IPqM promove I Workshop sobre Purificação e Monitoramento de Atmosferas Confinadas

No dia 19 de abril, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) promoveu o I Workshop sobre Purificação e Monitoramento de Atmosferas Confinadas.

O evento contou com a presença de representantes de inúmeras Organizações Militares, tais como: Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), Diretoria de Engenharia Naval (DEN), Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha (DDNM), Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM), Comando da Força de Submarinos (ComForS), Centro de Desenvolvimento de Submarinos (CDS), Base Almirante Castro e Silva (BACS), Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CtecCFN), Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (BtlDefNBQR-ARAMAR), Submarino Tikuna (Stikuna), Submarino Timbira (Stimbira) e Submarino Tapajó (Stapajo).

O evento teve como propósito principal criar um fórum de discussão sobre a complexidade e os diversos aspectos envolvidos na purificação e monitoramento de Atmosferas Confinadas a bordo de submarinos. Foram proferidas palestras por representantes do IPqM, da BACS e do COMFORS. Os temas de tais palestras versaram sobre o controle atmosférico, os principais sintomas fisiológicos dos contaminantes atmosféricos, os procedimentos aplicados na renovação atmosférica de submarinos classe Tupi/Tikuna e as principais tecnologias para remoção de contaminantes.