IPqM entrega novo Sistema de Controle de Avarias ao Navio Escola Brasil

No dia 20 de julho, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) instalou o novo Sistema de Controle de Avarias (SCAv) no Navio Escola Brasil. Na ocasião, foi entregue uma versão atualizada capaz de informar com precisão a ocorrência de sinistros do meio, através da detecção individualizada por compartimento quanto a presença de fumaça, alagamentos e incidência de temperatura elevada, além da ocorrência de disparos de borrifo e de CO2.

A versão instalada do SCAv é a mesma já utilizada nas Fragatas Liberal, União, Corveta Barroso, NPa Classe Macaé, Navios Balizadores Classe Comandante Varella, Corvetas Jaceguai e Julio de Noronha.

O Instituto tem a expectativa de prontificar o sistema durante o Programa de Manutenção Geral (PMG 2017), que acontece todo ano Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), a fim de permitir aos novos guardas-marinha da Marinha do Brasil (MB) e demais militares embarcados, receber treinamento teórico de Controle de Avarias, ao longo da viagem de instrução, utilizando o próprio SCAv como recurso instrucional.