
No dia 01 de março de 2023, o Assessor-Chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Vice Almirante (RM1) Alfredo Martins Muradas, acompanhado do Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro e da CMG (EN) Carla de Sousa Martins, Diretora do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), visitou o projeto EnerGente – Ilhas de Policogeração Sustentável. Os objetivos do projeto incluem desde a concepção, fabricação e teste de microtrocadores ou dissipadores de calor baseados em microcanais, para o aproveitamento da energia térmica de painéis fotovoltaicos de alta concentração (HCPV), acoplados ao substrato da célula solar, até a recuperação do calor rejeitado para a dessalinização de água salgada via destilação por membranas.
A relevância se encontra no uso potencial destes sistemas em regiões remotas com limitações de geração ou distribuição de eletricidade e água potável, como, por exemplo, no semiárido brasileiro. O projeto EnerGente – Ilha de Policogeração Sustentável é uma proposta de geração simultânea e descentralizada de energia elétrica e água, com financiamento da Petrogal Brasil via convênios com ANP e EMBRAPII. A Marinha do Brasil colabora no projeto com a participação do Prof. Renato M. Cotta, Consultor Técnico da DGDNTM, visando o aproveitamento desse desenvolvimento em regiões insulares, faróis, emergências por desastres naturais e zonas de conflito. O projeto EnerGente está sendo desenvolvido no Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas (LabMEMS), chefiado pela Profa. Carolina Naveira Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ, onde os estudantes e pesquisadores demonstraram outros projetos de pesquisa à comitiva. Foram discutidos, por exemplo, projetos relativos à síntese contínua in loco de biodiesel a partir de micro-reatores e à produção de hidrogênio verde com energia solar e microssistemas para reaproveitamento de glicerol.
Em seguida, a comitiva foi conduzida ao Grupo de Tecnologia de Materiais (GTM) do IPqM. A primeira instalação visitada foi o Laboratório de Tecnologias em Energias Sustentáveis (LATES), local onde o Prof. Renato Cotta apresentou os projetos conduzidos por essa nova unidade do GTM, em particular o projeto Aqua Vitae que desenvolve processos e equipamentos para destilação de água do mar ou salobra via membranas reaproveitando fontes de calor de baixa exergia, como o calor rejeitado proveniente de motores a diesel de geração ou de propulsão naval. O tratamento de membranas superhidrofóbicas coordenado pela CC(EN) Priscila Simões Teixeira Amaral, Encarregada do GTM, é uma iniciativa inovadora nesse projeto. O projeto Aqua Vitae tem financiamento da CAPES/PROCAD-Defesa e da FAPERJ. Também no contexto de processos de separação por membranas, e sob financiamento do PROCAD-Defesa, foi visitado o demonstrador de tecnologia do Sistema de Remoção de Contaminantes (SRC), que é um sistema de remoção de gás carbônico em ambientes confinados, a cargo do GTM. Foram também discutidos os projetos na nova linha de Metamateriais, incluindo o projeto MetaPIEZO financiado pelo CNRS-França e FAPERJ, na recuperação de energia de rios e correntes marítimas para produção de eletricidade por efeito piezoelétrico, onde a experiência do GTM na síntese e fabricação de cerâmicas piezoelétricas é um diferencial, e o projeto Metamar, recentemente proposto ao ONR-Global, fruto de dois seminários realizados no IPqM com o Office of Naval Research em 2022, para desenvolvimento de metamateriais hidrodinâmicos e térmicos em aplicações navais, com colaboração da University of Maryland, EUA. Por fim, foi discutido o projeto AgLig, financiado pelo CNPq e em colaboração com a Avibras, para síntese de agentes de ligação para materiais energéticos. Aqui, o emprego de microrreatores para síntese desse composto é mais uma proposta de inovação nas pesquisas conduzidas. Em geral, tais iniciativas se beneficiam da sólida parceria do IPqM com a COPPE/UFRJ e outros colaboradores nacionais e internacionais.