A Divisão de Controle de Especificações, subordinada ao Departamento de Qualidade do Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM), tem como missão principal realizar o controle de qualidade dos medicamentos produzidos pelo LFM.
Atribuições da Divisão de Controle de Especificações
- Aprovar ou rejeitar as matérias-primas, os materiais de embalagem e os produtos intermediários, a granel e terminados em relação à sua especificação;
- Avaliar os registros analíticos dos lotes;
- Assegurar que sejam realizados todos os ensaios necessários;
- Participar da elaboração das instruções para amostragem, as especificações, os métodos de ensaio e os procedimentos de controle de qualidade; e
- Apoiar tecnicamente a produção e controlar a qualidade dos medicamentos do LFM.
CONCEITOS IMPORTANTES:
ESPECIFICAÇÃO
Documento que descreve em detalhes os requisitos que os materiais utilizados durante a fabricação, produtos intermediários ou produtos terminados devem cumprir. As especificações servem como base para a avaliação da qualidade.
MATERIAL DE EMBALAGEM
Qualquer material, incluindo material impresso, empregado na embalagem de um medicamento. Exclui-se dessa definição outra embalagem utilizada para transporte ou expedição. Os materiais de embalagem são classificados como primários ou secundários, de acordo com o grau de contato com o produto.
MATÉRIA-PRIMA
Qualquer substância, seja ela ativa ou inativa, com especificação definida, utilizada na produção de medicamentos. Exclui-se dessa definição os materiais de embalagem.