Pular para o conteúdo principal

Intendência da Marinha comemora 255 anos

  • Publicado em 07/05/2025 - 13:28
  • Atualizado em 12/06/2025 - 11:29
Compartilhe:

No dia 21 de março, o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) foi palco da cerimônia em comemoração aos 255 anos da Intendência da Marinha. O evento, alusivo ao 3 de março de 1770, data de criação da Intendência, contou com a outorga do título de Intendente Honorário, homenagem aos Intendentes da Turma “John Taylor” e a entrega da Medalha “Naval de Serviços Distintos”.

 

 

Intendente Honorário

Na ocasião, foi realizada a outorga do Título de Intendente Honorário, uma honraria oferecida pelo Corpo de Intendentes da Marinha (CIM) a militares e civis que, mesmo não pertencentes ao CIM, contribuíram significativamente para suas atividades e missão. Neste ano, mais de 50 representantes das Forças Armadas e da sociedade civil foram agraciados em diversas localidades no Brasil e no exterior.

 

 

Homenagem à Turma John Taylor

Durante o evento, o CIM homenageou a turma “John Taylor”, formada pelos Guardas-Marinha da Turma de 1973. O Contra-Almirante (Refº-IM) Silvio Artur Meira Starling representou os Intendentes da turma e recebeu uma placa de agradecimento das mãos do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, pelos relevantes serviços prestados à Intendência Naval e à Marinha do Brasil.

 

 

Medalha “Naval de Serviços Distintos”

Outro momento marcante foi a entrega da Medalha “Naval de Serviços Distintos” aos Vice-Almirantes (RM1-IM) Sérgio Luiz de Andrade, Jayme Teixeira Pinto Filho e Marcelo Barreto Rodrigues, ex-Decanos do Corpo de Intendentes da Marinha.

 

Criada pela Lei nº 2.225, de 12 de junho de 1954, a Medalha Naval de Serviços Distintos é destinada a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado serviços meritórios à Marinha do Brasil. Também pode ser concedida àqueles que, por suas qualidades pessoais ou valor, sejam considerados dignos dessa distinção.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comemoração é realizada no Brasil e no Exterior

Além de Brasília, os Centros de Intendência da Marinha em Belém, Ladário, Manaus, Salvador, São Paulo, São Pedro da Aldeia e Rio Grande promoveram cerimônias que destacaram o companheirismo e a dedicação que unem os integrantes da Força. No exterior, as Comissões Navais Brasileiras na Europa (CNBE) e em Washington (CNBW) também participaram das celebrações, reafirmando os laços que mantêm os Intendentes, independentemente da distância geográfica.

Essa comemoração descentralizada evidencia que a Intendência da Marinha vai além de suas funções precípuas — ela é composta por pessoas, valores e histórias que se entrelaçam e se fortalecem mutuamente. Onde houver um Intendente, haverá também o espírito de pertencimento, dedicação e orgulho. Porque, onde quer que esteja, a Intendência nunca há de esmorecer.

 

Brasília - DF

CeIMBe

CeIMLa

CeIMMA

CeIMNa

CeIMRG

CeIMSa

CeITMSP

CeIMSPA

CNBE

CNBW

Compartilhe: