Caça-palavras: Osteoporose

20/10/2021

 

Osteoporose: É uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.

Os principais tipos de osteoporose são:

Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa.
Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos.
Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam medicamentos de uso crônico como, por exemplo, corticoides.

Fatores de risco:

Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da osteoporose.

1. Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre diminuição dos níveis de estrógeno (hormônio feminino), que é fundamental para manter a massa óssea.

2. Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade.

3. Hereditariedade: a osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença.

4. Dieta pobre em cálcio: o cálcio é fundamental na formação óssea. Sua obtenção a partir da alimentação é imprescindível para prevenir a osteoporose.

5. Excesso de fumo e álcool: tem-se observado maior incidência de osteoporose entre as pessoas que consomem álcool e fumo em excesso.

6. Imobilização prolongada: o exercício físico constitui um importante estímulo para a formação e o fortalecimento dos ossos. Grandes períodos de imobilização e a falta de exercícios podem levar à osteoporose.

7. Medicamentos: alguns medicamentos, como os corticoides, em tratamentos de longa duração, favorecem a redução da massa.

Diagnóstico: Através da densitometria óssea faz-se o diagnóstico tanto da osteoporose quanto da osteopenia (perda gradual da massa óssea que pode levar à osteoporose) e, assim, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível. Em casos de doença avançada, pode-se encontrar sinais suspeitos de osteoporose num Raio-X simples.

 

Esterlita
Primeiro-Tenente (Md)
Ginecologista da Policlínica Naval de Campo Grande

 

Fonte: Saúde Naval. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/saudenaval/osteoporose2021.