IPqM realiza inspeções técnicas em Observatórios Submarinos

O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) realizou, no período de 10 a 18 de julho, a Comissão Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina (PMPAS-II), a bordo do NSS “Felinto Perry”.

Durante a Comissão, foram realizadas inspeções técnicas para substituição e atualização de equipamentos em três Observatórios Submarinos instalados pelo PMPAS, resultado de uma parceria entre o IPqM e a Petrobras. Os Observatórios foram instalados em locais estratégicos de entradas e saídas de portos, em profundidades entre 20 e 30 metros e são dotados de instrumentos oceanográficos e de registradores acústicos autônomos, capazes de gravar os ruídos submarinos de fontes biológicas, naturais e antropogênicas.

As tarefas envolveram operações de mergulho para a retirada e reinstalação de instrumentos. A bordo foram realizados procedimentos de limpeza, troca de baterias e descarga dos dados coletados que posteriormente foram processados no IPqM e armazenados em um Banco de Dados do projeto, o qual contém dados classificados de acesso controlado e ostensivos que serão divulgados para a comunidade científica.