Marinha do Brasil participa de encontro técnico promovido pelo TCU

Ministro do TCU, Walton Rodrigues, procede à abertura do Encontro Técnico

 

O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio da Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro (Secex-RJ), promoveu, no dia 24 de junho, um encontro técnico com organizações militares dos Comandos da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), localizadas na Região Sudeste.

Presidido pelos Ministros do TCU, Walton Alencar Rodrigues e Benjamin Zymler, o evento contou com a presença dos diretores e representantes dos Centros de Controle Interno das Forças Armadas e dos agentes responsáveis por contratações nas unidades jurisdicionadas mais representativas, sediadas nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro abriu o ciclo de palestras com uma apresentação sobre a sistemática de aquisições adotada na MB, seguido dos palestrantes do EB e FAB. Na sequência, o tema aquisições logísticas foi debatido, enfatizando a identificação e prevenção de problemas comuns e a disseminação de boas práticas consoante a jurisprudência do TCU. Foram divulgados, de forma consolidada, os resultados da atuação da Secex-RJ, ao longo dos últimos três anos, no desempenho da atividade de recebimento e instrução de denúncias e representações.

O encontro permitiu estabelecer um fórum de compartilhamento de informações acerca das medidas que vêm sendo ou devem ser adotadas, seus aspectos positivos, dificuldades de implementação e oportunidades de melhorias, com vistas a contribuir para a prevenção de problemas e mitigação de riscos no âmbito das contratações realizadas pela administração pública militar.