O Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Contra-Almirante Oscar Moreira da Silva Filho, e o Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sr. Roberto de Souza Salles oficializaram, no dia 09 de setembro, na sede da Reitoria da Universidade, uma parceria para a implantação do Curso de Pós-Graduação na área das Ciências do Mar.
O Diretor do IEAPM, Contra-Almirante Oscar Moreira da Silva Filho, e o Reitor da UFF, Sr. Roberto de Souza Salles oficializaram a criação do Curso de Pós-Graduação, que pretende fomentar as pesquisas em Ciências do Mar.
No dia 30 de junho, um Protocolo de Intenções foi assinado entre as instituições. Tal fato foi o marco inicial para a criação do primeiro curso de Pós-Graduação submetido pelo IEAPM. A parceria entre a UFF e o IEAPM, e ainda a entrada da UFRJ no circuito, formará um dos cursos de Mestrado, na área da Biotecnologia Marinha e outro em Acústica Submarina, mais fortes do Brasil.
A UFF tem se colocado à frente de outras universidades formando sólidas parcerias com grandes instituições, talvez uma das maiores seja a atual com a Marinha do Brasil. Queremos melhorar a qualidade de nossos cursos de Graduação e Pós-graduação nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sempre acreditamos num trabalho em conjunto com as Forças Armadas e estamos concretizando agora com a Marinha, através do IEAPM. O papel da Universidade é ajudar no desenvolvimento social, econômico e científico do país, e é isto que estamos fazendo neste momento”, disse o reitor da UFF, Sr. Roberto de Souza Salles.
O IEAPM e a UFF possuem um histórico de trabalhos de pesquisas científicas em conjunto desde 1994. A implantação desta Pós-Graduação foi uma tendência natural entre as duas instituições. O curso que ocorrerá na sede do IEAPM, em Arraial do Cabo, RJ, pretende dar maior destaque ao Instituto no cenário científico nacional. “Transformar o Instituto em uma Universidade do Mar era o sonho inicial de nosso patrono, o Almirante Paulo Moreira, que dedicou sua vida ao estudo do oceano e trabalhava para abrir a mente dos jovens de nosso país para a conquista do mar através da pesquisa. Iniciava assim o desenvolvimento de uma mentalidade marítima em nossa juventude, que com certeza se ampliará ainda mais a partir de agora. Esta parceria é um marco para a MB, e em especial para o IEAPM. Somar as experiências de nossos pesquisadores trará bons frutos para a pesquisa no Brasil”, ressaltou o Diretor do IEAPM, Contra- Almirante Oscar.