Mensagem do Presidente

BRASÍLIA, DF.
Em 11 de junho de 2021.

Assunto: Mensagem do Senhor Presidente da República por ocasião da comemoração do 156º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha

O Brasil sempre pôde contar com as suas Forças Armadas!

Desde sempre, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica se constituíram em leais aliados do povo brasileiro para defender seus interesses.

Hoje, nos reunimos para celebrar os feitos de marinheiros que lutaram pelo Brasil em uma das mais importantes batalhas da Guerra da Tríplice Aliança, a Batalha Naval do Riachuelo.

Em 11 de junho de 1865, graças à coragem, iniciativa e, sobretudo, amor à Pátria de insignes brasileiros, conseguimos nos contrapor à investida do adversário, infligindo-lhe pesadas baixas.

Naquela luta sangrenta e cruel, bravos brasileiros, com o sacrifício de suas próprias vidas, tornaram-se heróis e exemplos de patriotismo.

O destemor no momento do combate e a perspicácia do Almirante Barroso, ao assumir que estava em desvantagem e que precisava superar a Força Naval inimiga, se deu ao valer-se do maior porte e da proa reforçada de seu Capitânia, a Fragata Amazonas, lançando-a contra as naus opositoras mais próximas, sob forte artilharia. Nesse momento, o ânimo da vitória contagiou a Força Naval brasileira, que se mantinha em cerrado combate. Por fim, a atitude dos marinheiros brasileiros fez a diferença!

Nos dias de hoje, as ameaças e as dificuldades mostram-se de outra forma, podendo até ser invisíveis aos nossos olhos, porém o comprometimento dos nossos anônimos marinheiros e demais militares nos enche de crença no futuro.

Esse complexo mundo em que vivemos, imerso em uma nova geopolítica, está repleto de transformações e a Marinha as vem acompanhando no compromisso de formarmos uma Nação moderna e atuante no cenário internacional. Para isso, não há dúvidas de que necessitamos ser contagiados pela mesma motivação, adaptabilidade e inventividade dos marinheiros daquela época que, apesar dos desafios, foram vitoriosos.

A Marinha do Brasil do presente continua empenhada em sempre se aproximar da sociedade, enfatizando as potencialidades e as riquezas da nossa Amazônia Azul, mostrando ser necessário dispor de uma Força Naval atualizada, de porte compatível com suas responsabilidades constitucionais e com a grandeza do Brasil.

Essa grandeza é refletida pela necessidade de se resguardar os interesses nacionais nos mais de 5,7 milhões de km2 de água salgada e de 60.000 km de vias fluviais que representam a nossa Amazônia Azul. Aí se encontra incalculável patrimônio que é dos brasileiros e precisa ser protegido.

Para isso, nossa Marinha segue com alguns dos seus Programas Estratégicos, tais como o Programa de Submarinos, o Projeto de Construção das Fragatas Classe Tamandaré, o Programa Nuclear e o do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, cujos benefícios transbordam para a sociedade como um todo, trazendo tecnologia de ponta, emprego e desenvolvimento.

A Marinha segue, juntamente com as suas Forças irmãs, sob a condução firme do Ministro da Defesa, contribuindo para o progresso do Brasil, provendo relevantes apoios no combate à pandemia, transportando materiais, levando vacinação e assistência aos mais variados rincões do nosso País. Enfim, cuidando da nossa gente mais necessitada!

Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis da Marinha, brasileiros possuidores de garra e determinação, deixo aqui o meu reconhecimento pela dedicação diuturna com a qual vencem os desafios, carregados do mesmo sentimento e do exemplo daqueles heróis que nos antecederam.

Por fim, aos promovidos e agraciados com a comenda da Ordem do Mérito Naval, transmito meus sinceros cumprimentos. Esse é o reconhecimento dessa Instituição secular, e invicta, pelo trabalho realizado por cada um. A firme dedicação, abnegação e amor à Pátria de cada um dos senhores é o que fortalece a nossa mentalidade marítima, a nossa “Amazônia Azul” e a nossa Nação!

Que Deus abençoe a nossa Marinha do Brasil!

JAIR MESSIAS BOLSONARO
Presidente da República Federativa do Brasil