No dia 4 de março, no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga - CIANB, ocorreu a Cerimônia alusiva ao 252° aniversário da Intendência da Marinha. O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e contou com a presença do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, de Ministros do Superior Tribunal Militar, membros do Almirantado, ex-Secretários-Gerais da Marinha e Almirantes Intendentes Veteranos.
Cerimônia alusiva ao 252º Aniversário da Intendência da Marinha
O Oficial mais antigo do Corpo de Intendentes da Marinha na ativa, Vice-Almirante (IM) Wagner Corrêa dos Santos, em sua Ordem do Dia, relembrou a participação da Intendência da Marinha no processo da Independência. Durante a leitura, os presentes puderam visualizar imagens representativas de acontecimentos importantes desde 1770, quando foi instituído o cargo de Intendente da Marinha, até os dias atuais.
O Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, em vídeo comemorativo, ressaltou a importância e a abrangência da Intendência da Marinha, pois permeia um grande número de atividades desenvolvidas pela nossa Força Naval, contribuindo diretamente com as suas atividades finalísticas, nas questões relacionadas à Defesa do nosso País e atinentes à Autoridade Marítima.
Durante o evento, foi realizada a outorga do Título de “Intendente Honorário” a militares da ativa e da reserva, além de autoridades e servidores civis, que dedicaram parcela considerável de suas atividades ou contribuíram de forma marcante para a consecução das tarefas atinentes à Intendência da Marinha. Na sequência a Turma de Guardas-Marinha (IM) de 1970 da Escola Naval, representada pelos Contra-Almirantes (RM1-IM) Carlos Henrique Miranda e Luiz Antonio da Silva Lima, foi homenageada.
|
Almirante de Esquadra Borges recebendo o Título de Intendente Honorário |
![]() |
Entrega da placa à Turma Homenageada |
Após a Cerimônia, o Comandante da Marinha ressaltou a vibração dos homens e mulheres que ostentam a “folha de acanto” em seus uniformes e com comprometimento e dedicação atuam nos mais variados setores. “É em parte, graças ao essencial e exemplar trabalho da nossa intendência que a Marinha pode dispor, a qualquer tempo, de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais permanentemente aprestados, prontos para o cumprimento da nobre missão de defender os direitos de todos os brasileiros na nossa Amazônia Azul, o mar que nos pertence”.
|
Reconhecimento do Corpo de Intendentes da Marinha à equipe de profissionais de diversas OM que trabalhou com muita dedicação para o sucesso da cerimônia |
- Efetue login ou registre-se para postar comentários