Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” retorna da Operação Acre 2016

NAsH “Doutor Montenegro” retornou para Manaus após mais de três meses de comissão

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” retornou para Manaus, no dia 29 de abril, após três meses e três semanas realizando atendimentos médicos e odontológicos durante a 16ª edição da Operação Acre 2016.

Segundo o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, a Operação Acre bateu o recorde de 28.385 de pessoas atendidas e 138.175 procedimentos médicos e odontológicos. “O balanço da operação foi extremamente positivo e estamos muito satisfeitos e agradecidos de termos tido a oportunidade, mais uma vez, de atender as populações ribeirinhas e levar essa ajuda da Marinha do Brasil a essas pessoas que precisam desse apoio”, destacou.

A família do Segundo-Sargento José Flávio Gomes da Cruz o aguardava ansiosa. O militar demonstrou sua satisfação em participar de mais uma edição da Operação. “Pra mim é uma alegria muito grande prestar esse atendimento a mais de 28 mil pessoas. Essa é uma missão muito nobre, ir a lugares que, na maioria das vezes, as únicas pessoas que conseguem chegar somos nós, a Marinha do Brasil. Voltar e encontrar a minha família com saúde me deixa muito feliz”, ressaltou.

Segundo-Sargento Flávio com seu filho na chegada do navio

Durante a Operação Acre 2016, foram realizados os seguintes serviços: consultas médicas e odontológicas; vacinações (dengue, hepatite A e B, poliomelite, HPV, febre amarela e tétano); exames laboratoriais; raio X e mamografias;  distribuição de medicamentos e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, dengue, malária e gravidez. Foram, também, realizadas palestras visando promover a medicina preventiva, como: higiene bucal e corporal; tratamento da água e alimentos; Doenças Sexualmente Transmissíveis; combate ao mosquito Aedes aegypti; e outros temas de interesse da população.

Na missão, foram empregados 70 militares, sendo 21 da área de saúde. Foram visitadas 47 comunidades no Médio e Alto Juruá (AM), sendo distribuídos 632.945 medicamentos para 28.385 ribeirinhos.

Dados finais da Operação:

- 203 exames de mamografia;

- 214 exames radiográficos;

- 2.532 exames laboratoriais;

- 42.098 procedimentos odontológicos; e

- 12.021 consultas médicas.