
 
 
Comandante-Geral do CFN prestigia o evento
 

Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro apresenta saldo da “Operação Verão” no sul da Bahia

20/03/2019
 
Fiscalização é intensificada no extremo sul da Bahia
 
A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) encerrou, em 11 de março, a “Operação Verão” nos municípios do extremo sul da Bahia. A Operação, coordenada pela Marinha do Brasil, teve seu início em 22 de dezembro de 2018, em todo território nacional, a fim de englobar o período de férias e de feriados prolongados, quando o fluxo de embarcações é intensificado.
 
Entre os principais objetivos, a Operação visou à fiscalização da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção de poluição hídrica proveniente de embarcações, na faixa costeira entre os municípios baianos de Belmonte e Mucuri, bem como nas vias fluviais dos municípios interiores. Foram realizadas verificações documentais nas embarcações, nas habilitações dos condutores, no material de salvatagem (segurança), assim como a realização de testes com o etilômetro em condutores, para verificação de embriaguez.
 
As ações concentraram-se principalmente nas embarcações de esporte e recreio, incluindo moto aquática, e de transporte de passageiros. Durante as fiscalizações, foram cerca de 1.250 embarcações inspecionadas, 191 notificadas por irregularidades diversas, principalmente por falta de regularidade documental ou de algum item de segurança, e 15 apreendidas por apresentarem algum tipo de risco para vida humana. Também foram instaurados dois inquéritos para apurar fatos e acidentes da navegação.
 
As ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário foram reforçadas com a colaboração e a parceria de entidades náuticas, que participaram das palestras sobre segurança da navegação em diversas comunidades. A Marinha continuará com suas ações ao longo do ano e incentiva que a população colabore com a Delegacia, por meio da divulgação na imprensa dos números de telefone e Whatsapp para denúncia.
Militares da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro fiscalizam embarcações e condutores

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e CIAB celebram 211º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais

20/03/2019
 
Militares formados para solenidade
 
No dia 13 de março, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) e o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB) realizaram, na sede do GptFNB, a cerimônia alusiva ao 211º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).
 
O evento foi presidido pelo Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein, e contou com a presença de autoridades civis e militares, Adidos Militares sediados no Brasil, Juízes-Auditores, veteranos do CFN e crianças do Projeto Forças no Esporte, além de familiares e amigos dos agraciados. Na ocasião, também acompanharam a cerimônia o Contra-Almirante (FN) Carlos Chagas, o Contra-Almirante (Md) Edmilson e o Contra-Almirante Pereira.
 
Inicialmente, foi realizado o canto do Hino Nacional, executado pela Banda de Música do GptFNB, seguido pelas leituras da Ordem do Dia do Comandante-Geral do CFN e da mensagem do Ministro da Defesa, ambas alusivas à comemoração. Em seguida, o Comandante do 7º Distrito Naval realizou a imposição da Medalha Mérito Anfíbio, juntamente com o Contra-Almirante (FN) Carlos Chagas e o Contra-Almirante (Md) Edmilson.
 
Ao final da cerimônia, foi realizado o canto da Canção “Na Vanguarda” e o desfile militar composto pelas tripulações do GptFNB, do CIAB e um destacamento da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais da área de Brasília.
 
Tradicional corte do bolo alusivo à data

Com apoio da Marinha do Brasil, Projeto “Aprendendo Nadar” realiza cerimônia de abertura da 1ª turma de 2019

20/03/2019
 
Projeto “Aprendendo a Nadar” atende a pessoas que sofrem de aguafobia
 
O Projeto “Aprendendo Nadar” realizou, no dia 12 de março, a cerimônia de abertura das atividades de 2019 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
 
Com a parceria da Marinha do Brasil, o projeto tem o objetivo de ensinar e estimular a prática da natação a pessoas que sofram de aquafobia, que consiste no medo excessivo ou irracional de água, ou que apresentem dificuldade elevada de nadar ou interagir em ambientes aquáticos.
 
As aulas da 9ª turma, iniciadas em março, são ministradas por militares da Marinha do Brasil, com apoio de estagiários de cursos de Educação Física e Psicologia.
 
A turma é composta por 50 pessoas, das quais 15 são da Família Naval de Natal, como Adriana Borges, de 45 anos, dependente de militar. “Estou no projeto porque tenho medo de água, de mergulhar, de ficar no fundo e quero vencer esse medo. Espero conseguir e sei que vou conseguir”, destacou.
 
Projeto “Aprendendo Nadar” é realizado em parceria com a Marinha do Brasil em Natal-RN
 

Baile Infantil de Carnaval reúne Família Naval

20/03/2019
 
Família Naval participa de evento de Carnaval na Área Recreativa, Esportiva e Social em São Gonçalo
 
Abrindo o calendário de eventos 2019, a Área Recreativa, Esportiva e Social da Casa do Marinheiro (Ares-CMN) realizou, no dia 16 de março, o evento Baile Infantil de Carnaval no Espaço Marcílio Dias.
 
O evento contou com oficina de artes, brinquedos infláveis, espaço para crianças, dois espetáculos musicais, com passistas mirins e adultos, além de sambas enredo do carnaval e sambas de raiz.  Aproximadamente 1.500 pessoas, entre crianças e adultos, participaram das atividades. 
 
Além do evento realizado pela ARES-CMN, a Área Recreativa, Esportiva e Social em São Gonçalo realizou, no dia 23 de fevereiro, o evento Grito de Carnaval, com participação de cerca de 700 pessoas, banda ao vivo, desfile de fantasias e brinquedos para o público infantil.
 
Grupo musical toca samba durante o evento
 

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília recebe visita de alunos do Lycée Français François Mitterrand de Brasília

20/03/2019
 
Alunos em visita ao Grupamento
 
No dia 28 de fevereiro, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) recebeu a visita dos alunos do 7º ano do Lycée Français François Mitterrand de Brasília-DF, acompanhados do Adido Naval junto à Embaixada da França no Brasil, Capitão de Fragata Pierre-Louis Hays, e do Auxiliar dos Adidos da Defesa junto à Embaixada da França no Brasil, Subtenente David Oliveira Duarte.
 
A visita teve como objetivo realizar um estágio em algum estabelecimento escolhido pelos alunos, a fim de cumprir com as atividades da grade curricular do seu curso.
 
Na ocasião, os estudantes foram recebidos com uma palestra proferida pelo Oficial de Operações, conheceram equipamentos operativos empregados pelos Fuzileiros Navais, assistiram a apresentação dos cães militares e da atividade de rappel, seguida da apresentação do Conjunto FuziJazz em parceria com os jovens do coral do Programa Forças no Esporte e, ao final, almoçaram no GptFNB.

Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais recebe Aspirantes do 2º Ano da Escola Naval

20/03/2019
 
Mostruário da Companhia Nuclear Biológica Química e Radiológica
 
No dia 14 de março, o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) recebeu a visita de 34 Aspirantes do 2º Ano da Escola Naval. Durante a visita, eles conheceram parte das atividades operativas desempenhadas pelos Oficiais Comandantes de Pelotão e conheceram a rotina do Segundo-Tenente recém-embarcado.
 
Os Aspirantes também tiveram contato com os equipamentos e conheceram os procedimentos utilizados pelo Batalhão, nas atividades de Desminagem, Desativação de Artefatos Explosivos, Equipamentos Pesados de Engenharia e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.
 
Instrução com detector de metais e bastão de Sondagem com a Companhia de Pioneiros

Hospital Naval de Natal realiza ação de humanização em alusão ao Dia Internacional da Mulher

20/03/2019
 
Orquestra “Ondas Musicais” se apresentou no Hospital Naval de Natal
 
O Serviço de Psicologia do Hospital Naval de Natal (HNNa), em parceria com as Voluntárias Cisne Branco–seccional Natal (VCB-Natal), realizou, no dia 12 de março, ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
 
Na ocasião, foram realizadas atividades musicais e reflexivas envolvendo os pacientes do Sistema de Saúde da Marinha, visando à humanização do ambiente hospitalar, além da promoção de lazer e qualidade de vida.
 
A ação teve a participação especial da Orquestra “Ondas Musicais”, formada por filhos de militares e servidores civis da Marinha do Brasil, que realizou uma apresentação no HNNa.
 
Ações foram promovidas pelo Hospital Naval de Natal em parceria com as VCB-Natal
 
 

Voluntárias Cisne Branco–subseccional Fortaleza comemoram Dia Internacional da Mulher

20/03/2019
 
Palestra de psicóloga marcou comemoração do Dia Internacional
da Mulher das VCB- Fortaleza
 
As Voluntárias Cisne Branco-subseccional Fortaleza (VCB-Fortaleza), com apoio da Capitania dos Portos do Ceará e da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, comemoraram o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março.
 
Na ocasião, foi realizada a palestra “Os desafios da vida moderna para mulheres”, ministrada pela psicóloga Germana Queiroz Siqueira Pinheiro, que destacou a importância da administração do tempo para conciliar os afazeres diários com o cuidado pessoal.
 
A psicóloga Germana falou sobre o papel da mulher. “A mulher se dedica muito à família e ao trabalho e acaba esquecendo-se de si. É de fundamental importância que aprendamos a delegar, principalmente, no nosso lar”.
 
O encerramento foi marcado por uma confraternização, que teve a participação de 30 mulheres da Família Naval do Ceará.

Navio Patrulha Oceânico “Araguari” entrega doações de campanha solidária em São Tomé e Príncipe

19/03/2019
 
Transporte de doações da Arquidiocese de Natal-RN para embarcação santomense
 
O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” realizou, no dia 3 de março, em São Tomé e Príncipe, a entrega dos itens de vestuário, material de higiene e fraldas descartáveis arrecadados em campanha da Arquidiocese de Natal-RN.
 
O transporte das doações foi realizado por ocasião da participação do NPaOc “Araguari” no Exercício Multinacional “Obangame Express 2019”, operação conjunta internacional, com a participação de 29 países, que tem o objetivo de capacitar militares dos países africanos, bem como aumentar a interoperabilidade entre as Marinhas e agências envolvidas.
 
As doações foram entregues à comunidade religiosa de São Tomé e Príncipe, em cerimônia realizada no dia 5 de março, no Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe.
 
Navio Patrulha Oceânico “Araguari” desembarca itens de vestuário, material de higiene
 e fraldas descartáveis para doação

Presidente do Tribunal Marítimo realiza palestra para membros da Associação Brasileira de Direito Marítimo

19/03/2019
 
Vice-Almirante Lima Filho durante palestra sobre "Fator Humano nos Acidentes da Navegação"
 
No dia 13 de março, o Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo (TM), Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, participou, no Rio de Janeiro-RJ, como palestrante em evento realizado após a Assembleia Geral da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM), quando houve a eleição e posse do novo conselho de administração e conselho fiscal para o biênio 2019/2021. Esteve presente o Diretor da Procuradoria Especial da Marinha (PEM), Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira.
 
O tema abordado pelo Almirante Lima Filho durante a palestra foi o "Fator Humano nos Acidentes da Navegação". Ele traçou um diagnóstico das ocorrências de forma geral e, em seguida, debateu as principais causas, com destaque para o "human factor", além de enfatizar a conscientização de quem trabalha na área marítima e fluvial para evitar as tragédias que podem resultar em perda de vidas humanas.
 
O Presidente do TM reforçou também a responsabilidade de todos na "corrente da segurança da navegação", quando lembrou que ela é "tão forte quanto o seu elo mais fraco", evocando novamente a premissa de que cada um deve cumprir sua parte em prol da segurança da navegação.
 
Vice-Almirante Savio, Vice-Almirante Lima Filho e Membros da Associação Brasileira de Direito Marítimo

Marinha do Brasil participa da Corrida para a Paz em Salvador-BA

19/03/2019
 
Cerimônia de abertura da 14ª Corrida para a Paz
 
No dia 10 de março, em Salvador-BA, aconteceu a 14ª edição da Corrida para a Paz (CISM Day Run for Peace), que fez parte das comemorações do 71º Aniversário do Conselho Internacional do Desporto Militar (Conseil international du sport militaire – CISM), organismo internacional criado em 1948, do qual o Brasil é membro desde 1954.
 
O evento é anual e tem como objetivo integrar a população e as Forças Armadas por meio do esporte, promovendo a mensagem pela paz mundial. Criada em 2006, a Corrida para a Paz já é tradicional no calendário da CISM. Em 2019, houve adesão de 83 países membros no CISM Day Run for Peace, segundo o site do Conselho.
 
Na capital baiana, a coordenação ficou a cargo do Exército Brasileiro, por intermédio do Comando da 6ª Região Militar. Cerca de 700 militares da Marinha do Brasil, Exército, Força Aérea e Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia participaram da corrida, que teve percurso total de três quilômetros pela orla do bairro de Amaralina. A Marinha foi representada por 39 participantes, entre militares do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, Hospital Naval de Salvador e Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador.
 
Militares do Comando do 2º Distrito Naval participam da CISM Day Run for Peace

Alunos do Curso de Idiomas da Diretoria de Ensino da Marinha visitam Ilha Fiscal

19/03/2019
 
Militares do curso de idiomas e a professora de Língua Inglesa Érica
 
No dia 12 de março, 11 alunos dos cursos de inglês e francês, que pertencem à primeira turma do recém-criado curso de idiomas da Diretoria de Ensino da Marinha (DensM), fizeram uma visita cultural à Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro-RJ, com o objetivo de incentivar o contato dos alunos com a língua estrangeira.
 
Na ocasião, os alunos praticaram o idioma e fizeram questionamentos ao longo de toda a visitação, explorando o conhecimento da guia anfitriã.
 
Guia de turismo realiza a contextualização histórica da Ilha Fiscal

Capitania dos Portos de Pernambuco resgata homem e inspeciona embarcações durante desfile carnavalesco

19/03/2019
 
Capitania dos Portos de Pernambuco intensificou inspeções navais durante
o desfile do “Galo da Madrugada”
 
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), realizou, no dia 2 de março, o resgate de um homem que caiu no Rio Capibaribe, no Centro do Recife-PE, durante o desfile do bloco carnavalesco “Galo da Madrugada”.
 
Na ocasião, a CPPE prestava apoio ao evento, com a intensificação das atividades de Inspeção Naval no trecho entre o Porto do Recife e o Rio Capibaribe, onde 70 embarcações se concentraram para acompanhar o desfile.
 
Durante o evento, também foram inspecionadas diversas embarcações, com o objetivo de garantir a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica, no mar e águas interiores.

Agência da Capitania dos Portos em Camocim intensifica fiscalização no período do Carnaval

19/03/2019
 
Militares abordam embarcação de transporte de passageiros
 
A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) intensificou, no período de 2 a 5 de março, a fiscalização no mar e águas interiores, com o objetivo de garantir a segurança do tráfego aquaviário, durante o Carnaval.
 
As ações da AgCamocim tiveram foco na fiscalização das embarcações de transporte de passageiros, em consequência do aumento do número de passeios turísticos no Rio Coreaú e com destino a localidades como a Ilha do Amor, a Praia do Maceió, o Lago das Cangalhas e o Rio Guriú.
 
Durante o período, as equipes de Inspeção Naval realizaram abordagens a diversas embarcações, além de recomendações e orientações visando a garantia da salvaguarda da vida humana no mar e águas interiores, da segurança da navegação e da prevenção da poluição hídrica.
 
Militares da Agência da Capitania dos Portos em Camocim verificam material de salvatagem de embarcações

Hospital Naval de Belém promove atividades alusivas ao Dia da Mulher

19/03/2019
 
Vice-Diretora do Hospital Naval de Belém profere palestra no auditório do CIABA
 
O Serviço de Assistência Social do Hospital Naval de Belém (HNBe) promoveu diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A programação atingiu um público de 200 pessoas, entre usuárias do HNBe, militares e servidoras civis. A iniciativa teve como foco a valorização do papel da mulher no meio militar e na sociedade em geral.
 
No dia 8 de março, ocorreu um café da manhã para as servidores civis e militares que servem no HNBe. Ainda foi proferida, no dia 12 de março, uma palestra com o tema “Mulheres e Liderança na Marinha do Brasil: a presença feminina nas Forças Armadas” pela Vice-Diretora do HNBe, Capitão de Mar e Guerra Ana Beatriz de Alcantara Menezes. O evento aconteceu no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e foram abordados assuntos sobre os desafios, avanços e conquistas da mulher.
 
Militares do Hospital Naval de Belém ganham lembrança em homenagem ao Dia da Mulher

Comando da Força Aeronaval comemora o primeiro aniversário da Soamar-Lagos

19/03/2019
 
Oficiais e soamarinos na Capelania Militar Nossa Senhora da Conceição
 
Nos dias 14 e 15 de março, o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) promoveu uma série de eventos em comemoração ao primeiro aniversário da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Lagos, instituição sem fins lucrativos que abrange os municípios da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
 
No primeiro dia de eventos, foi proferida uma apresentação sobre o Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia–RJ, no auditório do ComForAerNav. Em seguida, os soamarinos visitaram o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira e, também, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, conhecendo, assim, um pouco sobre as atividades desenvolvidas pela Aviação Naval e as aeronaves da Marinha do Brasil.
 
No dia 15 de março, foi realizada uma missa na Capelania Militar Nossa Senhora da Conceição, localizada no Complexo Aeronaval, com a presença do Comandante em Chefe da Esquadra, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva; do ex-Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Denilson Medeiros Nôga; e do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante André Novis Montenegro.
 
Finalizando as comemorações, foi oferecido um almoço no Clube Ares Casa da Praia, situado na Vila Naval dos oficiais, em São Pedro da Aldeia.

Comando do 4º Distrito Naval realiza Cerimônia de Passagem de Comando

19/03/2019
 
Vice-Almirante Newton, Almirante de Esquadra Küster e Vice-Almirante Edervaldo durante salva de tiros
 
O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) realizou, no dia 15 de março, a Cerimônia de Passagem do Comando do Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho para o Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster. Participaram do evento o Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; autoridades civis, membros da Sociedade Amigos da Marinha e das Forças Auxiliares.
 
Após quase dois anos comandando o 4º Distrito Naval, o Vice-Almirante Edervaldo se despediu. “Neste momento em que será arriado meu pavilhão de Comandante, vem à minha mente somente sentimento de extrema felicidade. Vivi intensamente cada minuto de meu comando com a certeza de que fiz o meu melhor com honestidade de propósito para todo o povo brasileiro e meus subordinados”, conclui o Vice-Almirante Edervaldo.
 
Ao assumir o Com4ºDN, o Vice-Almirante Newton assegurou dar continuidade aos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos. “Continuaremos de prontidão não só para contribuir com a missão de defender a Pátria, mas também para buscar, incansavelmente, seguir protegendo e preservando nossas riquezas no Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, importantes estados da federação e que juntos representam quase um quarto do território do Brasil”, ressaltou o Vice-Almirante Newton.

Fragata “União” é o novo Capitânia da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL

18/03/2019
 
Transferência do Pavilhão da ONU da Fragata “Liberal” para a Fragata “União”
 
Em 15 de março, durante a cerimônia de Handover of Flag Ship, a Fragata “União” tornou-se, pela quinta vez, o navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), em substituição à Fragata “Liberal”, que concluiu com êxito sua missão, perfazendo 22 patrulhas em 89 dias na Área Marítima de Operações (AMO), sob a responsabilidade da Força Naval Multinacional.
 
A FTM-UNIFIL foi criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, tendo a peculiaridade de ser a única Força Naval componente de missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), e vem, desde então, executando as tarefas de Operações de Interdição Marítima e de treinamento da Marinha Libanesa.
 
A FTM-UNIFIL possui um Estado-Maior multinacional e seis navios de diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia, além de dois helicópteros orgânicos: um Super Lynx AH-11A, a bordo da Fragata “União” e um Dauphin AS 365, a bordo da Corveta “KRI Sultan Hasanuddin”, da Marinha da Indonésia.
 
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da FTM-UNIFIL, Contra-Almirante Eduardo Augusto Wieland, e contou com as presenças do Embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto; do Subchefe de Inteligência Operacional do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante (FN) Ricardo Henrique Santos do Pilar; do Comando em Chefe da Lebanese Armed Forces Navy (LAF-Navy), Contra-Almirante Hosni Daher; e do Comandante do 1° Esquadrão de Escolta, Capitão de Mar e Guerra José Carlos Cavalcanti Sales; além da presença de diversas personalidades civis e militares locais e de países integrantes da missão.

Cerimônia no CEFAN abre o Ano Desportivo da Marinha na Área Rio 2019

18/03/2019
 
Pira Olímpica acesa, simbolizando o início do ano de competições
 
Em 14 de março, o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) realizou a cerimônia de abertura do Ano Desportivo da Marinha do Brasil na Área Rio, com a participação de cerca de 445 atletas.
 
As competições da Área Rio são anuais e, em 2019, os atletas competirão nas modalidades de Cabo de Guerra, de Orientação, de Cross Country, de Natação e de Atletismo.
 
Participaram competidores da Secretaria-Geral da Marinha, da Diretoria-Geral do Material da Marinha, da Diretoria-Geral de Navegação, do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha, do Comando em Chefe da Esquadra, do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Comando do 1º Distrito Naval.
 
Durante a cerimônia de encerramento, o acendimento da Pira Olímpica foi efetuado pelo ultramaratonista Suboficial Da Guia, simbolizando o início do ano de competições desportivas na Área do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
 
Representações das Organizações Militares da Área Rio

Corrida para a Paz promove amizade por meio do esporte

18/03/2019

 

 
Em Brasília-DF, o tradicional Eixão do Lazer recebeu a 14ª edição da Corrida para Paz. O evento, que proporciona um clima de integração entre militares e civis, acontece simultaneamente em 138 países e, este ano, totalizou seis mil inscritos na capital federal. No Rio de Janeiro-RJ, a largada aconteceu na praia de Copacabana e reuniu mais de três mil pessoas. A corrida também aconteceu em outras localidades do País. O objetivo do evento, que foi coordenado pela Força Aérea Brasileira este ano, não é o de proporcionar a competição, mas sim a amizade por meio do esporte.
 
População brasiliense se prepara para largada da 14ª Corrida para a Paz
 
O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, participou do evento e fechou o percurso de cinco quilômetros em 30 minutos. “Essa corrida é realizada desde 2006 e é um incentivo à prática esportiva, ao treinamento físico, ao esporte, à saúde, e fortalece mais ainda a amizade”, destacou.
 
O segundo colocado da corrida em Brasília foi o Soldado (FN) Sérgio, ele completou o percurso em 16 minutos. “Para mim o esporte sempre foi a base de tudo e foi uma surpresa alcançar essa colocação. Ser militar, ter a prática do Treinamento Físico Militar, com certeza ajuda muito no condicionamento físico para eventos como esse”, declarou.
 
A corrida foi criada para comemorar o aniversário do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e para promover a paz mundial. Também estiveram presentes em Brasília cerca de 250 alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp). As crianças aproveitaram o dia na brinquedoteca com monitores montada no evento.
 
Crianças do Programa Forças no Esporte da Estação Rádio da Marinha em Brasília prestigiam a corrida
 

Comando da Força de Superfície concede prêmios Eficiência e Láureas Força de Superfície

18/03/2019
Autoridades militares e civis que participaram do evento
 
Como parte das comemorações do 23° aniversário de criação dos Comandos das 1ª e 2ª Divisões da Esquadra e da Força de Superfície, foi realizada, no dia 12 de março, a entrega dos prêmios Eficiência e Láureas Força de Superfície.
 
O prêmio Eficiência é concedido aos navios do Comando da Força de Superfície (ComForSup) que mais se destacaram ao longo do ano, dentro de seus respectivos Esquadrões, nos níveis de aprestamento e de comprometimento com a sua prontificação para o combate. Foram agraciados o Navio Doca Multipropósito “Bahia”, pelo 1° Esquadrão de Apoio, a Fragata “União”, pelo 1° Esquadrão de Escolta e a Corveta “Barroso”, pelo 2° Esquadrão de Escolta. Os navios premiados poderão ostentar o símbolo “E” pintado em tinta branca nas asas do passadiço, até a próxima premiação em 2020.
 
A Láurea Força de Superfície é um prêmio outorgado pelo Comandante da Força de Superfície, em reconhecimento ao pessoal militar e civil, brasileiro ou estrangeiro, que tenha prestado relevantes serviços em prol dos navios subordinados, nas mais diversas áreas de atuação. Foram agraciados: o Capitão de Mar e Guerra Marco Antonio de Azambuja Montes, da Escola Naval; o Capitão de Corveta (IM) Renato Bellini, da Diretoria de Gestão Orçamentária da Marinha; o Capitão-Tenente (EN) Vitor de Oliveira Vargas, do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; o Engenheiro de Tecnologia Militar (ETM) Bruno Sampaio Andrade, do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; o ETM Manoel Ricardo Machado França, da Diretoria de Engenharia Naval; o Suboficial Emílio João da Costa, da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha; o Primeiro-Sargento Dionisio dos Santos Miranda, do Centro de Apoio a Sistemas Operativos, o Servidor Civil Roger Reis de Lima e o Servidor Civil Swanee Pacheco Othuki, ambos do Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha.
 
No evento, o Rebocador “Laurindo Pitta”, meio de superfície mais antigo em atividade na Marinha do Brasil, permaneceu atracado no cais da Força de Superfície. A embarcação integrou a Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) na Primeira Guerra Mundial, assumindo apoio logístico às tarefas de patrulhamento realizadas pela Divisão entre Dacar, no Senegal, e o arquipélago de Cabo Verde em 1918. Hoje, mais de cem anos após a sua participação na Primeira Grande Guerra, o “Laurindo Pitta” é classificado como Navio-Museu e realiza passeios marítimos abertos ao público, na Baía da Guanabara.
 
Rebocador Laurindo “Pitta” atracado no cais da Força por ocasião do evento
 
A celebração foi prestigiada por diversas autoridades militares e antigos comandantes, com destaque para a participação do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho e Julio Soares de Moura Neto; do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster; do Comandante em Chefe da Esquadra, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva; do antigo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Wilson Barbosa Guerra; e do Coordenador de Projetos de Desenvolvimento de Submarinos de Propulsão Nuclear, Almirante de Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld.
 
Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, recebe o símbolo do Fogo Sagrado

Navio Patrulha Oceânico “Araguari” realiza exercícios com militares de São Tomé e Príncipe

18/03/2019
 
Militares de São Tomé e Príncipe participaram de exercício a bordo do
Navio Patrulha Oceânico “Araguari”
 
O Navio Patrulha Oceânico (NpaOc) “Araguari” realizou, no dia 4 de março, exercício de abordagem com militares de São Tomé e Príncipe, país africano de língua portuguesa localizado no Golfo da Guiné.
 
Na oportunidade, os militares santomenses participaram de treinamentos práticos e teóricos de Grupo de Visita e Inspeção e Grupo de Presa a bordo do navio, com o objetivo de compartilhar experiências e estreitar os laços entre as Marinhas.
 
No mesmo dia, o Comandante do NPaOc “Araguari”, acompanhado do Encarregado da Missão Naval do Brasil em São Tomé e Príncipe, realizou visitas protocolares ao Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe; ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe; e ao Comandante da Guarda Costeira.
 
Comandante do NPaOc “Araguari” entrega brasão do navio
ao Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe

Capitania dos Portos do Ceará visita escola que homenageou Marinha do Brasil

18/03/2019
Militares visitaram a Escola Anízio Frota, em Quiterianópolis-CE
 
De 8 a 10 de março, militares da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) visitaram Escola de Ensino Infantil e Fundamental Anízio Frota, do município de Quiterianópolis, localizado a 410 quilômetros de Fortaleza-CE.
 
Em 2018, os alunos da escola homenagearam a Marinha por ocasião das comemorações alusivas aos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo. No mesmo ano, os estudantes participaram de uma programação especial na capital cearense, que incluiu visitas às organizações militares do Ceará e ao Navio Patrulha Oceânico “Apa”.
 
Na ocasião, os militares da CPCE realizaram uma palestra sobre as formas de ingresso na Marinha. A visita à escola foi realizada por ocasião de inspeção naval na região dos Inhamuns, onde fica localizado o município de Quiterianópolis.
 
Os inspetores navais também visitaram a Reserva Natural Almirante Renato de Miranda Monteiro, localizada no município de Novo Oriente-CE.
 
Inspetores navais durante visita à Escola Anízio Frota, em Quiterianópolis-CE
 
 

Organizações Militares do Comando do 3º Distrito Naval participam da Corrida da Paz

18/03/2019
 
Corrida da Paz em Fortaleza-CE teve participação de 200 militares
da Marinha do Brasil
 
As organizações militares do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) participaram, no dia 11 de março, da Corrida da Paz 2019 nos cinco estados que compõem a área de jurisdição do Com3ºDN.
 
A corrida é promovida pelo Conselho Internacional do Desporto Militar e não tem fins lucrativos ou competitivos, tendo como objetivo a promoção da paz mundial e da prática esportiva no âmbito das Forças Armadas.
 
Em Natal-RN, a corrida foi realizada no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada, com a participação de 70 militares das organizações militares da Marinha do Brasil sediadas na capital potiguar.
 
Já em Recife-PE, 152 militares da Capitania dos Portos de Pernambuco, da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco e do Hospital Naval de Recife, percorreram um circuito de quatro quilômetros pelo bairro de Boa Viagem, com largada e chegada no Parque Dona Lindu.
 
Na cidade de Fortaleza-CE, 200 militares da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará participaram da corrida, iniciada na Estátua de Iracema, na Avenida Beira Mar, e concluída na sede da CPCE.
 
Enquanto isso, em João Pessoa-PB, a corrida teve início e término no Largo da Gameleira, na Praia de Tambaú, contando com a presença de 38 militares da Capitania dos Portos da Paraíba.
 
Em Maceió-AL, a corrida foi iniciada no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, do Exército Brasileiro. A Capitania dos Portos de Alagoas participou do evento com 40 militares.
Corrida da Paz em Natal-RN foi realizada no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada

Projeto Envelhecer dá início às atividades de 2019 no SASM

18/03/2019
 
Participantes do projeto Envelhecer
 
O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) deu início às atividades do projeto Envelhecer em 2019. A organização militar apresentou, no dia 13 de março, as  atividades planejadas para os próximos meses aos participantes do projeto.
 
O Envelhecer reestruturou seu formato para este ano. Assim, aos encontros mensais – com atividades como cine-debate, palestras, visitas culturais e eventos em datas comemorativas ­– serão acrescidos atendimentos semanais em grupo de musicoterapia e três oficinas de estímulo ao corpo e à memória.
 
Após a exposição, os usuários participaram de uma dinâmica de apresentação envolvendo memorização e estímulos corporais e uma atividade de musicoterapia para encerrarem o encontro.
 
Maria Ester Lopes de Melo ficou sabendo do evento por uma amiga. “Eu gostei muito da atividade de hoje. Na verdade, fiquei curiosa e vim conhecer. Estou com a expectativa de que as próximas sejam ainda melhores”, afirma.
 
O projeto Envelhecer tem atendimentos em grupo de Musicoterapia todas as quartas-feiras às 14h. Para inscrições ou mais informações: (21) 2104-6954, 2104-6931 ou 2104-5329.
 
Participantes do projeto “Envelhecer” celebram após o fim da atividade de musicoterapia
 
 

Navio Hidroceanográfico "Cruzeiro do Sul" recebe visita de comitiva de autoridades do estado do Amapá

18/03/2019
 
O Comandante do Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”
apresenta o Passadiço às autoridades
 
No dia 11 de março, o Navio Hidroceanográfico (Nho) “Cruzeiro do Sul” atracou no Porto de Santana. Durante o período, o navio recebeu visita do Vice-Governador do estado do Amapá, Jaime Domingues Nunes; da Deputada Federal Aline Paranhos Varonil Gurgel; dos Desembargadores Gilberto de Paula Pinheiro e João Guilherme Lages Mendes; da Vereadora Patriciana Guimarães Araújo, do Suplente do Senador Davi Alcolumbre, Josiel Alcolumbre Tobelem, do Presidente da Sociedade Amigos da Marinha, Glauco Mauro Cei; e do General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho.
 
Durante a visita, foi realizada uma apresentação sobre o navio e as tarefas desempenhadas, que vão desde a área de oceanografia, passando pela geologia marinha, até a hidrografia.
 
O “Leão dos Mares”, como é conhecido, encontra-se realizando a Comissão “Oceano Norte V”, que tem por objetivo realizar a coleta de dados oceanográficos, na região compreendida entre o Ceará e o Amapá, cumprindo o Plano de Coleta de Dados Oceanográficos (PCD-METOC) da Diretoria de Hidrografia e Navegação.
 
Comandante do Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, Capitão de Fragata Mynssen, reunido com as autoridades no evento

Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins recebe visita do Prefeito de Lajeado-TO

18/03/2019
 
Capitão dos Portos e Prefeito de Lajeado na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins
 
A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) recebeu, no dia 13 de março, a visita do Prefeito de Lajeado-TO, Dr. Tércio, acompanhado pelo Diretor da Praia do Segredo, Manoel das Neves.
 
Durante a visita, foram abordadas possibilidades de cooperação mútua entre a Marinha do Brasil e o município de Lajeado, com relação à Segurança da Navegação, Salvaguarda da vida humana em rios e lagos e cursos do Ensino Profissional Marítimo desenvolvidos pela CFAT.
 
Desde a inauguração da Praia do Segredo, situada cerca de 60 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins, em maio de 2018, o município tem apresentado crescentes fluxos de embarcações e de turistas.

Comando do 4º Distrito Naval recebe aparelho de ultrassom doado pela Receita Federal

17/03/2019
 
Representante da Receita Federal e Vice-Almirante Edervaldo
 
O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) assinou, no dia 11 de março, o termo de recebimento de um aparelho de ultrassom portátil doado pela Receita Federal (RF). O material foi solicitado pelo Com4ºDN com o propósito de contribuir para o cumprimento das atividades da Marinha nos estados do Pará, Amapá, Piauí e Maranhão.
 
O aparelho de ultrassom vai ser destinado ao Navio Auxiliar (NA) “Pará” para ser utilizado em Ações Cívico-Sociais com atendimento médico em comunidades ribeirinhas. O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, recebeu representantes da RF para a assinatura do termo e os Comandantes do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, ao qual o NA “Pará” é subordinado, e do Hospital Naval de Belém.
 
Para o Vice-Almirante Edervaldo, essa aquisição beneficia não só a Marinha, mas todo o povo brasileiro. “Nosso Navio vai percorrer diversas comunidades ribeirinhas, realizando este exame que terá o resultado no mesmo dia. Estamos trabalhando para buscar o melhor para o Brasil e para o nosso povo”, concluiu.

 

Tribunal Marítimo realiza reunião para tratar sobre sua Jurisdição na Zona Econômica Exclusiva

17/03/2019
 
Representantes da PEM, TM e DPC em reunião
 
No dia 14 de março, foi realizada, no Tribunal Marítimo (TM), uma reunião técnico-profissional com integrantes daquele Tribunal, da Procuradoria Especial da Marinha e da Diretoria de Portos e Costas (DPC), para tratar do assunto: “Jurisdição do Tribunal Marítimo na Zona Contígua e Zona Econômica Exclusiva à luz das Leis nº 2.180/54 e nº 8.617/93”.
 
Na reunião, foram debatidos assuntos referentes à jurisdição e competência do TM, quanto aos Acidentes e Fatos da Navegação ocorridos na Zona Contígua e na Zona Econômica Exclusiva, especialmente no tocante aos casos de arribada.
 
Participaram da reunião o Diretor da Procuradoria Especial da Marinha (PEM), Vice-Almirante Sávio; o Juiz-Presidente do TM, Vice-Almirante Lima Filho; o Superintendente de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC, Contra-Almirante José Luiz; e oficiais representantes dessas Diretorias, além dos Juízes e oficiais do TM.

Marinha do Brasil realiza cursos em Rondônia

17/03/2019

 

Alunos do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, em Rondônia

 

A Delegacia Fluvial de Porto Velho, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, realizou quatro cursos em 32 dias: três edições do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público e uma do Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – Nível I.
 
No curso foram habilitados 90 servidores do Exército Brasileiro; da Força Aérea Brasileira; das Polícias Federal e Militar do Estado de Rondônia; do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia; do Departamento Penitenciário Nacional; e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
 
O primeiro curso foi ministrado entre os dias 05 e 11 de fevereiro, em Porto Velho. O segundo e o terceiro ocorreram, simultaneamente, no período de 25 de fevereiro a 1º de março, nas cidades de Cacoal, a 480 km da sede, e em Vilhena, a 700km da Delegacia de Porto Velho.
 
A quarta e última habilitação foi o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – Nível I, ocorrido no período de 04 a 08 de março, oferecido no município de Pimenteiras do Oeste, fronteira com a Bolívia, a 800 km da capital do estado. Além de ministrar o curso, a equipe planejou e operacionalizou a entrega de dezenas de documentos de embarcações inscritas.
 
A Organização Militar aproveitou a oportunidade para reforçar a presença da Marinha nessa área de jurisdição, durante o período de carnaval.

 

Orientações do uso do colete salva-vidas