Instituto de Pesquisas da Marinha recebe visita do Diretor de Engenharia Naval

No dia 02 de dezembro, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) recebeu a visita do Diretor de Engenharia Naval (DEN), Vice-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana - Oficial Mais Antigo do Corpo de Engenheiros da Marinha.

Na ocasião, além de conhecer os novos projetos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento no IpqM, o Diretor de Engenharia Naval pode verificar in-loco o andamento dos produtos contratados pela DEN aquele Instituto de Pesquisas, dentre eles o Sistema de Controle de Avarias (SCAV) e o Sistema de Controle e Monitoração (SCM).

O SCAV é um sistema de monitoração e controle de avarias, apoio à decisão e cálculo de estabilidade projetado para ser usado por todos os tipos de navios. A sua primeira versão (CAVFRAG) está destinada às Fragatas da classe “Niterói”. O sistema tem por finalidade o uso eficiente e confiável das informações de sensores de alagamento, fumaça, temperatura e abertura de portas estanques. Também inclui um módulo de apoio à decisão orientado por Inteligência Artificial.

O SCM foi inicialmente idealizado para monitorar e controlar a instalação propulsora da Corveta Barroso. Sua arquitetura em subsistemas independentes garante flexibilidade e portabilidade ao projeto. Versões apenas com o Subsistema de Avarias estão instaladas nas Fragatas Classe “Niterói”, em Navios Balizadores e no Hospital Naval Marcílio Dias. A versão completa do sistema já está em funcionamento na Corveta Barroso e em dois Navios-Patrulhas de 500 toneladas.

O emprego dessas tecnologias de ponta nos navios da MB é fruto de um trabalho conjunto entre os Pesquisadores do IPqM e o Corpo Técnico da DEN, que trabalham em sinergia para o fortalecimento do Poder Naval.