A Marinha do Brasil inaugurou, na tarde desta quarta-feira, 29 de junho, em Florianópolis (SC), um novo espaço cultural no País, o Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina (CCMSC). O evento começou com o cerimonial à bandeira comentado, transcorrendo para o desenlace da fita simbólica pelas autoridades, prosseguiu com o descerramento da placa e a realização da primeira visita guiada por Jules Soto, curador do projeto.
Na oportunidade, estiveram presentes o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos; o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes, além de autoridades civis como o Vice-Governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira; o Presidente do Instituto Cultural Soto, Jules Soto; e militares da reserva.
Vilmar Santos
Item do acervo
O CCMSC contribuirá para difundir a mentalidade marítima e a vocação do nosso País para o mar, além de ser mais uma opção cultural e de lazer para a população. O local que abrigou tanto o histórico Forte Santa Bárbara quanto a Capitania dos Portos do Estado de Santa Catarina está localizado na rua Antônio Luz nº 260, no centro da cidade, e funcionará inicialmente com visitas agendadas.
O projeto é uma parceria entre o Instituto Cultural Soto, que é uma organização da sociedade civil de interesse público, e a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 5º Distrito Naval. O trabalho de restauro do prédio demorou aproximadamente dois anos e o acervo foi cedido e tutelado, sem custo, pelo Instituto.
Fachada do CCMSC em Florianópolis (SC)