Comandante da Marinha visita o Instituto de Pesquisas da Marinha

No dia 15 de outubro, o Comandante da Marinha (CM), Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, visitou o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). Na ocasião, foi recepcionado pelo Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM).

O Comandante da Marinha assistiu a uma palestra proferida pelo Diretor do IPqM, Contra-Almirante (EN) Luiz Carlos Delgado, sobre as principais atividades e os projetos estratégicos do Instituto. Em seguida, visitou os Grupos de Pesquisa, que atuam nas áreas de Sistemas Digitais, Sistemas de Guerra Eletrônica, Sistemas de Armas, Sistemas Acústicos Submarinos e de Tecnologia de Materiais, onde teve a oportunidade de conhecer os equipamentos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento no IPqM, bem como suas aplicações para atender ao fortalecimento do Poder Naval e à independência tecnológica da MB.

O Diretor, durante a sua apresentação, ressaltou: “É motivo de muito orgulho receber o Comandante da Marinha em nosso Instituto, e também um privilégio por ter sido a primeira ICT subordinada à SecCTM a ser visitada pelo CM”. Tal distinção representa o relevante apoio da Alta Administração Naval às atividades atinentes ao Sistema de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil (SCTMB).

Ao final da visita, demonstrando estar muito bem impressionado com o que viu, o CM proferiu algumas palavras de incentivo, quando destacou a necessidade da manutenção da motivação no desenvolvimento das tecnologias necessárias à Marinha, mesmo diante das dificuldades atuais. “Termino esta visita ao IPqM orgulhoso e satisfeito com tudo que vi e, principalmente, com o enorme ânimo e motivação que percebi em todos. Bravo Zulu! Sucesso!”, declarou o Almirante Leal Ferreira, por ocasião da assinatura do Livro do Estabelecimento.