Capitanias dos Portos do Grupo Norte recebem orientações funcionais da DPC

A reunião de orientação com os Capitães dos Portos do Grupo Norte foi sediada na Capitania dos Portos da Amazônia Oriental

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) promoveu, entre os dias 9 e 10 de maio, uma extensa programação de atividades técnicas nas áreas da Segurança do Tráfego Aquaviário, Ensino Profissional Marítimo e meio ambiente.  A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, em Belém (PA), sediou a reunião funcional dos Capitães dos Portos do Grupo Norte.

A reunião contou com a presença do Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, que apresentou as diretrizes a respeito da autoridade marítima no nível deste Órgão de Direção Setorial e foi prestigiada pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva. Participaram do evento, os Capitães dos Portos da Amazônia Oriental, Maranhão, Amazônia Ocidental, Piauí, Amapá, Santarém e Tabatinga.

O encontro teve como propósito padronizar procedimentos e disseminar experiências entre todos os participantes. As atividades técnicas foram coordenadas pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho. A programação foi marcada por palestras ministradas por especialistas da DPC. Foram discutidas experiências para verificar problemas regionais que possam ter soluções já adotadas com sucesso por uma das Organizações Militares participantes, visando ao aprimoramento das atividades e das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).