Aviação Naval comemora 100 anos

05/09/2016

 

 

No dia 26 de agosto, foram realizados, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, os eventos alusivos ao Centenário da Aviação Naval. A data é comemorada no dia 23 de agosto.

Ao longo das cerimônias ocorreram entregas dos diplomas do Mérito Aeronaval para militares e civis agraciados, além dos seguintes lançamentos em comemoração ao Centenário: medalha produzida pela Casa da Moeda, selo confeccionado pelos Correios e um livro histórico elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Cerimônia realizada no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia

 

Em seguida foi realizado o desfile da Companhia de Honra; dos grupamentos da Diretoria de Aeronáutica da Marinha; do Navio Aeródromo “São Paulo”; das Organizações Militares diretamente subordinadas ao Comando da Força Aeronaval; dos alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro; de representantes da Associação de veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais; e dos militares da reserva que ajudaram a escrever a história da Aviação da Marinha do Brasil, os “Velhas Águias”. Também participaram representações de Oficiais da Força Aérea Brasileira, que integraram o Primeiro Grupo Aéreo Embarcado, e do Exército Brasileiro, pilotos de helicópteros formados na década de 80, quando houve a recriação da Aviação do Exército.

 

Ministro da Defesa Raul Jungmann

 

História da Aviação Naval

A história da Aviação Naval brasileira iniciou-se em 1916 com a criação da Escola de Aviação Naval, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O pioneirismo no emprego de aeronaves militares no Brasil, em prol da segurança e do desenvolvimento nacional, contribuiu para o desbravamento das rotas aéreas e em operações de patrulha em defesa do litoral e áreas fronteiriças.

A cerimônia militar foi presidida pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; dos ex-Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho e Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho; dos Ministros dos Superior Tribunal Militar; de demais membros do almirantado e de diversas autoridades civis e militares.