IPqM recebe visita do Superintendente de Manutenção da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha

No dia 30 de agosto, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) recebeu a visita do Contra-Almirante Amaury Calheiros Boite Junior, Superintendente de Manutenção da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DgePM).

Na ocasião, o Almirante Calheiros foi recepcionado pelo Diretor do IPqM, o Contra-Almirante (EN) Ricardo Soares Ferreira, que apresentou os principais projetos em curso no Instituto. Em seguida, o Superintendente da DgePM fez uma visita aos Grupos de Sistemas Digitais, de Sistemas de Guerra Eletrônica e de Sistemas Acústicos Submarinos. Oportunidade em que pode conhecer os equipamentos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento no IPqM, bem como suas aplicações para o fortalecimento do Poder Naval.

Durante a visita, o Almirante Calheiros conheceu “in loco” o Laboratório de Simulação de Sistemas de Combate, transferido da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), fruto da reestruturação do setor de ciência e tecnologia em curso na Marinha, o Sistema de Vigilância e Informações Passivas em Portos (VIPP), desenvolvido pelo Grupo de Sistemas Acústicos Submarinos, e o Projeto de Simulação em Tempo Real e Avaliação de Performance (SITRAPE), que está em franco desenvolvimento nos Grupos de Sistemas Digitais e de Sistemas de Guerra Eletrônica do IPqM.