Instituto de Pesquisas da Marinha recebe visita da Advocacia-Geral da União

O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) recebeu a visita do Dr. Paulo Kusano Bucalen Ferrari, membro da Consultoria-Jurídica da União no Estado do Rio de Janeiro (CJU-RJ), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), no dia 09 de março de 2016.

Na ocasião, o Dr. Paulo Ferrari foi recepcionado pelo Diretor do IPqM, o Contra-Almirante (EN) Luiz Carlos Delgado, que apresentou os principais projetos em curso no Instituto. Em seguida, o Diretor o conduziu a uma visita guiada aos Grupos de Pesquisas do IPqM, que laboram nas áreas de Sistemas Digitais, Sistemas de Guerra Eletrônica, Sistemas de Armas, Sistemas Acústicos Submarinos e de Tecnologia de Materiais. Durante a visitação, o representante do CJU-RJ pode conhecer os equipamentos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento no Instituto, bem como suas aplicações para o fortalecimento do Poder Naval.

A visita do representante da AGU contribuiu para disseminar o panorama atualizado das tecnologias desenvolvidas pelo IPqM, em concordância com a Estratégia Nacional de Defesa neste contexto de produção, difusão e aplicação do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Por fim, ressalta-se que a referida visita fortalece o relacionamento do Instituto com seu órgão de assessoramento, possibilitando a tempestiva resolução das questões de natureza jurídica de interesse desta Força. Do mesmo modo, a presença do Dr. Paulo Ferrari também contribuiu para a assistência da Direção no que concerne ao controle interno da legalidade administrativa, seja prévia ou posteriormente à prática do ato, nos termos do art. 131, caput, da Constituição Federal e art. 11, V, da Lei Complementar nº 73 de 1993.