Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina (PPGAS)

Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina (PPGAS) é um Programa stricto sensu composto de mestrado acadêmico. Foi aprovado pela CAPES em 2019 e encontra-se em fase de projeto, com previsão de início da primeira turma para março de 2020.

O mestrado acadêmico em acústica submarina inicia-se com uma revisão de técnicas matemáticas e tópicos fundamentais de Física, necessários para nivelar conhecimentos e relembrar conceitos importantes associados a propagação de ondas mecânicas. Disciplinas mais avançados explorarão modelos de propagação de som no oceano, transdutores eletroacústicos, sistemas sonares, técnicas de processamento de sinais e comunicação submarina.

Em comparação à sinais eletromagnéticos, ondas de som são consideradas únicas em sua habilidade de se propagarem por longas distâncias abaixo d’água. Conhecer as características de propagação de ondas mecânicas no mar e utilizar este conhecimento no desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de aquisição de dados, processamento de sinais, comunicações e localização representa uma necessidade inerente a quem executa atividades “off-shore”.

O litoral do Brasil tem 7.491 km de extensão e nossa zona econômica exclusiva possui área de 3,6 milhões de km2, os quais, somados aos cerca de 900 mil km2 que o Brasil reivindica junto à ONU, perfazem um total de 4,5 milhões de km2. Trata-se de uma extensa área oceânica que corresponde a, aproximadamente, 52% de nossa área terrestre. Esta área tem importância estratégica, riquezas contidas, incalculáveis bens naturais aos quais necessitamos conhecer, a fundo, e garantir sua proteção. Devido à enorme biodiversidade, vulnerabilidade e área comparável com nossa amazônia verde, esta região passou a ser denominada “amazônia azul”.

Conhecer as características acústicas desta vasta região, ser capaz de monitorar o tráfego marítimo, de conhecer, acompanhar e monitorar as diversas espécies que ocupam esta área e de explorar responsavelmente e sustentavelmente seus diversos recursos naturais são necessidades que nossa nação possui.

O mestrado em acústica submarina, com estes macro objetivos em mente, tem como meta a formação de pessoas hábeis a enfrentar os desafios inerentes ao nosso mar territorial e a nossa vasta “amazônia azul”. Sensores e sistemas de monitoramento acústico, comunicações acústicas submarinas, integração de sistemas em terra com veículos submarinos e de superfície tripulados ou não, são exemplos de tecnologias e projetos aos quais os alunos terão contato. Técnicas de processamento de sinais acústicos e modelos de propagação também comporão o conhecimento ao qual os alunos serão expostos.

Em última instância o PPGAS presa pela formação de pessoas que tenham a capacidade de exercer o pensamento crítico nos diversos problemas associados à acústica submarina.

O PPGAS possui três linhas de pesquisa:

1- Comunicação e redes de sensores subaquáticos: Desenvolvimento de técnicas de comunicação acústica, ótica e eletromagnética e de projetores e hidrofones capazes de operarem de forma confiável. Aplicação em redes de comunicação para sensores oceanográficos e para veículos submarinos, sistemas de auxílio à navegação submarina e monitoramento/vigilância de área subaquática.

2- Monitoramento ambiental submarino: Desenvolvimento de sistemas de monitoramento e análise da paisagem acústica visando identificação do ruído antropogênico, ambiental e biológico. Acompanhamento e estabelecimento de índices de densidade populacional das espécies em determinada área.

3-Propagação de energia no oceano: Estudo da geração, propagação e detecção de ondas mecânicas e eletromagnéticas no oceano visando o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de aquisição de dados, mapeamento, processamento de sinais, localização e classificação de alvos no meio subaquático.

Perfil do Profissional a ser formado: Graduados em Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Engenharias, que busquem especialização em acústica submarina com aplicações nas indústrias de equipamentos, dispositivos e sensores submarinos para as atividades de oceanografia, acústica submarina, geofísica, geologia submarina, biotecnologia, biologia marinha, defesa e de óleo e gás.