IPqM recebe visita de Aspirantes da Escola Naval

O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) recebeu a visita de Aspirantes do 4º ano do Corpo da Armada – Habilitação em Sistemas de Armas, da Escola Naval (EN), no dia 31 de julho.

A comitiva foi recepcionada pelo Vice-Diretor do IPqM, CMG (T) Adilton Santana, e em seguida assistiu uma palestra proferida pelo Engenheiro Vicente Linhares, Chefe do Departamento de Pesquisas do Instituto, sobre as principais atividades, os projetos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento. Logo após, houve uma visita guiada aos Grupos de Sistemas de Armas, de Sistemas Acústicos Submarinos, de Sistemas Digitais e de Sistemas de Guerra Eletrônica, onde os visitantes conheceram os equipamentos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento no IPqM, bem como suas aplicações para o fortalecimento do Poder Naval.

A Escola Naval é a mais antiga instituição de ensino de nível superior do Brasil. Foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, por Carta Régia da Rainha D. Maria I sob a denominação de Academia Real de Guardas-Marinha. Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia desembarcou no Rio de Janeiro em 1808, trazida a bordo da nau "Conde D. Henrique". Instalada primeiramente no Mosteiro de São Bento, lá permaneceu até 1832, e a partir daí sofreu inúmeras mudanças de instalações, tendo funcionado inclusive a bordo de navios. Finalmente, em 1938, a Escola Naval veio fixar-se na Ilha de Villegagnon.

Tradicionalmente, a EN visita o IPqM em busca de aquilatar a formação de seus Aspirantes, conhecendo na prática as tecnologias necessárias à Marinha.