IPqM recebe visita do Curso de Gestão de Recursos de Defesa da Escola Superior de Guerra

CAlte (EN) Ruivo e a comitiva da ESG-CGERD

          O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) recebeu, no dia 01 de outubro de 2014, a visita de 33 estagiários e 3 instrutores do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) da Escola Superior de Guerra (ESG).

          A comitiva foi recepcionada pelo Diretor do IPqM, C Alte (EN) Humberto Moares Ruivo, que proferiu uma palestra com a apresentação das principais atividades do Instituto. Em seguida, houve uma visita guiada aos Grupos de Sistemas Digitais, Sistemas de Guerra Eletrônica, Sistemas de Armas, Sistemas Acústicos Submarinos e de Tecnologia de Materiais, onde os pesquisadores conheceram os equipamentos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento no Instituto, bem como suas aplicações para o fortalecimento do Poder Naval.

          O CGERD é destinado a civis e oficiais superiores das Forças Armadas e, visa apresentar os conceitos de defesa no Estado moderno e dos processos de gestão no âmbito da administração pública e privada. A estrutura curricular do curso é desenvolvida ao longo de, aproximadamente, 7 (sete) semanas, com uma carga horária total em torno de 130 (cento e trinta) horas, destinadas às atividades de estudo e atividades complementares. Sua estrutura curricular é organizada de modo a integrar os conhecimentos das seguintes áreas: Poder Nacional; Relações Internacionais; Políticas e Gestão de Recursos Públicos; Desenvolvimento Nacional e Indústria de Defesa.