SecCTM promove 8º Encontro Técnico de Materiais e Química

Entre os dias 26 e 27 de novembro, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM), por meio do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), promoveu o 8º Encontro Técnico de Materiais e Química (8ºETMQ), nas dependências do Centro de Gestão Tecnológica (CGETEC) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). O evento, que teve como objetivo principal promover o intercâmbio de informações entre pesquisadores, engenheiros e técnicos nas áreas de materiais compósitos, energéticos, cerâmicos, poliméricos, metálicos e técnicas analíticas, visou também estimular o desenvolvimento de atividades científico-tecnológicas de interesse da Marinha do Brasil (MB), do Ministério da Defesa (MD) e da comunidade científica em geral.

Estiveram presentes ao evento o CA (EN) Luiz Carlos Delgado, Diretor do IPqM e o CMG (EN) Guilherme da Silva Sineiro, representante da SecCTM, que proferiu a palestra de abertura, intitulada “Materiais: Conquistas, Desafios e a Soberania no Mar”. O Encontro, que contou com cerca de 250 inscritos, entre pesquisadores, professores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação redundou em profícua jornada científico-tecnológica, com 65 trabalhos acadêmicos selecionados. Desses, 48 foram expostos em duas concorridas sessões de posteres e 17 em apresentações orais, tendo sido abordados os seguintes temas: Materiais Energéticos, Cerâmicos, Poliméricos, Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e Nanotecnologia. O evento contou com o patrocínio das empresas Avibrás Indústria Aerospacial (Avibrás), Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Amazônia Azul Tecnologias de Defesa SA (AMAZUL) e da SINC do Brasil Instrumentação Científica Ltda (SINC do Brasil). E com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM).

Nesta edição, a tradicional reunião científica foi marcada pela expressiva participação de representantes de organizações que constituem o meio acadêmico e o setor produtivo, que pesquisam ou atuam em atividades de materiais e química, tais como: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Divisão de Química do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Estadual de São Paulo (USP), Instituto Militar de Engenharia (IME); Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CtecCFN) e Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS), além das instituições de excelência no exterior: Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química (ICT / Alemanha); Swedish Defence Research Agency (FOI / Suécia) e Netherlands Organisation for Applied Scientific Research (TNO / Holanda); fomentando discussões técnicas de qualidade e o intercâmbio de informações.

O 8ºETMQ integrou o calendário de atividades 2015 da SecCTM e faz parte de um projeto que busca o aprimoramento tecnológico, oriundo da aplicação do conhecimento científico, em áreas estratégicas da MB, dentre elas a de Materiais e Química.