O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (Cianb), comemorou, em 5 de março, os 248 anos do Corpo de Intendentes da Marinha (CIM), reunindo oficiais intendentes do passado e do presente em cerimônia militar presidida pelo Comandante, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.
Durante a solenidade, foram feitas as leituras da mensagem do Comandante da Marinha e da Ordem do Diretor de Abastecimento da Marinha, Vice-Almirante (IM) Sérgio Luiz de Andrade.
Na ordem do dia, o V Alte Sérgio Luiz ressaltou a importância do constante aprimoramento por parte dos oficiais intendentes. “Caros Intendentes, permaneçam ostentando com orgulho a Folha de Acanto, símbolo maior de nosso honroso trabalho. Continuem na busca incessante pelo aprimoramento profissional e pessoal, no zelo pela coisa pública, sem esmorecer diante dos inúmeros desafios de nosso tempo, das mais diversas naturezas e graus de dificuldades. Prossigam com a fé e a crença na Marinha do Brasil, espelhando-se nos exemplos de nossos antecessores”, disse.
Durante a cerimônia, foram realizadas a outorga do título de “Intendente Honorário” a 45 militares, da ativa e da reserva, autoridades e servidores civis que contribuíram para o desenvolvimento da Intendência na Marinha do Brasil; e a homenagem à turma de Guardas-Marinha (IM) de 1960 da Escola Naval, representada por Sonia Maria Nunes Ostwald, viúva do V Alte (IM) Adolf Magnus Moniz Ostwald e pelo C Alte (IM) João Otávio Abraham.
A solenidade contou com a presença do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; dos ex-comandantes da Força, Altes Esq Roberto de Guimarães Carvalho e Julio Soares de Moura Neto; de membros do Almirantado; oficiais-generais das Forças Armadas; além de outras autoridades, servidores civis, convidados e familiares.