Mostra Científica marca os 40 anos do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

 

Fósseis, réplicas de animais marinhos, itens de naufrágio, simulador de realidade virtual, exposições e projetos relacionados ao meio ambiente foram apresentados ao público que frequentou, na última terça-feira (30) e hoje (02), a Mostra Científica realizada pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em parceria com o Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil, localizado em Arraial do Cabo (RJ).

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) informa à cidade de Arraial do Cabo que, na manhã do dia 23 de abril, foi realizado um mutirão de limpeza na parte externado Instituto e os resíduos naturais de folhagens e gramas foram colocados em sacos para serem recolhidos pelo caminhão de lixo. Apesar de um cidadão ter realizado a retirada do mesmo, a coleta do material já estava programada para o período da tarde, ao encerramento das tarefas internas.

Ressalta-se também a constante preocupação deste Instituto com as questões de sustentabilidade, tendo em vista sua precípua missão nas áreas de pesquisas relacionadas ao meio ambiente.

 

IEAPM participa do 7º Simpósio de Produção de Zooplâncton na Austrália

Os pesquisadores do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), localizado no município de Arraial do Cabo (RJ), participaram, entre os dias 17 e 22 de março, do 7° Simpósio sobre Produção Zooplanctônica (7th Zooplankton Production Symposium) na cidade de Hobart, no estado da Tasmânia, Austrália.

O crescente papel feminino nas áreas científicas e tecnológicas da Marinha

Comemorado em fevereiro, o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência” foi estabelecido em 2015, por meio de resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de fomentar o papel feminino na ciência e para promover, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação nessa área.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

IEAPM abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Marinha

 

Estão abertas as inscrições para o Programa Associado de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (PPGBM) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O Edital nº 01/2024, publicado em 15 de fevereiro, prevê o preenchimento de 20 vagas em nível de Mestrado e dez de Doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 20 de março.