Em cumprimento ao cronograma de execução do termo aditivo específico ao acordo de cooperação celebrado entre o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira-IEAPM e a Universidade Federal Fluminense-UFF, foi realizada a Comissão CSUB-UFF I. Elaborada para contribuir com as pesquisas do Projeto de Comunicações Acústicas Submarinas-CSUB, financiado pela SECCTM, e ora em andamento, teve em sua segunda fase a parceria da UFF, mais especificamente com o Departamento de Telecomunicações-TELECOM da Universidade.
A Comissão foi realizada nas proximidades da área de testes da Marinha do Brasil em Arraial do Cabo-RJ, em duas etapas, e envolvendo dois navios da Esquadra brasileira. A primeira etapa, que contou com a participação do AvPqOc "Diadorim", do IEAPM, e apoio do AvApCo "Alte Hess", da Força de Submarinos-FORSUB, ocorreu entre os dias 25/11 e 29/11/2013. Já a segunda etapa foi realizada entre 10/03 e 14/03/2014, sendo nesta ocasião utilizados o submarino S-34 “Tikuna” da FORSUB e o AvPqOc “Diadorim” como plataformas de recepção e transmissão de dados, respectivamente.
A comissão teve a intensa participação de professores e alunos da TELECOM-UFF e de pesquisadores do Grupo de Acústica Submarina-GAS do IEAPM. As equipes embarcadas realizaram diversos experimentos de transmissão e recepção de sinais acústicos submarinos, bem como teste de novos equipamentos e coleta parâmetros físicos da água do mar utilizando perfiladores de condutividade, temperatura e pressão.
O objetivo científico geral foi a avaliação dos tipos de modulação de sinais a serem empregados, a caracterização do comportamento do canal acústico submarino, o estudo do ruído ambiente na área teste e a avaliação dos arranjos de fontes acústicas desenvolvidos pela TELECOM-UFF. Como objetivo específico buscou-se a medição do alcance das comunicações acústicas submarinas com os melhoramentos implementados pelo GAS-IEAPM e pela TELECOM-UFF no sistema.
O pleno êxito da Comissão, os resultados obtidos na transmissão e recepção e a massiva coleta de dados acústicos submarinos habilitou o projeto a prosseguir para sua próxima fase.
Etapa I - Participantes da CSUB-UFF I a bordo do AvPqOc “Diadorim” com a tripulação doAvApCo "Alte Hess" ao fundo