SIMULADOR DE MÁQUINAS (SimMaq)

Grupo: 
Sistemas Digitais

O SimMaq é o primeiro simulador de máquinas Full-Mission nacional, que tem por objetivo simular a operação de um navio mercante, com o intuito de treinar e capacitar futuras tripulações.

Baseado nos modelos comerciais mais modernos, o simulador está instalado nas dependências do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com 30 computadores em rede e monitores touchscreen distruibuídos em salas que representam diferentes setores de um navio.

O SimMaq simula uma planta baseada nas máquinas tipicamente encontradas em navios mercantes de grande porte movidos com motores diesel de baixa rotação, incluindo mais de 70 telas que representam a planta elétrica, de propulsão e auxiliares de forma fiel. A escolha do tipo de embarcação reflete uma configuração de máquinas comum entre os navios mercantes da frota brasileira, sendo ideal para o uso em um centro de formação e treinamento.

A planta elétrica conta com dois geradores diesel, um gerador de eixo e um turbo gerador, que podem ser sincronizados manual ou automaticamente. A propulsão pode ser de passo fixo ou variável. O acionamento local de equipamentos é feito através de quatro telas touchscreen de 70’ que juntas representam a praça de máquinas inteira, enquanto o acionamento remoto é feito nos consoles da CCM.

O instrutor pode selecionar um dos diversos cenários iniciais instalados ou salvar seu próprio. Avarias podem ser introduzidas em qualquer bomba, filtro, válvula e outros equipamentos. O projeto foi feito usando a plataforma LINUX, usando as linguagens Java e C++.

O domínio da tecnologia específica de simuladores permite que a Marinha do Brasil detenha o conhecimento técnico, possibilitando a capacidade de atualizações no simulador ao longo dos anos e elaboração de diferentes configurações de praças de máquinas.