Corpo de Intendentes da Marinha comemora 247 anos em Cerimônia Militar

 

No dia nove de março de 2017 foi comemorado, no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), o 247º aniversário do Corpo de Intendentes da Marinha (CIM), reunindo Oficiais Intendentes do passado e do presente em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Também prestigiaram o evento o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna; o ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; o e ex-Comandantes da Força, Almirante de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho;  membros do Almirantado; Oficiais-Generais das Forças Armadas; autoridades e servidores civis; convidados e familiares.

Durante a solenidade foram feitas as leituras da mensagem do Comandante da Marinha e da Ordem do dia do Diretor de Abastecimento da Marinha, Vice-Almirante (IM) Helio Mourinho Garcia Junior.

Na ordem do dia, o Decano ressaltou a importância do constante aprimoramento por parte dos Oficiais Intendentes: “Olhem para o passado para colher aprendizado com aqueles que nos antecederam, mas busquem no presente o constante aprendizado e a preparação intelectual visando ao que vocês deixarão de legado àqueles que nos substituirão, e principalmente a esta magnífica instituição em que servimos. Encarem os desafios com competência e profissionalismo. Não se descuidem do preparo e nem se acomodem”.

Durante a cerimônia foram realizadas a imposição da Medalha Mérito Acanto na condição de Honoris Causa aos Almirantes de Esquadra Eduardo Monteiro Lopes e Airton Teixeira Pinho Filho; a outorga do título de “Intendente Honorário” a 41 Militares, da ativa e da reserva, Autoridades e Servidores Civis que contribuíram valorosamente para o desenvolvimento da Intendência na Marinha do Brasil; e a homenagem à turma de Guardas-Marinha (IM) de 1958 da Escola Naval, representada pela Sra. Rosa Maria Ribeiro Quintaes, viúva do Vice-Almirante (IM) Fernando Antonio Simões Quintaes e por representantes da Turma Elmo.

A solenidade foi encerrada com o canto da Canção da Intendência, de autoria do Contra-Almirante (IM) Antonio Carlos Amendoeira.