Nomar Online

Comando do 3º Distrito Naval promove Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica

12/12/2018
 
Simulação de situação de emergência de ataque NBQR
 
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal foi o cenário, no período de 15 de outubro a 12 de dezembro, do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DefNBQR), promovido pelo Comando do 3º Distrito Naval, com 39 militares sendo capacitados.
 
Com duração de 45 dias úteis, o curso tem como instrutores militares do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, e como objetivo preparar militares da Marinha do Brasil (MB) e de outras Forças Armadas e Auxiliares, bem como de Nações Amigas, para o exercício de funções relacionadas à DefNBQR.
 
Ao longo do curso, são simuladas emergências envolvendo materiais radioativos, para que, em uma situação real, a resposta possa assegurar que todos os mecanismos e procedimentos tenham sido previamente estabelecidos para que seja completa, eficaz e coordenada no nível desejado.
 
NBQR na Marinha
O Almirante Engenheiro e Físico Nuclear Álvaro Alberto foi pioneiro nas pesquisas sobre energia nuclear no Brasil, além de idealizador e primeiro presidente do Conselho Nacional de Pesquisas. Na década de 70, a MB adquiriu as Fragatas Classe “Niterói” dotadas de grande autonomia operacional e com capacidade de DefNBQR.
 
Em 1987, o Hospital Naval Marcílio Dias atendeu as vítimas do acidente de Goiânia com Césio 137. Desde então, é referência na América Latina. Já em 2010, a Marinha do Brasil assumiu o setor estratégico nuclear atrelada à DefNBQR; e, em 2011, foi implantado o Sistema de Defesa relacionado ao tema.
Ainda, em anos recentes, o Brasil foi palco de grandes eventos públicos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E, um dos legados, foi o aprimoramento do preparo do pessoal e aquisição de materiais para ações de Defesa NBQR.
 
Simulação de situação de emergência de ataque NBQR

CIAA realiza encerramento das atividades do Programa Forças no Esporte em 2018

12/12/2018
 
Apresentação do Projeto Social “Dançarte”
às crianças do Profesp
 
No dia 11 de dezembro, foram encerradas as atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp), relativas ao ano de 2018, iniciadas em 17 de abril deste ano, e levadas a efeito nas instalações do Centro de Instrução Almirante Alexandrino. O evento contou com as presenças de representantes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Projeto Social Dançarte.
 
O Profesp é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional de Juventude. O programa tem por objetivo a prática e a cultura do esporte como forma de promover o desenvolvimento integral, a inclusão social, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
 

Atletas da Marinha participam da Star Sailors League

12/12/2018
 
Atleta da Marinha e sua embarcação antes
da participação na competição
 
Foram realizadas, no dia 8 de dezembro, em Nassau, Bahamas, depois de cinco dias de competições entre 25 equipes de elite, as finais da Star Sailors League. Uma equipe brasileira conquistou a vitória pela segunda vez e outra foi vice campeã.
 
O atleta olímpico Robert Scheidt e o ex-Sargento da Marinha do Brasil Henry Boening, favoritos para este evento, dominaram completamente os últimos quatro dias de rodadas de qualificação, em Montagu Bay. Mas no sábado, os brasileiros Sargento Jorge Zarif e Pedro Trouche venceram todas as etapas das eliminatórias, conquistando o título.
 
Com 26 e 27 anos, respectivamente, Zarif - que é atual campeão mundial da Star e vencedor da Finn Gold Cup de 2013 - e Trouche tornaram-se os primeiros com menos de 40 anos a vencer o evento anual, que visa a determinar a melhor equipe de vela do mundo.
 
"Estamos surpresos por termos esse tipo de domínio, porque o nível é muito alto. Nós navegamos o nosso melhor hoje. Demos 100%, movimento de escora e bombeamento o tempo todo. Definitivamente fez a diferença. É um privilégio estar aqui e um privilégio vencer a competição”, comentou Zarif.
 
Esta foi a quarta participação do Sargento nas finais da Star Sailors League e a primeira participação de Pedro. Notavelmente, também foi a primeira vez que os dois navegaram no mesmo barco, apesar de se conhecerem desde que treinavam juntos no Laser em 2005.
 
Também se destacaram na competição os brasileiros: Robert Scheidt e o ex-Sargento da Marinha Henry Boening com o segundo lugar; Arthur Lopes com o oitavo lugar, fazendo dupla com o norte-americano Paul Cayard; Lars Grael e o Sargento Samuel Gonçalves com o nono lugar; e Bruno Prada, fazendo dupla com o norte-americano Augie Diaz, terminando em décimo sexto lugar.
 
                                                                         Studio Borlenghi
Jorge Zarif e Pedro Trouche
 

Cerimônia de Encerramento dos Estágios de Aprendizagem Técnica e Técnico para Praças do Serviço Militar Voluntário de Grumetes

12/12/2018
 
Grumetes da Turma 2018
 
Em cerimônia realizada no último dia 11 de dezembro, presidida pelo Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) formou 214 novos Grumetes da Reserva de Segunda Classe da Marinha.
 
Na sua Ordem do Dia, o Comandante do CIAA, Contra-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, destacou que o juramento, proferido, é mais do que uma simples liturgia militar, representa o compromisso de, como marinheiros, se dedicarem inteiramente ao serviço da Pátria, enaltecendo que os mesmos sejam leais e honestos para com seus pares e superiores e cumpram sempre com vontade e determinação as ordens que lhes forem dadas, norteados pelos conceitos basilares da nossa Instituição: Hierarquia e Disciplina.
 

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal participa da Campanha “Policiais contra o câncer infantil”

12/12/2018
 
Oficina de nós e volta
 
No dia 20 de novembro, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal participou da 3ª edição da Campanha “Policiais contra o câncer infantil”, promovida pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Hospital Infantil Varela Santiago, Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer e com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). A ação teve por objetivo alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas mais comuns do câncer infanto-juvenil e colaborar com o processo de cura.
 
Na ocasião, os visitantes  participaram de oficina de nós e voltas e conheceram o mostruário de equipamentos utilizados em atividades operativas, como escudos e utensílios da tropa em manobra, permitindo o conhecimento sobre as atividades atinentes ao Corpo de Fuzileiros Navais. As crianças também realizaram o corte de cabelo de alguns militares.
 
Corte de cabelo
 

Hospital Naval de Belém é representado no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

12/12/2018
 
Capitão de Mar e Guerra Ana Beatriz de Alcântara Menezes e militares que participaram do evento
 
O Hospital Naval de Belém foi representado pela Capitão de Mar e Guerra Ana Beatriz de Alcântara Menezes no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado no Centro de Convenções do Royal Palm Hall, em Campinas-SP, de 26 a 30 de novembro.
 
Vice-Diretora do HNBe, a Capitão de Mar e Guerra Ana Beatriz é membro da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares, coordenada pelo Conselheiro Federal Capitão Wilton José Patrício. Na ocasião, a comandante participou de uma mesa redonda que abordou o tema “Militarismo: Perspectivas e Conquistas do Profissional de Enfermagem”, no qual foram abordadas as experiências profissionais e a trajetória na carreira militar, do ingresso à posição de gestores em Saúde em Unidades Militares.
 
Durante o evento, a Capitão de Mar e Guerra Ana Beatriz foi condecorada com “Prêmio Anna Nery”, sendo, assim, a primeira enfermeira da Marinha do Brasil a ser contemplada com tão alta honraria para o profissional de Enfermagem. “Trata-se de dar o reconhecimento e o apreço aos profissionais de Enfermagem que no afã de seus labores atuam com eficiência. A excelência, o compromisso com a saúde e o reconhecimento profissional são pilares do Prêmio Anna Nery pelo fortalecimento da Enfermagem no Brasil”, disse Manoel Carlos Neri da Silva, Presidente do Conselho Federal de Enfermagem.
 
“É motivo de muito orgulho pra mim estar incluída nesta manifestação honrosa, representando a Enfermagem Militar da Marinha do Brasil e também o Hospital Naval de Belém”,  destacou a Capitão de Mar e Guerra Ana Beatriz.
 
Capitão de Mar e Guerra Ana Beatriz é indicada a primeira enfermeira da Marinha do Brasil a receber o “Prêmio Anna Nery”

Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar conclui Curso Especial de Acesso a Capitão Fluvial

12/12/2018
 
Alunos formandos, Paraninfo e Patrono no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar
 
No dia 29 de novembro, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou a cerimônia de conclusão da primeira turma do ano de 2018 do Curso Especial de Acesso a Capitão Fluvial. Na ocasião, 22 alunos concluíram com êxito esta fase acadêmica. Esta turma contou com a presença de dois alunos oficiais da Armada Boliviana e teve pela primeira vez uma Capitão Fluvial formada pelo CIABA.
 
O evento foi presidido pelo Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos. O Superintendente de Ensino do CIABA, Capitão de Corveta Antonio Rodrigues da Silva Neto, o Patrono e professor da turma, Paulo Vitor de Matos Zigmantas, e Paraninfo e professor, Capitão de Longo Curso Roberto Alves de Andrade, compuseram a mesa.
 
A formanda Joelma Martins Pereira revelou o sentimento de alegria após saber que foi a primeira Capitão Fluvial a ser formada pelo CIABA. “Eu achei que estaria cumprindo apenas mais uma fase da minha vida. No momento em que soube, senti uma responsabilidade maior para cumprir o compromisso que me foi dado”, finalizou.
 
Capitão de Mar e Guerra Baptista Santos
 troca platina da formanda Joelma

Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” ministra adestramento de atracação e desatracação de embarcações miúdas

12/12/2018
 
Alunos recebem instrução sobre manobras de atracação
e desatracação durante o adestramento
 
No dia 5 de dezembro, o Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML) realizou o 3º Adestramento de atracação e desatracação de embarcações miúdas orgânicas de navios da Marinha do Brasil e lanchas de representação. O evento contou com a presença das guarnições das embarcações orgânicas de dez Navios subordinados ao Comando da Força de Superfície, incluindo o Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”, tendo sido ministrado nas dependências da Base Naval do Rio de Janeiro, com apoio de militares do Centro de Manutenção de Embarcações Miúdas.

Durante a condução do adestramento, foram enfatizados os procedimentos afetos às manobras de atracação e desatracação, influência do vento e corrente, procedimentos de segurança na aproximação e cerimonial da Marinha, visando elevar o grau de aprestamento desses navios.

3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza 3º Simpósio de Segurança de Aviação

12/12/2018
 
Participantes do 3º Simpósio de Segurança de Aviação
 na sede do Com9ºDN
 
Nos dias 6 e 7 de dezembro, o 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), realizou a 3º edição do Simpósio de Segurança de Aviação.
 
O simpósio, cuja abertura foi realizada pelo Comandante do 9° Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, contou com a presença de militares do Com9ºDN, das organizações subordinadas, da Força Aérea Brasileira, do Exército Brasileiro, do Departamento Integrado de Operações Aéreas, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e empresas de aviação.
 
O evento abordou temas referentes a dois estudos de caso sobre acidentes aeronáuticos com aeronaves de asa rotativa, à Gestão Integrada da Aviação de Segurança Pública do Estado do Amazonas e a Práticas de Gestão e a Segurança de Aviação na MB.

O encontro teve como propósito divulgar assuntos relativos à segurança de aviação de interesse da comunidade aeronáutica, especialmente nas operações militares das Forças Armadas e Auxiliares, aperfeiçoando a doutrina de emprego de aeronaves e, assim, contribuir para um incremento significativo da segurança dos voos na região amazônica.

Núcleo de Assistência Social realiza atividade socioeducativa sobre Orientação para a Reserva em Manaus

12/12/2018
Militares durante a atividade coordenada pelo Núcleo de Assistência Social
 
No dia 29 de novembro, o Núcleo de Assistência Social (NAS), do Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN), realizou uma atividade socioeducativa para orientar os militares que têm previsão de transferência para a reserva remunerada nos próximos dois anos.
 
A atividade contou com a participação de 42 militares e teve como objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre os projetos de vida para a reserva, incluindo os aspectos familiares, sociais e financeiros, por meio de técnicas de “coaching”.
 
Atividades como essa, vinculadas ao Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e na Família, previsto na DGPM-501 (6ª Revisão) – Normas Sobre a Assistência Integrada na Marinha do Brasil, visam contribuir para a construção de novos projetos, para a melhoria das relações intrafamiliares e da qualidade de vida na idade madura.

Cerimônia de entrega do Prêmio de Excelência em Gestão é realizada no Rio de Janeiro

12/12/2018
 
Entrega dos prêmios realizada pelo Diretor de Administração da Marinha, Contra-Almirante Luiz Roberto (ao centro), ao Diretor do SIM, Capitão de Mar e Guerra Reinaldo, e ao  Encarregado do Programa Netuno
Capitão de Corveta Adelton
 
Em 5 de dezembro, no Auditório da Caixa Econômica Federal, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, foi realizado o VII Seminário de Boas Práticas e a Solenidade de Reconhecimento de Nível de Gestão - Ciclo 2018.
 
Na cerimônia, ocorreu a premiação das organizações civis e militares agraciadas nas diversas categorias do Prêmio de Excelência em Gestão RJ, concedido pelo Núcleo de Qualidade e Excelência em Gestão RJ. O Serviço de Identificação da Marinha (SIM) foi agraciado na Categoria Medalha Ouro, obtendo reconhecimento de Gestão Nível 5, baseado no modelo em Gestão Pública (MEGP) - instrumento de avaliação de 500 pontos.
 
Diretor e tripulação do de Identificação da Marinha reunidos em comemoração
 ao recebimento da premiação
 
 

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro recebe prêmio Excelência em Gestão RJ Categoria Ouro

12/12/2018
 
Capitão de Mar e Guerra Abdalla recebe o prêmio do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro das mãos do Contra-Almirante Luiz Roberto
 
Em solenidade realizada no dia 5 de dezembro, o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) recebeu o Prêmio Excelência em Gestão RJ na Categoria Ouro do Núcleo de Qualidade e Excelência em Gestão do Rio de Janeiro (NQEG), em parceria com o Programa Qualidade Rio. Esta foi a primeira vez que o AMRJ participou da premiação, já tendo alcançado a Categoria Ouro no instrumento de avaliação de 500 pontos.
 
A solenidade, parte do VIII Seminário de Boas Práticas no NQEG, reconheceu as instituições que realizaram a autoavaliação de gestão no ciclo 2018. O Processo de Autoavaliação de Gestão consiste em uma metodologia para diagnosticar o estágio atual de desenvolvimento gerencial, permitindo estabelecer o nível de maturidade da gestão e planos de melhorias do desempenho organizacional, de acordo com o Modelo de Excelência da Gestão Pública.
 

Escola Naval realiza cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha

12/12/2018
 
Turma “Almirante Saboia”
 
No dia 8 de dezembro, os Aspirantes da Turma “Almirante Saboia” foram declarados Guardas-Marinha em cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, com a presença do Presidente eleito do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e outras autoridades civis e militares.
 
Neste dia, 228 Aspirantes, entre os quais dez Aspirantes do sexo feminino do Corpo de Intendentes da Marinha, e nove estrangeiros, oriundos de Angola, Cabo Verde, Líbano, Peru e Senegal, receberam suas espadas, símbolo do Oficial de Marinha, após quatro anos de formação acadêmica e militar-naval. A denominação da Turma “Almirante Saboia” homenageia o Almirante de Esquadra Henrique Saboia – Ministro da Marinha entre 1985 e 1990 – falecido em 2005.
 
Durante a cerimônia, foram homenageados os Guardas Marinhas de 1968, componentes da Turma “Almirante Cox”, que há 50 anos também cruzaram os portões da histórica Fortaleza de Nossa Senhora de Villegagnon. Em comemoração ao Jubileu de Ouro de recebimento de suas espadas, integrantes da turma e seus familiares receberam os merecidos cumprimentos por seu exemplo de comprometimento e dedicação à Marinha.
 
Os integrantes da Turma “Almirante Saboia” realizarão, no próximo ano, o Ciclo Pós-Escolar da Escola Naval, com um ano de duração, que se encerrará com a Viagem de Instrução a bordo do Navio Escola “Brasil”, onde complementarão sua formação profissional-naval.

Comando de Operações Navais recebe XIII Conferência Naval Interamericana Especializada

11/12/2018
 
Abertura da XIII da Conferência Naval Interamericana
 Especializada em CNTM
 
Está sendo realizado, no período de 10 a 12 de dezembro, a XIII Conferência Naval Interamericana Especializada em Controle Naval do Tráfego Marítimo. O evento ocorre nas dependências do Comando de Operações Navais (ComOpNav), sob a coordenação do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (ComConTraM), e conta com a presença de representantes das Marinhas participantes do Plano para a Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano (CODEFTRAMI), além de representantes do Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS) e da Rede Naval Interamericana de Telecomunicações (RNIT).
 
O Chefe do Estado-Maior do ComOpNav, Vice-Almirante Wladmilson Borges de Aguiar, realizou a abertura do evento e ofereceu as boas vindas aos Oficiais participantes. Neste ano, além dos representantes do Brasil, participam Oficiais das Marinhas do Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
 
A Conferência tem o propósito de aperfeiçoar os aspectos doutrinários de CNTM, aprimorar os sistemas de intercâmbio de informações sobre o Tráfego Marítimo entre os países participantes e verificar os ajustes necessários a serem feitos no Plano CODEFTRAMI.
 
A MB, durante o evento, divulgou a criação do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), que incrementará a Consciência Situacional Marítima em nossas Águas Jurisdicionais Brasileiras, além da intenção de realizar cursos sobre a doutrina “Naval Cooperation and Guidance for Shipping” (NCAGS), recentemente implementada em nosso País, e que já é utilizada pelos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
 
Futuro Centro Integrado de Segurança Marítima

Diretor de Portos e Costas revisa normas sobre helideques

11/12/2018
 
Normas sobre helideques foram revisadas pela DPC em dezembro
 
No dia 6 de dezembro, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, assinou a 1ª modificação da 2ª revisão das Normas da Autoridade Marítima para Homologação de Helideques Instalados em Embarcações e em Plataformas Marítimas (NORMAM-27/DPC).
 
As mudanças incluem parâmetros decorrentes de novas demandas julgadas pertinentes, em consonância com as boas práticas internacionais e ouvida a comunidade marítima. As atualizações foram necessárias para aprimorar os requisitos para a certificação dos helideques, visando aumentar a segurança durante as operações aéreas nas unidades existentes em Águas Jurisdicionais Brasileiras e obter uma harmonização com as legislações internacionais correlatas.
 
Devido às longas distâncias existentes no litoral brasileiro, os helideques são fundamentais por tornar o emprego de helicópteros como o meio de transporte mais eficaz para fazer a ligação de terra com o mar com a rapidez exigida no cenário atual. Entre as alterações introduzidas na 1ª modificação da 2ª revisão da NORMAM-27/DPC destacam-se os seguintes assuntos: atualização das legislações correlatas; aumento da segurança para o transporte da equipe de vistoria; estudo do ambiente eólico no helideque através de túnel de vento ou dinâmica dos fluidos computacional para novas construções e informações para a aeronave, fornecidas pelo Radioperador de Plataforma Marítima.

Comando do 3º Distrito Naval e Petrobras assinam Termo de Cooperação para utilização de Câmara Hiperbárica

11/12/2018
 
Momento da assinatura do Termo de Cooperação com a Petrobras
 
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), e a Petrobras, representada pelo Gerente-Geral da Unidade de Operações de Exploração e produção do Rio Grande do Norte e Ceará, Tuerte Amaral Rolim, assinaram, em 29 de novembro, um Termo de Cooperação visando à certificação, revisão e utilização da Câmara Hiperbárica instalada no Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, em Natal-RN.
 
Pelo Termo, o Com3ºDN disponibilizará a Câmara, e acessórios relacionados ao propósito essencial do equipamento, e assistência médico-hospitalar, no Hospital Naval de Natal, nos casos de necessidade de tratamento hiperbárico para os mergulhadores que trabalham para a Petrobras.
 
Ao tratamento em Câmara Hiperbárica, entre o rol de indicações, estão relacionadas às doenças descompressivas e as embolias traumáticas pelo ar, doenças que tipicamente acometem mergulhadores. Entre os benefícios desse tratamento, destaca-se o efeito ligado à compressão, no qual o aumento da pressão reduz o volume das bolhas nos casos de embolia gasosa e em acidentes de mergulho.

Fragata “Rademaker” realiza evacuação aeromédica no Atlântico Sul

11/12/2018
 
Militares da Fragata “Rademaker” transportam o enfermo para a aeronave
 
A Fragata “Rademaker” foi acionada, no dia 23 de novembro, para realizar uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do Navio Tanque (NT) “Aiolos”, de bandeira das Ilhas Marshall. O mercante estava deslocando-se de Buenos Aires para a África do Sul, estando, naquela ocasião, a 840 milhas (cerca de 1.600 Km) do Rio de Janeiro-RJ.
 
O NT “Aiolos” reportou que um dos seus tripulantes apresentava dores na região abdominal com suspeita de Apendicite. O Salvamar Brasil solicitou o apoio da Fragata “Rademaker” com a aeronave de serviço da esquadra, um helicóptero Super-Lynx.
 
Na manhã do dia 25 de novembro, ao nascer do sol, após o encontro entre os dois navios, a aeronave executou o transbordo do tripulante enfermo por guincho (Pick-Up), retirando-o do navio mercante e o levando para a Fragata “Rademaker”, que imediatamente demandou o porto do Rio de Janeiro, em alta velocidade. Ao final do mesmo dia, quando se encontrava a uma distância segura de terra, a aeronave foi lançada em direção ao Aeroporto Santos Dumont-RJ, onde já estava preparada uma ambulância para o transporte do enfermo a um hospital.

Marinha apoia o 26º Campeonato de Futebol da Associação dos Magistrados Brasileiros

11/12/2018
 
Magistrado Eron Simas dos Santos no CEFAN
 
No período de 6 a 8 de dezembro, o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) sediou o 26º Campeonato de Futebol da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) com a participação de seleções de 18 associações de magistrados dos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina.
 
As semifinais e a final do campeonato aconteceram  no dia 8 de dezembro e a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), Associação dos Magistrados do Estado do Rio Grande de Sul (AJURIS), Associação Paulista dos Magistrados (APAMAGIS) e Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA) foram as seleções semifinalistas do “Brasileirão da AMB”.
 
Uma espetacular campanha, com seis vitórias, 32 gols marcados e apenas quatro sofridos, levou a seleção da AMAERJ a conquistar pela décima vez o Campeonato Nacional de Futebol da AMB - Categoria Livre. Nas semifinais, o time do Rio goleou o da associação paraense por 5 a 0. Simultaneamente, paulistas e gaúchos, em partida emocionante definida na disputa de pênaltis, se enfrentavam de forma aguerrida. No final, empate por 1 a 1. A AJURIS superou a APAMAGIS na cobrança dos penais, por 5 a 4.
 
A final reuniu as equipes de melhor desempenho na competição. As seleções do Rio de Janeiro e a do Rio Grande do Sul fizeram uma partida final à altura das expectativas. Com times competitivos, jogadores talentosos e dedicados, a partida empolgou os espectadores. O destaque foi o atacante fluminense Eron Simas dos Santos, que com três gols na final, tornou-se o artilheiro do campeonato, com a marca de 12 gols.
 
“Estou muito feliz não só pelo título e pela artilharia, mas, sobretudo, pela união, pelo congraçamento. Esta é uma oportunidade única de manter contato com os colegas de magistratura de todo o Brasil. É um momento para trocar experiências e jogar um futebol”, disse o artilheiro.
 
Assim que o árbitro apitou o término da final entre a AMAERJ e a AJURIS, a festa tomou conta do CEFAN. A apertada vitória de 3 a 2 sobre a equipe sulista foi comemorada com efusão pelos jogadores fluminenses, integrantes da comissão técnica e torcedores, entre parentes, amigos e entusiasmados funcionários da AMAERJ.
 
Equipe dos Magistrados do RJ no CEFAN

2º Batalhão de Operações Ribeirinhas recebe visita dos alunos de escola pública

11/12/2018
 
Comandante do 2ºBtlOpRib, professores e alunos da
Escola Evangélica Mestre Jesus
 
O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) recebeu a visita de 120 crianças do Ensino Fundamental da Escola Evangélica Mestre Jesus, no dia 23 de novembro. Na ocasião, foi realizado um cerimonial à Bandeira de forma didática, com objetivo de promover e incentivar o civismo na comunidade escolar por meio de sua participação nos ritos e tradições navais.
 
Após o cerimonial, foi realizada uma demonstração do Pelotão de ordem unida silenciosa “Guardiões do Portal da Amazônia”, composto por Marinheiros Recrutas formados no 2ºBtlOpRib. Em seguida, os estudantes observaram uma demonstração das atividades desenvolvidas pelos cães e seus adestradores na pista de “agility” do canil do Batalhão.
 
Para a Diretora da Escola, Professora Vitória Régia Souza, a visita e o cerimonial à Bandeira foram um fato marcante para os alunos que já desenvolvem o culto aos símbolos nacionais na escola. “O incentivo ao patriotismo e a valorização do civismo que foram demonstrados pelo hasteamento do Pavilhão Nacional pelo Batalhão foi de grande relevância para nossa escola”, disse.
 
O Comandante do 2ºBtlOpRib, Capitão de Fragata Celio Litwak Nascimento, destacou a importância dos alunos no cerimonial. “É motivo de orgulho e satisfação contribuir para o desenvolvimento do civismo e respeito aos símbolos nacionais para essas crianças que serão o futuro de nossa sociedade”. O Comandante Litwak ainda comentou sobre as atividades diárias do Batalhão. “As atividades demonstradas representam uma parcela de nosso cotidiano e espero que as crianças saiam daqui motivadas e mais dedicadas aos estudos”, finalizou.
 
Alunos da Escola Mestre Jesus observam uma apresentação do
Pelotão Guardiões do Portal da Amazônia

Núcleo de Assistência Social promove palestra sobre saúde financeira no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro

11/12/2018
 
Palestra sobre saúde financeira no Arsenal
 
Encerrando suas atividades anuais programadas, o Núcleo de Assistência Social (NAS) promoveu, no dia 29 de novembro, a palestra "Repensando minhas finanças: como alcançar a saúde financeira?", no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). A palestrante, Doutora Flávia Freitas, Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro e Subcoordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON), ressaltou a importância do diálogo e da conscientização para evitar o processo de endividamento.
 
A apresentação da Doutora Flávia, compartilhando conhecimento e experiência, abordou temas como consumo, contrato bancário, créditos (cartão de crédito, cheque especial e empréstimo consignado), reserva de emergência, orçamento, negociação de dívidas, endividamento e superendividamento. A Defensora Pública também discorreu sobre as intervenções necessárias à organização e ao planejamento financeiro, esclareceu dúvidas jurídicas e orientou quanto à busca de informações em sites específicos e ao uso do crédito de forma consciente.
 
A servidora civil Mirian de Almeida Souza do AMRJ, que compareceu ao evento, afirmou que já esteve em situação de endividamento e que conseguiu se reorganizar quando obteve ajuda de amigos para fazer o planejamento financeiro citado na explanação. E agora, com os novos ensinamentos, poderá aperfeiçoá-lo.

Hospital Naval de Belém é homenageado pela Assembleia Legislativa do Pará

11/12/2018
 
Representantes das Forças Armadas durante
 homenagem ao Hospital Naval de Belém
 
No dia 30 de novembro, o Hospital Naval de Belém (HNBe) foi homenageado pelo seu 60º aniversário durante sessão especial, no plenário Newton Miranda da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém-PA. A iniciativa foi da Deputada Estadual Ana Maria do Socorro Magno Cunha.
 
O evento contou com a presença do Chefe de Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, o Capitão de Mar e Guerra Dionísio Tavares da Câmara Júnior, assim como médicos representantes de diversas instituições de saúde.
 
O Diretor do HNBe, Capitão de Mar e Guerra Klbherwal Melo Farias, comentou que recebeu a notícia da homenagem com muita alegria e satisfação. “Recebemos essa homenagem da Alepa, por intermédio da Deputada Estadual Ana Cunha, reconhecendo a importância do Hospital Naval de Belém para a sociedade paraense, principalmente no desenvolvimento das ações cívico-sociais, que muito beneficiam a população ribeirinha do estado do Pará. Na mesma oportunidade, recebemos, também, o reconhecimento de 26 entidades médicas que presentearam o HNBe com certificados de bons serviços ao Pará”, comemorou.

Comando do 6º Distrito Naval apoia campanha de doação de sangue

11/12/2018
 
Capitão-Tenente Lima no Hemosul de Corumbá durante
doação de sangue
 
Cerca de 50 militares do Complexo Naval de Ladário foram voluntários na Campanha de Doação de Sangue e Médula Óssea, promovida pelo Hemosul – Corumbá, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, incentivou toda sua tripulação a doar, com ampla divulgação em meios diversos.
 
Encarregado de Divisão no Hospital Naval de Ladário, o Capitão-Tenente Moisés Lima dos Santos, é doador desde a década de 1980, quando seu colega de turma sofreu um acidente e precisou de doação. “Das cinco regiões brasileiras, só não doei sangue na do Norte. Fico muito feliz que a Marinha do Brasil promova campanhas e incentive seus militares a serem voluntários, porque muitas vidas dependem dessas doações. Sempre que eu puder, farei a minha parte”.

Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí realiza Ação Cívico-Social no dia Mundial da Luta contra a Aids

11/12/2018
 
Agente e tripulação da AgTramandaí com representantes do Exército Brasileiro, da Brigada Militar, dos Escoteiros do Mar e da Secretaria de Saúde de Osório
 
No dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandaí) deu início a comemoração da semana da Marinha, realizando uma Ação cívico-social (Aciso) na praça da Matriz do município de Osório-RS, com o apoio da Secretaria de Saúde de Osório; o Exército Brasileiro; o Centro Universitário Cenetista de Osório (UNICNEC); e os Escoteiros do Mar de Osório.
 
Foram mais de 200 pessoas atendidas, ocasionando cerca de 500 serviços, entre eles: Testes Rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), acolhimento na Tenda das Sensações, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
 
Além de maior interação com o público externo, a ocasião foi uma oportunidade para a divulgação das atividades desempenhadas pela AgTramandaí na região, além da distribuição de folhetos informativos e esclarecimentos quanto as diversas oportunidades de ingresso na Marinha do Brasil.
 
Interação do público e divulgação da Marinha do Brasil

Capitania dos Portos de Alagoas conclui formação de 60 novos aquaviários

11/12/2018
 
Os alunos com a Certificação de conclusão do curso
 
A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) realizou, em 21 de novembro, a cerimônia de encerramento da Turma 2/2018 do Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (CFAQ-I C/M) e da Turma 1/2018 do Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros.
 
O CFAQ-I C/M formou 30 novos aquaviários do 1º Grupo - Marítimos, Seções de Convés ou de Máquinas, com inscrição na categoria de Marinheiro Auxiliar de Convés ou Marinheiro Auxiliar de Máquinas, inicialmente no nível de equivalência 1, para prestar serviço de apoio em embarcações com arqueação bruta menor do que 300 e potência propulsora menor do que 250 kilowatt, empregadas na navegação interior e na navegação de apoio portuário, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos para as Capitanias, inclusive, como profissional, em embarcações de esporte e recreio.
 
O Curso também qualificou 30 aquaviários, sendo do 1º, 2º e 3º Grupos, com níveis de habilitação 2, 3 ou 4, para atuar como patrão ou tripulante de embarcações de AB até 100 e potência da máquina propulsora até 350 kilowat, empregadas no transporte de passageiros na navegação interior, conforme delimitada nas Normas e Procedimentos, e no apoio portuário.
 
A cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos de Alagoas, que entregou a Caderneta de Inscrição e Registro aos novos aquaviários e, a todos os concludentes, seus respectivos certificados.
 
Capitão dos Portos fala aos presentes

Centro de Intendência da Marinha em Ladário promove a 1ª Jornada de Gestão Pública na área do Com6ºDN

11/12/2018
 
Militares, servidores e civis participantes em frente ao
Centro de Intendência da Marinha em Ladário-MS
 
Foi realizada, nos dias 4 e 5 de dezembro, a 1ª Jornada de Gestão Pública do Centro de Intendência da Marinha em Ladário (CeIMLa), atendendo às Organizações Militares (OM) apoiadas com seminários de interesse do público-alvo. Na programação, os seguintes temas foram abordados: “Gestão e Fiscalização de Contratos” e “Atendimento Humanizado na Saúde Pública”.
 
O CeIMLa, como representante da Intendência na área do Com6ºDN, tem buscado manter a qualificação técnica e o aperfeiçoamento constante, tanto do pessoal do Centro, quanto das suas OM apoiadas (total de 24 OM), por meio de cursos, treinamentos e adestramentos. O objetivo é, ainda, aproveitar essas oportunidades para capacitar os agentes, a fim de reduzir o risco na gestão dos recursos públicos sob a responsabilidade das OM e proporcionar sempre a melhor prestação de serviços à sociedade.
 
A 1ª Jornada de Gestão Pública do CeIMLa foi realizada por meio de parceria com o Hospital Naval de Ladário, e contou com cerca de 48 participantes, limite máximo de ocupação do Auditório, o que demonstra o interesse pelos temas abordados e a abrangência que a Jornada obteve. Além dos militares e servidores civis das OM apoiadas, houve também a participação de militares da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e de servidores da Receita Federal do Brasil, lotados em Corumbá-MS.
 
Os seminários foram ministrados pelo advogado Oséias Guimarães Thomaz, especialista em Direito Administrativo e Mestre em Gestão Pública, com profunda experiência no Serviço Público Federal.

Diretoria de Ensino da Marinha inaugura novos Estúdios de Filmagem

11/12/2018
 
Estúdio 1 de Filmagem do Centro de Ensino Virtual e de Idiomas
 
No dia 29 de novembro, foram inaugurados dois estúdios para a produção de videoaulas destinados aos militares da Marinha que participarão dos futuros cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), conduzidos pelo Centro de Ensino Virtual e de Idiomas (CENVIR) da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), por ocasião do seu 87º aniversário de criação.
 
Essas instalações de apoio à instrução, equipadas com recursos modernos de som e imagem, são os primeiros da Marinha destinados exclusivamente a este fim.
 
A cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, acompanhado pelo Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, além de Ex-Diretores.
 
Foto alusiva à comemoração de aniversário da Diretoria de Ensino da Marinha

Escola de Guerra Naval realiza Cerimônia de Encerramento do Curso Superior

11/12/2018
 
O Diretor da Escola de Guerra Naval, o Superintendente de Ensino,
integrantes do Corpo Docente e os Oficiais-Alunos
 
No dia 5 de dezembro, no Auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, foi realizada a Cerimônia de Encerramento do Curso Superior, Turma 2018 (C-Sup/2018), com a entrega dos diplomas de conclusão, bem como dos respectivos distintivos.
 
O C-Sup/2018 qualificou 100 alunos, distribuídos entre os Corpos da Armada, Intendentes da Marinha, Engenheiros Navais, Saúde e Auxiliar da Marinha. O curso tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos oficiais, com ênfase nas doutrinas e estruturas administrativas da Marinha, tendo em vista o desempenho de funções de assessoria de alto nível. Inserido no C-Sup, o Curso de Gestão em Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos oficiais Médicos, Cirurgiões Dentistas e do Quadro de Apoio à Saúde, de forma a integrar as novas tecnologias e práticas de gestão com os conhecimentos técnico-profissionais referentes ao Sistema de Saúde. Na parceria com a FIOCRUZ, o C-Sup Gestão em Saúde foi ministrado para 41 Oficiais-Alunos, tendo sido realizados três encontros presenciais.
 
A Cerimônia de Encerramento do curso foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Marcos Silva Rodrigues; e teve também como paraninfos o Diretor de Saúde da Marinha (DSM), Vice-Almirante (Md) Edmar da Cruz Arêas; a Assessora da DSM, Contra-Almirante (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes; o Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante (FN) Luiz Artur Rodrigues Nunes; o Diretor da EGN, Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior; o Superintende de Ensino da EGN, Contra-Almirante (Refº) Reginaldo Gomes Garcia dos Reis; e a Professora Clayre Lopes - Coordenadora do Curso de Gestão em Saúde.
 
Na ocasião, o Diretor da EGN ressaltou a necessidade da busca permanente de capacitação e exortou os Oficiais-Alunos a terem sempre presente que também são marinheiros, homens e mulheres do mar, integrantes do Poder Naval brasileiro e preparados para a defesa da Pátria.
 
 

Marinha do Brasil e Ministério da Segurança Pública assinam Protocolo de Intenções

10/12/2018
 
Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Leal Ferreira, o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e o Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, Vice-Almirante Borges (da esq. para dir.)
 
No último dia 30 de novembro, o Ministério da Segurança Pública e a Marinha do Brasil (MB) firmaram um Protocolo de Intenções, nas dependências do Comando do Controle do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM). 
 
Na ocasião, o documento que foi assinado pelo Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, prevê a ampliação e a integração do Sistema de Monitoramento e Controle de Embarcações, o investimento em ações de fomento à prevenção de ilícitos no mar e nas águas interiores, além de fortalecer as atividades e as capacidades da MB no estado do Rio de Janeiro, em benefício da interoperabilidade e a atuação integrada com os Órgãos de Segurança Pública.
 
Entre os vários fatores levados em consideração para o estabelecimento dessa parceria, está a necessidade de garantir a salvaguarda da segurança pública, em nível nacional, bem como a repressão à criminalidade e a necessidade de incrementar a consciência situacional marítima e fluvial da Marinha, por meio de ferramentas de informação e inteligência para apoio ao processo decisório.
 
Um exemplo da aplicação de ferramentas desse tipo na MB é o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), que consiste em um conjunto de recursos que possibilita o monitoramento constante das Águas Jurisdicionais Brasileiras. Seu Projeto Piloto se encontra na primeira fase de desenvolvimento e já é aplicado na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro-RJ.
 
Outro exemplo de atuação no Comando e Controle é a transformação do COMCONTRAM em Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), que ocorre no dia 17 dezembro, e responde à demanda da Força diante do contexto das chamadas “novas ameaças”, na quais a via marítima tem sido utilizada para o desenvolvimento de atividades criminosas e ilícitas, como o tráfico de drogas, de armas, tecnologias e pessoas, entre outros crimes transnacionais.

Capitania Fluvial de Minas Gerais é ativada em Belo Horizonte-MG

10/12/2018
 
Cerimônia de ativação da Capitania Fluvial de Minas Gerais
 
No dia 05 de dezembro, em Belo Horizonte-MG, a Marinha do Brasil escreveu mais um capítulo na história que vem sendo escrita pela Instituição em Minas Gerais, com quase um século de atuação no estado. A cerimônia de ativação da Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) aconteceu em sua própria sede no centro da capital e contou com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do ex-Comandante da Marinha Julio Soares de Moura Neto; do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster; do Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, e demais autoridades civis e militares.
 
Durante a cerimônia, foi realizado o primeiro cerimonial à Bandeira da Organização Militar (OM) e o ato de investidura, por meio do qual o Comandante de Operações Navais concedeu posse ao primeiro Capitão dos Portos de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro de Araújo. Também ocorreu a assinatura do termo de Ativação que marca a abertura do livro de estabelecimento da Capitania Fluvial de Minas Gerais, que registrará os dados essenciais desde a sua criação até a desativação, além do descerramento da placa alusiva à criação da OM.
 
A Capitania, já em pleno funcionamento, tem como uma de suas funções contribuir para o aumento da eficiência dos serviços já prestados pela Marinha à sociedade mineira, principalmente as comunidades mineiras náuticas de Belo Horizonte e demais regiões do estado. Em Minas Gerais estão concentradas as principais bacias hidrográficas do país, bacias do São Francisco, do paraná e a do Leste, todas desembocando no oceano Atlântico (Amazônia Azul).
 
Além das atividades inerentes à Segurança do Tráfego Aquaviário (STA), ao Ensino Profissional Marítimo (EPM) e à prevenção da poluição hídrica, a CFMG também executará, quando determinado, atividades atinentes ao Serviço Militar e apoiará o pessoal militar da Marinha e seus dependentes quanto a pagamento, saúde e assistência social.
 
De acordo com o Capitão dos Portos de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro de Araújo, é importante ressaltar que a segurança da navegação é uma das preocupações da Marinha em Minas Gerais, devido à expressiva concentração de embarcações de esporte e recreio no estado, além de transporte de carga e de passageiros. “Essa demanda requer uma ampliação de esforços da Autoridade Marítima, daí a necessidade de estar fisicamente próxima dos órgãos estaduais, municipais e federais e, simultâneo a isso, estar bem articulada para atender as demandas e a proteção e cuidado da vida humana no mar”, conclui.
 
Cerimonial à Bandeira é realizado pela primeira vez na Capitania
Fluvial de Minas Gerais

Decreto abre oportunidades para a Amazul

10/12/2018
                                                                                           Agência Brasil
Presidente Michel Temer assinou decreto que consolida
diretrizes da Política Nuclear Brasileira
 
O Presidente Michel Temer assinou o Decreto 9.600, de 5 de dezembro, que consolida as diretrizes da Política Nuclear Brasileira e tem por finalidade orientar o planejamento, as ações e as atividades nucleares e radioativas no País, em observância à soberania nacional, com vistas ao desenvolvimento, à proteção da saúde humana e do meio ambiente.
 
A nova legislação visa, entre outros objetivos, garantir o domínio da tecnologia relativo ao ciclo do combustível nuclear, a busca da autonomia tecnológica nacional e o estímulo à sustentabilidade econômica dos projetos do setor, bem como preservar o domínio da tecnologia nuclear.
 
A Amazul participou dos grupos técnicos que trataram da elaboração da proposta da Política Nacional de Tecnologia Nuclear (GT-1) e da flexibilização do monopólio da União na produção de radiofármacos (GT-3), cujos trabalhos foram encerrados. A empresa integra os grupos, ainda ativos, criados para dinamizar a aplicação da tecnologia nuclear na agropecuária (GT-7), estabelecer diretrizes e metas para o desenvolvimento do empreendimento Repositório Nacional de Rejeitos Radioativos de Baixo e Médio Nível de Radiação (GT-8) e dinamizar a capacitação de recursos humanos para o setor nuclear (GT-9).
 
Na nova configuração, a Amazul tem papel decisivo em empreendimentos como o Reator Multipropósito Brasileiro, para a produção de radiofármacos e aplicações na agropecuária e outras áreas, na capacitação de profissionais para o setor nuclear e na gestão do conhecimento. A empresa poderá participar também de novos empreendimentos, como o Repositório de Rejeitos Radioativos.

Escola Superior de Guerra realiza cerimônia de encerramento do Curso de Altos Estudos e Defesa

10/12/2018
 
Momento do descerramento da placa da Turma
 Pioneiros do Planalto Central
 
O Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, nesta sexta-feira (7), a cerimônia de encerramento e diplomação do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) dos 60 estagiários da Turma Pioneiros do Planalto Central, no Setor Militar Urbano, em Brasília-DF. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna.
 
Esta primeira edição do CAED, no Campus Brasília, ocorreu no período de 27 de março a 7 de dezembro. O curso é destinado para o servidor público da alta administração federal, Oficiais da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira e tem como objetivo desenvolver competências no campo da defesa nacional para a formulação de políticas e estratégias para o desenvolvimento e aplicação do Poder Nacional.
 
Para o Comandante e Diretor de Ensino da Escola Superior de Guerra, General do Exército Décio Luís Schons, a primeira edição do curso representa a presença da ESG junto ao Poder Nacional. “Com a vinda da Capital, do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960, nós tivemos este distanciamento da ESG dos três poderes no nível federal. Era uma demanda antiga que nós agora estamos suprindo”, disse. 
 
O Estagiário Capitão de Mar e Guerra Alexandre Bessa de Oliveira destacou sobre a iniciativa da ESG. “Foi uma oportunidade excelente porque conseguiu congregar não só militares das três Forças, mas também representados os diversos órgãos públicos que trabalham aqui no Distrito Federal”.
 
Participaram também da cerimônia o Comandante do Campus Brasília, General de Brigada Wilson Mendes Lauria; o Diretor do CAED, Brigadeiro do Ar R1 Antonio Carlos Alves Coutinho; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho; além de outras autoridades civis e militares das três Forças; familiares e convidados dos formandos.
 
Dos 60 estagiários, cinco são militares da Marinha do Brasil

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro participa da XIX Regata Ecológica da Escola Naval

10/12/2018
 
Premiação da equipe do barco movido a energia solar da Escola Técnica
 do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
 
A embarcação movida a energia solar da Escola Técnica do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (ETAM) participou, no dia 24 de novembro, da XIX Regata Ecológica da Escola Naval, terminando em terceiro lugar na competição realizada entre os barcos solares presentes ao evento.
 
A largada ocorreu na Escola Naval, com chegada na Marina da Glória. A regata tem o propósito de desenvolver a consciência ambiental dos futuros Oficiais de Marinha e contribuir para a promoção da limpeza da Baía de Guanabara. Nesse ano, foram retirados 283 quilos de lixo flutuante da Baía, que passarão por processos de triagem e posterior reciclagem.
 

Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” recebe visita do Secretário-Geral da Marinha e de Voluntárias Cisne Branco

10/12/2018
 
Diretora da VCB entrega lembrança para
 Comandante do Navio
 
No dia 3 de dezembro, o Navio de Apoio Oceânico "Iguatemi" recebeu a visita do Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio, para apresentar as instalações do Navio. Também estiveram presentes o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo, e a Diretora Nacional das Voluntárias Cisne Branco (VCB), Christiani Prisco Leal Ferreira.
 
Na ocasião, as autoridades civis e militares verificaram as adaptações que foram realizadas para o emprego militar do meio, permitindo o desempenho de tarefas como Apoio Logístico Móvel, Patrulha e Inspeção Naval, Busca e Salvamento e Minagem.
 
A Diretora das VCB, Christiani Prisco, ofertou ao navio a imagem do Senhor dos Navegantes, benzida pelo Capelão Naval Antônio Jailson da Silva. A imagem vai se juntar à imagem de Nossa Senhora da Conceição, ofertada pela Madrinha do navio quando foi incorporado à Armada.
 
Almirante de Esquadra Liseo Zampronio
cumprimenta o Comandante do navio

Capitania dos Portos da Amazônia Oriental promove palestras sobre Segurança da navegação e escalpelamento no Furo do Nazário-PA

10/12/2018
 
Capitão dos Portos da Amazônia Oriental realizou
 entrega de coletes salva-vidas
 
No dia 29 de novembro, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) esteve presente na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Prefeito Laurival Cunha, situada no Furo do Nazário, no município paraense de Barcarena. O objetivo da visita foi para proferir palestras sobre assuntos referentes à segurança da navegação e à prevenção ao acidente de escalpelamento e distribuição de panfletos.
 
O Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra José Alexandre Santiago da Silva, realizou ainda a doação de coletes salva-vidas e a equipe da CPAOR realizou a instalação de cobertura de eixo das embarcações.
 
Realizadas em parceria com o Espaço Acolher e a Secretaria de Saúde Pública do Pará, as palestras fazem parte dos Projetos “Educando o Pequeno Navegante”, “Educando o Pequeno Marinheiro” e “Educando para evitar o sofrimento”, como parte do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia. O público-alvo foi composto por alunos e professores da instituição de ensino, bem como os condutores das embarcações de transporte escolar.
 
Militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e integrantes do Espaço Acolher e da Secretaria de Saúde Pública do Pará

Centro de Hidrografia e Navegação do Norte recebe treinamento sobre produção cartográfica

10/12/2018
 
Adestramento realizado no Departamento
de Operações do CHN-4
 
No período de 22 de outubro a 30 de novembro, a Divisão de Hidroceanografia do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, recebeu quatro militares do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para realizar adestramentos. Durante 40 dias, eles se revezaram parar abordar diversos assuntos e temas referentes à produção cartográfica de forma a aprimorar os processos executados no CHN-4.
 
Entre os treinamentos realizados, os mais relevantes foram a validação dos dados cartográficos produzidos no software “Hidrographyc Production Database” e a validação de dados de levantamentos hidrográficos. Também foram feitos cálculos e estudos sobre marés.
 
Para o Encarregado da Divisão de Hidroceanografia, Primeiro-Tenente Vitor de Carvalho Peres, as atividades foram essenciais para atualizar os procedimentos empregados no CHN-4. “Além de todo conhecimento técnico acumulado pelos militares do CHM, a vinda deles sanou muitas dúvidas a respeito dos procedimentos administrativos durante a produção cartográfica. Muitos vão ser aplicados a partir de agora”, completou.
 
Militares do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte
participantes do adestramento

Companhia de Polícia profere palestra sobre a Rosa das Virtudes em escola municipal no interior do RJ

10/12/2018
 
Aluno convidado a realizar a leitura das virtudes
 
No dia 7 de dezembro, a Companhia de Polícia (CiaPol), subordinada ao Comando da Tropa de Reforço, visitou a Escola Municipal Almerinda Ferreira de Almeida, situada no Bairro de Japuíba, no Município de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro-RJ, com o propósito de proferir uma palestra sobre a Rosa das Virtudes.
 
Foi realizada uma palestra para 65 estudantes, no auditório da própria escola, com ênfase nos valores da Honra, Lealdade, Patriotismo e Iniciativa. O evento proporcionou ao público presente o conhecimento de alguns dos valores cultuados na Marinha do Brasil, o que certamente contribuiu para a formação da cidadania desses jovens.
 
Primeiro-Tenente, fuzileiro naval, Leonardo Mattos
 explica o conceito da Rosa das Virtudes

Comando do 6º Distrito Naval participa de cerimônia alusiva ao 192º aniversário da Armada Boliviana

10/12/2018
 
Contra-Almirante Arentz recebeu a condecoração Mérito Naval
 “Comendador de La Orden”
 
O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, e o Navio Transporte Fluvial (NTrFlu) “Paraguassu”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, participaram, no dia 23 de novembro, da comemoração alusiva ao 192º aniversário da Armada Boliviana (ARBOL), realizada na cidade Puerto Quijarro, na Bolívia.
 
No evento, o Contra-Almirante Arentz recebeu do Comandante General de La Armada Boliviana, Almirante Flavio Gustavo Arce San Martín, a condecoração Mérito Naval “Comendador de La Orden”.
 
Entre as autoridades presentes na cerimônia estava o presidente da Bolívia, Juan Evo Morales Ayma. O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra, fuzileiro naval, Alexandre José Barreto de Mattos, representou o Comandante da Marinha no evento.
 
A participação nas comemorações permitiu estreitar os laços com a Armada Boliviana, além de reforçar a presença da Marinha do Brasil na fronteira oeste do País. A navegação realizada pelo NTrFlu “Paraguassu” em águas bolivianas foi inédita, aumentando a capacidade operativa dos meios do Comando do 6º do Distrito Naval.
 

Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins realiza projetos “Pátria Amada Brasil” e “Segurança da Navegação nas Escolas”

10/12/2018
 
Cerimonial à Bandeira Nacional
 
No dia 3 de dezembro, a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins realizou, na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Palmas-TO, mais uma etapa dos projetos “Pátria Amada Brasil” e “Segurança da Navegação nas Escolas”.
 
Na ocasião, militares da capitania conduziram o cerimonial à Bandeira Nacional narrado, seguido do canto do Hino Nacional. Em seguida, foi apresentada uma palestra abordando os símbolos nacionais e a segurança da navegação, seguida de atividades práticas, como apresentação do etilômetro e instrução sobre utilização de coletes salva-vidas.
 
A realização dos projetos visa capacitar os alunos para que eles possam atuar como transmissores de conhecimento aos seus pais, amigos e familiares, contribuindo para um futuro com menos acidentes e com maior valorização dos símbolos nacionais.
 
Palestra sobre Segurança da Navegação

Marinha do Brasil forma novos Marinheiros Recrutas em Manaus-AM

10/12/2018
 
Marinheiros Recrutas prestam continência
 individual ao Pavilhão Nacional
 
Em 5 de dezembro, o 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), realizou a Cerimônia Militar de Encerramento do Estágio de Instrução e Adaptação (EIA) e juramento à Bandeira para Marinheiros Recrutas da Turma II/2018.
 
O evento foi presidido pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares das Forças Armadas e Auxiliares, além dos familiares e convidados dos formandos.
 
O EIA foi realizado no 1ºBtlOpRib, no período de 31 de agosto a 30 de novembro, para 109 Marinheiros Recrutas.
 
Durante o estágio, foram oferecidos cursos profissionalizantes em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), nas áreas de manutenção de ares-condicionados, manutenção de motores de popa, garçom e agente de portaria.
 
Comandante do 9º Distrito Naval entrega o prêmio escolar
 para o primeiro colocado

Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul comemora a Semana da Marinha 2018

10/12/2018
 
Abertura da 36ª Semana da Marinha com palavras do
 Delegado de São Francisco do Sul
 
A Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul (DelSFSul) deu início, no dia 1º de dezembro, à 36ª edição da Semana da Marinha em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha  de São Francisco do Sul.
 
A primeira atividade esportiva foi o torneio de beach tennis, na Praia da Enseada, local em que também aconteceu uma ação cívico-social de saúde.
 
Na Casa de Cultura de São Francisco do Sul, teve Exposição de Artes. Na sequência, ocorreu a abertura da Semana da Marinha 2018, realizada na entrada principal da DelSFSul, com a tradicional corrida noturna com um percurso de cinco quilômetros. Este ano, o evento contou com participação dos componentes do “Projeto Pernas Solidárias”, que desenvolvem atividades esportivas para pessoas com deficiência.
 
No dia 2 de dezembro, foi realizado o Torneio de Xadrez, nas dependências do Clube Náutico Cruzeiro do Sul, encerrando a primeira parte das atividades da semana.
 
Equipe do Projeto “Pernas Solidárias” participando da corrida noturna

Diretoria de Hidrografia e Navegação realiza treinamento em validação de cartas eletrônicas

10/12/2018
 
Instrutores durante treinamento, nas instalações da Diretoria
de Hidrografia e Navegação
 
Entre os dias 4 e 13 de dezembro, a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) realiza um treinamento em validação de cartas eletrônicas, como parte do Projeto Escritório Regional Latino-Americano do Centro Internacional de Cartas Eletrônicas (LA-RENC IC-ENC). O objetivo do curso é apresentar aos alunos os principais conceitos, a importância e as técnicas para a validação dessas cartas, bem como a transição para o novo modelo de Carta Eletrônica S-100.
 
O treinamento consiste em aulas teóricas e práticas, ministradas por dois instrutores: em inglês, pelo representante do IC-ENC, Max Summer; e em espanhol, pela militar da DHN, Cabo Bruna Pinheiro, validadora do LA-RENC.
 
Participam como alunos quatro militares da Divisão de Cartografia do Centro de Hidrografia da Marinha, além de representantes dos serviços hidrográficos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
 
Todas as despesas de alimentação, passagens e estadia foram custeadas pelo Centro Internacional de Cartas Eletrônicas (IC-ENC).
 
Foto oficial do treinamento, na Diretoria
de Hidrografia e Navegação

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro participa da Campanha “Papai Noel dos Correios”

10/12/2018
 
Padrinhos entregam presentes para serem distribuídos
 
Pelo quarto ano consecutivo, o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) participou da Campanha “Papai Noel dos Correios”, disponibilizando 50 cartas de alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro para adoção. As cartas endereçadas ao Papai Noel foram adotadas por padrinhos que realizaram os sonhos nelas contidos.
 
Na campanha, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, crianças em vulnerabilidade social, moradoras de comunidades carentes e alunos da rede pública escrevem cartas ao Papai Noel, expressando em desenhos o que desejam de Natal. Esses desenhos se transformaram em presentes, entregues no dia 30 de novembro aos Correios, que farão a entrega para as crianças em 14 de dezembro.

Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais realiza Cerimônia em memória aos 52 anos da Operação “Graviola”

10/12/2018
 
Tripulação do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais formada
 
No dia 4 de dezembro, ocorreu uma cerimônia em homenagem aos 52 anos da Operação “Graviola”, incluindo um Culto Ecumênico e Aposição Floral em homenagem aos militares falecidos. Presidida pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), Vice-Almirante, Fuzileiro Naval, Paulo Martino Zuccaro, a cerimônia contou com antigos comandantes e tripulantes da organização militar, representações da Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos e dos Alunos dos cursos de especialização e aperfeiçoamento em Engenharia de Combate do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), além de sobreviventes e familiares dos falecidos na operação.
 
Em homenagem aos seus heróis mortos nessa operação, há no BtlEngFuzNav um monumento, erigido no seu pátio de formaturas. Ainda em memória do ocorrido, a cidade de Duque de Caxias-RJ, onde fica o Batalhão, inaugurou em 1978 a Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos, lembrando todos os mortos na figura do mais antigo falecido.
 
No pátio de formaturas, estavam também expostos novos equipamentos pesados de engenharia, utilizados principalmente na abertura, manutenção e desobstrução de vias, recentemente adquiridos pelo Corpo de Fuzileiros Navais. No desfile da tropa foi entoada, pela primeira vez em ato oficial, a Canção do BtlEngFuzNav, recentemente aprovada.
                                 
A cerimônia realizada permitiu ao BtlEngFuzNav demonstrar mais uma vez que, com sua atuação presente e com a preocupação de manter sua competência e profissionalismo para o que seja preciso no futuro, a tripulação da unidade busca seguir os valorosos exemplos de honra e determinação dados por seus antecessores, homenageando feitos heroicos como os ocorridos na Operação “Graviola” de 1966.
 
A Operação Graviola ocorreu em 6 de dezembro de 1966, consistindo em um assalto anfíbio lançado na Praia do Pontal do Cupê, em Recife–PE. Nessa operação, realizada sob duras condições meteorológicas, com o mar revolto, uma Embarcação de Desembarque de Viaturas e Pessoal, com 31 militares oriundos do BtlEngFuzNav, teve sua rampa arriada durante o movimento para terra, devido ao rompimento do seu cabo de sustentação, vindo então a naufragar, e, mesmo após um grande e intenso esforço em prol do resgate dos militares, nove combatentes anfíbios tiveram suas vidas levadas pelo mar.
 
 
Autoridades, sobreviventes e familiares no momento da aposição floral

Comando do 4º Distrito Naval participa da exposição "Portões Abertos 2018"

10/12/2018
 
Vice-Almirante Edervaldo e crianças na Ala 9, em Belém-PA
 
O Comando do 4° Distrito Naval (Com4ºDN) participou do tradicional "Portões Abertos 2018" da Ala 9, em Belém-PA. O evento aconteceu no dia 2 de dezembro. O propósito foi apresentar à população da cidade as atividades desenvolvidas pelas Forças Armadas na Amazônia Oriental.
 
No evento, o público conferiu  uma exposição de aviões e helicópteros militares e civis, assistiram a demonstrações operacionais e de paraquedismo e conheceram trabalhos de aeromodelismo e plastimodelismo. Também foram realizados shows musicais, atividades para as crianças e ações cívico-sociais com orientações de saúde para os visitantes.
 
A Marinha, por meio do Comando do 4º Distrito Naval e as organizações militares subordinadas, ofereceu diversos serviços, como orientações sobre as formas de ingresso na Força, mostra de materiais usados em missões de combate e uniformes utilizados pelo 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, bem como faróis do Centro de Centro de Hidrografia e Navegação do Norte. Ainda foi possível conhecer as atividades desenvolvidas pela Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém e pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.
 
A atividade que mais atraiu a atenção das crianças foi a oficina de nós marinheiros sob a orientação dos militares da Base Naval de Val de Cães. Os visitantes também tiraram dúvidas sobre segurança da navegação com a equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.
 
Oficina de nós desperta atenção de jovens e crianças

Comando do 4º Distrito Naval participa de ação cívico-social em Curuçá e Terra Alta-PA

10/12/2018
 
Atendimento de mastologia e ultrassonografia
 
O Comando do 4° Distrito Naval (Com4ºDN) participou, nos dia 1º e 2 de dezembro, de uma Ação cívico-social (Aciso) nas cidades de Curuçá e Terra Alta-PA em parceria com o Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. A Aciso teve como propósito promover atendimentos médicos e serviços que visem o bem-estar e cidadania.
 
Médicos do Hospital Naval de Belém, nas especialidades de pediatria, mastologista e clínica geral, realizaram mais de 200 atendimentos.
 
Na ocasião, ainda foram oferecidos serviços como alistamento militar, emissão de documentos e corte de cabelo. O Serviço de Recrutamento Distrital do Com4ºDN divulgou as diversas formas de como ingressar na Marinha e sanou dúvidas dos jovens interessados em servir à Pátria. Para as crianças das comunidades, foram realizadas brincadeiras lúdicas, distribuição de brinquedos e promoção de atividades recreativas com personagens infantis.
 
Em Curuçá, a Aciso ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raimunda Sena e na Comunidade Ribeirinha de Pacamorena. Na oportunidade, foi realizada uma visita à residência do Segundo-Tenente Nazaire Cordovil Barbosa, de 103 anos, o maior bem feitor da cidade, e uma apresentação da Banda de Música do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas.
 
Em Terra Alta, as ações foram feitas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Creuza Souza Viana, na sede do Centro de Referência de Assistência Social e no Posto de Saúde de Areial.  As atividades tiveram apoio das prefeituras dos municípios, da Justiça do Trabalho e da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Crianças recebem material explicativo sobre “Como ingressar na Marinha”

Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha recebe Certificado de Reconhecimento de Gestão

10/12/2018
 
Contra-Almirante, Intendente da Marinha, Luiz Roberto entrega o Certificado ao Presidente da CCCPM, Contra-Almirante, Intendente da Marinha, Henrique
 
A Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha (CCCPM) recebeu, em 5 de dezembro, o Certificado de Reconhecimento de Gestão no Nível 5, baseado no instrumento de avaliação  do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) de 500 pontos. Esse certificado é concedido pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, por meio do Núcleo de Excelência em Gestão do Rio de Janeiro, às organizações públicas que, no ciclo 2018, realizaram a autoavaliação da gestão, seguindo os fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão - MEG/MEGP.
 
O reconhecimento demonstra a constante evolução no desenvolvimento gerencial da Autarquia e a busca por melhorias que trazem sustentabilidade à organização e um serviço de excelência prestado à Família Naval.

Encerramento de curso de Análise de Imagens Aplicadas à Inteligência Operacional é realizado no Centro de Guerra Eletrônica da Marinha

10/12/2018
 
Alunos do 2° Curso Especial Básico de Análise de Imagens Aplicadas à Inteligência Operacional acompanhados de instrutores do curso
e do Diretor do CGEM
 
Foi realizada, no dia 6 de dezembro, a cerimônia de encerramento do 2° Curso Especial Básico de Análise de Imagens Aplicadas à Inteligência Operacional, no Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM).
 
O curso tem o propósito de preparar os militares para a condução de atividades básicas de inteligência de imagens relacionadas diretamente à inteligência operacional, focadas nas demandas da Marinha do Brasil. Nesse ano, a turma foi formada por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
 
O Diretor do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha, Capitão de Mar e Guerra Marcos Floresta Dias Filho, fez a entrega do prêmio ao primeiro colocado do curso, o Primeiro-Sargento Samuel Francisco de Souza, do Comando em Chefe da Esquadra.
 
 
Diretor do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha entrega
 o prêmio ao primeiro colocado do curso

Navio Patrulha “Guaíba” apresa barco de pesca com irregularidades

10/12/2018
 
Momento da abordagem
 
No dia 27 de novembro, durante Patrulha Naval a cerca de 70 quilômetros do litoral entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, o Navio Patrulha “Guaíba” enviou o Grupo de Visita e Inspeção ao Barco de Pesca “Capitão América” e realizou seu apresamento, quando foram verificadas divergências entre os documentos apresentados e os registros da Marinha.
 
No interior da embarcação, foi identificada, ainda, grande quantidade de carga diferente da atividade de um pesqueiro, que ocasionou o acionamento da Polícia Federal da cidade de Areia Branca-RN.
 
No dia seguinte, com o apoio da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, a embarcação e seus seis tripulantes foram entregues a representantes locais do Departamento de Polícia Federal para as providências administrativas e penais cabíveis.

Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves recebe Prêmio Qualidade Rio

10/12/2018
 
Contra-Almirante, Intendente da Marinha, Luiz Roberto Basso realiza
 a entrega da premiação
 
No dia 5 de dezembro, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) foi agraciado com o Diploma e Troféu Prêmio Qualidade Rio (PQRio) na Categoria Prata pelo reconhecimento de Gestão Nível 3, baseado no Modelo de Excelência em Gestão Pública (Instrumento de avaliação de 500 pontos).
 
O Núcleo de Qualidade e Excelência em Gestão do Rio de Janeiro promove a premiação para reconhecer organizações fluminenses que demonstram esforços efetivos para melhoria da qualidade da gestão rumo à excelência do seu modelo de Gestão.
 
O CIAMPA por meio das boas práticas de gestão implementadas pelo Programa Netuno visa aprimorar os seus processos, valorizando a melhoria contínua e buscando a excelência na Gestão em prol do cumprimento da sua nobre missão: prover uma formação de excelência aos futuros Combatentes Anfíbios da Marinha do Brasil.
Primeiro-Tenente, Intendente da Marinha, Paula Canat, encarregada do Programa Netuno do Centro de Instrução Almirante Milcíades

Voluntárias Cisne Branco-seccional Brasília lançam Pedra Fundamental da Varanda Multiuso e Casa de Música, na Ecovila Naval

10/12/2018
 
Voluntárias Cisne Branco no lançamento
 da Pedra Fundamental
 
As Voluntárias Cisne Branco-seccional Brasília (VCB-Brasília) lançaram a Pedra Fundamental da Varanda Multiuso e da Casa de Música da Ecovila Naval, em outubro. O evento contou com a presença da Diretora Nacional das VCB, Christiani Prisco Leal Ferreira e demais voluntárias, bem como militares e moradores da vila.
 
A Varanda Multiuso será um espaço de recreação, realização de atividades para interação/integração dos residentes da vila e promoção de eventos da família naval. Já a Casa de Música permitirá que as aulas de música aconteçam no mesmo ambiente, de forma a agregar as atividades musicais, culturais e artísticas da Ecovila Naval.
 
Atualmente, são ofertadas aos moradores e comunidades vizinhas de Santa Maria e Gama, regiões administrativas do Distrito Federal, aulas de flauta e teclado e, desde o dia 11 de outubro, aulas de violão.

Centro de Hidrografia da Marinha sedia XII Reunião da Secretaria Técnica da Hidrovia Uruguai-Brasil

09/12/2018
 
Participantes reunidos no
Centro de Hidrografia da Marinha
 
Entre os dias 3 e 5 de dezembro, o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) sediou a XII Reunião da Secretaria Técnica da Hidrovia Uruguai-Brasil. A instituição é assessorada por três Grupos de Trabalho (GTs), que abordam aspectos ligados à regulação do tráfego aquaviário, meio ambiente e cartografia na região.
 
Participaram do evento as delegações do Brasil e do Uruguai, compostas por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Ministérios dos Transportes e Marinhas de ambos os países; do Departamento Nacional de Insfraestrutura de Transportes; da Agência Nacional de Transportes Aquaviários e da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim.
 
Nos dias 3 e 4, os GTs se reuniram para esclarecer dúvidas, compartilhar dados e experiências, bem como encontrar soluções compatíveis com as peculiaridades econômicas e técnicas de cada país. Após discussões, no dia 5, os três grupos apresentaram e discorreram, em plenária, acerca de assuntos tratados nos dias anteriores, a fim de encontrar soluções comuns e estabelecer metas de trabalho. Ao final do encontro, foi assinada uma ata e definiu-se que a próxima reunião ocorrerá em 2019, na cidade de Montevidéu, no Uruguai.
 
A Secretaria Técnica da Hidrovia Uruguai-Brasil foi criada pelo Acordo entre a República Federativa do Brasil e a República Oriental do Uruguai sobre Transporte Fluvial e Lacustre na Hidrovia Uruguai-Brasil, celebrado em 2010 e promulgado em 23 de outubro de 2015, pelo Decreto nº 8.548.

Integrante do Programa Forças no Esporte do CIAMPA é convocado pela Seleção Brasileira de Rugby

09/12/2018
 
Adolescente do Profesp-CIAMPA convocado
 para Seleção Brasileira de Rugby
 
O adolescente do Programa Forças no Esporte (Profesp) do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), João Lucas Marino de Souza, de 16 anos, foi convocado pela Seleção Brasileira de Rugby para participar do Primeiro Campeonato Sul-Americano M18 Challenge, na cidade de Assunção, no Paraguai, no período de 30 de novembro a 2 de dezembro.
 
O Rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo e é uma das atividades desenvolvidas pelo Profesp-CIAMPA que possui uma parceria inédita com a Rugby, viabilizando o contato inicial de muitos adolescentes com este esporte e, consequentemente, o seu aprimoramento. 
 
O jovem atleta participa do programa há três anos. Ele conheceu e começou a praticar o Rugby, tornando-se exemplo para os outros 400 adolescentes beneficiados pelo Profesp-CIAMPA. Este programa tem por objetivo a prática e a cultura do esporte como forma de promover o desenvolvimento integral, a inclusão social, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  

Palestra da 1ª Oficial General das Forças Armadas marca o início do 1º Estágio de Operações de Paz para Mulheres conduzido no Brasil

09/12/2018
 
Almirante Dalva ministra aula inaugural para o 1º estágio
de Operações de Paz Feminino
 
Em 3 de dezembro, na Escola de Operações de Paz de Caráter Naval, a aula inaugural, proferida pela Contra-Almirante, médica, Dalva Maria Carvalho Mendes, marcou o início do 1º Estágio de Operações de Paz para Mulheres.
 
A iniciativa pioneira é o resultado de parceria entre a Marinha do Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU) e visa atender as metas estabelecidas pela ONU de significativa ampliação da participação feminina nas Operações de Paz.
 
A Contra-Almirante Dalva, integrante da primeira turma de oficiais incorporadas à Marinha do Brasil e primeira brasileira a ser promovida a oficial-general, motivou todas as participantes do estágio ao abordar o tema “A importância da mulher nas Forças Armadas”. Sua aula apresentou aspectos históricos da integração da mulher no ambiente militar e a contribuição inestimável da mulher no cumprimento das missões constitucionais das Forças Armadas, inspirando a turma a manter e ampliar o protagonismo feminino, também por meio da participação em missões de paz.
 
O primeiro dia do estágio, contou ainda com uma palestra sobre o tema “Participação feminina em operações de paz”, ministrada pela Doutora Renata Giannini, pesquisadora do tema “mulher, paz e segurança”, do Instituto Igarapé,
 
O estágio conta com a participação de 38 alunas, sendo 26 militares da Marinha do Brasil; uma oficial da Força Aérea Brasileira; três oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e sete civis, sendo uma do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, duas da Universidade Federal Fluminense e duas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
A Escola de Operações de Paz de Caráter Naval está localizada no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, principal estabelecimento de ensino do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
 
Participantes do 1º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

Marinha e Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste inauguram Laboratório de Tecnologia Naval e Offshore

09/12/2018
 
Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e reitora da UEZO
 inauguram Laboratório de Tecnologia Naval e Offshore
 
O Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), Vice-Almirante, engenheiro naval, Liberal Enio Zanelatto, e a Reitora da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Maria Cristina de Assis, inauguraram, em 28 de novembro, o Laboratório de Tecnologia Naval e Offshore (LTNO) da UEZO, fruto do acordo de cooperação entre as duas instituições.
 
O laboratório beneficiará os cursos de graduação em Construção Naval, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica, bem como os programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais e em Ciência e Tecnologia Ambiental, além das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, em especial aqueles vinculados ao desenvolvimento e inovação tecnológica.
 
Tratam-se de equipamentos voltados para estudos nas áreas de Ciência dos Materiais, com estudos do tipo corrosão e sistemas de proteção, caracterização, metalurgia física e ensaios mecânicos. A reitora da UEZO, Maria Cristina de Assis, destacou que o LTNO representa mais uma iniciativa para a formação de recursos humanos de alto nível, mão de obra que será de grande importância neste momento de recuperação do Estado do Rio de Janeiro.
 
A solenidade de inauguração do LTNO contou ainda com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos, e do Coordenador da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM), Capitão de Mar e Guerra Wilson Gonzaga Palmeira.

Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais realiza adestramento no Centro de Avaliações do Exército

09/12/2018
 
Pelotão de Carros de Combate realiza tiro
 
O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizou, no período entre 27 e 30 de novembro, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), um adestramento empregando um Pelotão de Carros de Combate (Pel CC) e duas Viaturas Blindadas Especiais sobre Rodas 8x8 Piranha IIIC (VtrBldEsp SR 8x8 Piranha IIIC), entre outros meios destinados ao apoio do evento.
 
O exercício contou com a participação de cerca de 80 militares do BtlBldFuzNav, além de militares de outras Unidades apoiadoras. O objetivo do adestramento foi a realização de Exercícios Operativos de tiro visando à manutenção da capacidade operativa das guarnições dos Carros de Combate e a realização de pistas de maneabilidade, obstáculos e transposição de curso d'água pelos alunos do Estágio de Qualificação Técnica Especial de Operações da Viatura Blindada Especial Sobre Rodas 8x8 Piranha IIIC.
 
Os adestramentos foram realizados com êxito, coroando o término do  Estágio, ao formar 26 novos Operadores e Comandantes deste tipo de viatura que, a partir de agora, estão capacitados a serem empregados nas diversas Operações do Batalhão, entre elas, as de Garantia da Lei e da Ordem, atualmente em curso no estado do Rio de Janeiro.
 
Durante o exercício, ocorreu a simulação do ataque de um Pelotão de Carros de Combate (quatro carros), sendo realizado o tiro simultâneo do Pelotão, que consiste na execução do disparo das quatro viaturas ao comando do Comandante do Pelotão, garantindo um nível de aprestamento das guarnições dos Carros de Combate.
 
Pista de Maneabilidade com Viaturas Blindadas Especiais
 sobre Rodas 8x8 Piranha IIIC

Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha promove XV Exposição “O Belo e a Sustentabilidade”

09/12/2018
 
Alimentos arrecadados na exposição
 
A Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha (CCCPM), nas atividades de sustentabilidade no ano de 2018, realizou a XV Exposição “O Belo e a Sustentabilidade”, resultando em uma demonstração de solidariedade da Força de Trabalho, arrecadando 342 quilos de alimentos em prol de pessoas carentes.
 
Com a gradativa mobilização dos componentes da CCCPM, foi inserida no cotidiano da Autarquia a importância da preservação ambiental. Iniciou-se com a Coleta Seletiva, em 2009, produzindo ao longo dos anos, exposições como forma de melhoria de processos, utilizando o trabalho de artesãos e artesãs da sustentabilidade para reciclar todo o material arrecadado e coletado na CCCPM.
 
Por desdobramento, muitos objetos, caracterizados pela boa aparência e conservação ou sem utilidade, foram doados por colaboradores que, por motivos diversos, já não utilizavam mais em suas residências. Foi possível também, a partir de 2011, realizar exposições com essas contribuições, a participação de pessoas interessadas nesses objetos e, por meio de Trocas Inteligentes, angariar alimentos, em especial leite em pó integral, para as diversas campanhas beneficentes apoiadas pela CCCPM.
 
Diante da arrecadação de alimentos oriundas da XV Exposição “O Belo e a Sustentabilidade” e do “Gesto Concreto do Círculo Bíblico” desta Autarquia, foram doados alimentos para a Paróquia Nossa Senhora da Luz, localizada no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro-RJ. Essas iniciativas atenderam às mães carentes da Creche do Tijuaçu e as gestantes apoiadas e orientadas a não praticar aborto no Projeto “Pró-Vida”, tarefa sob a responsabilidade da Igreja beneficiada.
 
Entrega dos alimentos arrecadados

Capitania dos Portos do Maranhão participa da Páscoa dos Militares

09/12/2018
 
Militares das Forças Armadas se uniram
durante a comemoração da Páscoa Militar
 
A Capitania dos Portos do Maranhão participou, no dia 30 de novembro, da Páscoa dos Militares, evento organizado pelo 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), em São Luís-MA. Também estiveram presentes no evento Capelães Militares, do Centro de Lançamento de Alcântara; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal e Escola de Música do Bom Menino das Mercês.
 
A missa foi celebrada na Catedral da Sé, com a apresentação de banda e coral compostos por integrantes das Forças Armadas e Forças Auxiliares.
 
Militares da Capitania dos Portos do Maranhão participaram
da missa na Catedral da Sé

Comando do 4º Distrito Naval realiza Imposição de Medalhas de “Amigo da Marinha” na Amapá

09/12/2018
 
Agraciados recebem medalhas “Amigo da Marinha”
 
A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou, no dia 29 de novembro, a cerimônia de Imposição de Medalhas de “Amigo da Marinha”. O evento foi presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, e contou com a presença do presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Amapá, Glauco Mauro Cei, e de autoridades civis e militares.
 
Na ocasião, foram feitas as imposições das medalhas “Amigo da Marinha” e a entrega de diplomas a 12 personalidades da sociedade amapaense. Entre elas, o Prefeito de Macapá, Clécio Luis Vilhena Vieira, e o Vice-Governador eleito do Amapá, Jaime Domingues Nunes.
 
Os agraciados foram escolhidos para receberem a Medalha “Amigo da Marinha” por contribuírem para cultivar e divulgar, de forma espontânea, os valores e ações da Marinha do Brasil, fomentando a relevância da Força Naval e o comprometimento com o desenvolvimento nacional.

Delegação do Centro de Altos Estudos Nacionais do Peru visita a Escola de Guerra Naval

09/12/2018
 
Os oficiais da comitiva assistiram a uma palestra institucional
 sobre a Escola de Guerra Naval
 
No dia 30 de novembro, a Escola de Guerra Naval (EGN) recebeu uma delegação do Centro de Altos Estudos Nacionais (CAEN) do Peru, composta pelo General de Brigada Herrera Lama Orlando e Oficiais Alunos da Instituição. Também integrou a comitiva o Adido do Peru, General de Brigada Herbert D'Avila Ramirez.
 
Inicialmente, os militares assistiram a uma apresentação institucional sobre a EGN, que abordou a estrutura e o funcionamento dos cursos de carreira, as atividades desenvolvidas por cada Área de Estudo, a atuação do Centro de Jogos de Guerra e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), destinado a militares e civis.
 
Na sequência, o Diretor da EGN, Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, percorreu com os integrantes da delegação do CAEN as instalações da EGN.
 
A visita fez parte da programação da viagem de estudos ao Brasil da “LXVIII Edição do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Defesa Nacional do CAEN”.
 
 
O Diretor da Escola de Guerra Naval e
oficiais integrantes da delegação

Capitania Fluvial de Brasília visita municípios de Goiás recém-incorporados à sua área de jurisdição

09/12/2018
 
Equipe da Capitania Fluvial de Brasília no distrito de Luiz Alves-GO,
 às margens do Rio Araguaia
 
Com o propósito de conhecer as localidades com intenso tráfego aquaviário situadas às margens do rio Araguaia, identificar as principais carências e estreitar os laços com a comunidade fluvial, no período de 19 a 22 de novembro, uma equipe de militares da Capitania Fluvial de Brasília (CFB) visitou os municípios de São Miguel do Araguaia e Nova Crixás-GO. Estes municípios pertenciam à área de jurisdição da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia e foram incorporados à jurisdição funcional da CFB, em maio do corrente ano. A recente incorporação elevou para 229 (93%) a quantidade de municípios goianos sob a responsabilidade da CFB.
 
Foram oferecidos, nos dias 20 e 21 de novembro, diversos serviços na modalidade “Capitania Itinerante” no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, e a equipe contou com o apoio da Associação dos Barqueiros de Luiz Alves e Pescadores Artesanais, onde a estrutura de atendimento e processamento foi instalada. Os ribeirinhos goianos puderam regularizar a situação de suas embarcações e de suas habilitações para navegar, e agradeceram pela oportunidade oferecida pela Marinha do Brasil. Nos dois dias de trabalho itinerante, foram realizados 86 atendimentos e emitidos 59 novos documentos.
 
Em complemento às atividades realizadas, o Capitão dos Portos de Brasília, Capitão de Fragata Paulo Marcelo Löer, contando com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha de Goiânia (Soamar-Goiânia), reuniu-se com representantes das prefeituras dos municípios de São Miguel do Araguaia e de Nova Crixás, ocasião em que transmitiu aos presentes informações acerca dos serviços oferecidos e das atividades exclusivamente desempenhadas pela CFB no estado de Goiás.
 
O Capitão dos Portos de Brasília visitou, ainda, São José dos Bandeirantes, distrito de Nova Crixás situado às margens do rio Araguaia e destino de pescadores e turistas.
 
Atendimentos aos ribeirinhos foram realizados na sede da Associação dos Barqueiros de Luiz Alves e Pescadores Artesanais