AgJuazeiro participa de fiscalização na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

 

Foram apreendidos 250 kg de pescado e recolhidos mais de seis mil metros de redes de pesca irregulares

No período de 24 de abril a 6 de maio, a Agência Fluvial de Juazeiro (AgJuazeiro) participou da 37ª etapa do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que ocorreu em Juazeiro e em mais nove municípios da região do Vale do São Francisco: Remanso, Sobradinho, Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Jaguarari.

O FPI é um trabalho de prevenção e combate à degradação do meio ambiente, realizado por diversos órgãos que tenham atuação direta ou alguma interface com questões ambientais.

 

Parceria entre a Marinha do Brasil e o IBAMA

Com isso, a Marinha do Brasil e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) formaram a equipe aquática, que teve a atribuição de fiscalizar e coibir a pesca predatória e a operação de dragas de extração mineral ilegais. Paralelamente, a equipe da AgJuazeiro realizou ações de inspeção naval promovendo a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no rio e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações e suas instalações de apoio, no Lago do Sobradinho.

Durante as ações, os inspetores navais da AgJuazeiro, em conjunto com agentes do IBAMA, notificaram cinco embarcações, fizeram a apreensão de 250 kg de pescado e recolheram mais de seis mil metros de redes de pesca irregulares.