IEAPM recebe visita do Diretor do Instituto Naval de Pós-Graduação

Diretor do INPG, Contra-Almirante (RM1) Rocha, durante visita ao Prédio Amazônia Azul, acompanhado pelo Diretor do IEAPM, CMG Uendel

 

No dia 16 de novembro, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência e Tecnologia subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu a visita de uma comitiva do Instituto Naval de Pós-Graduação (INPG), contando com a presença de seu Diretor, o Contra-Almirante (RM1) Marcio de Vasconcellos Rocha. O Diretor do IEAPM, acompanhado da Superintendente de Pós-Graduação, Servidora Civil Maria Helena Campos Baeta Neves, e os Coordenadores dos cursos de Pós-Graduação apresentaram as instalações do Instituto que são utilizadas pelos alunos, incluindo o complexo de Laboratórios de Recursos Marinhos (LAREMAR) e o Laboratório de Monitoramento por Métodos Acústicos da Ressurgência (LABMMAR). A comitiva também visitou o Prédio Amazônia Azul, onde funcionam os cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha e Acústica Submarina.

 

A visita teve o objetivo de estabelecer maior contato entre o INPG e o IEAPM, compartilhando conhecimentos e experiências, além de buscar estabelecer relação de cooperação entre os Institutos.

 

Durante a apresentação realizada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (PPGBM), curso associado à Universidade Federal Fluminense (UFF), o Doutor Ricardo Coutinho falou brevemente sobre o histórico do curso, ao longo de seus oito anos de existência, além de destacar algumas das possibilidades de estudo que os alunos do programa dispõem, como a realização de doutorado sanduíche, no qual os estudantes podem cursar parte do doutorado em universidades fora do país. O PPGBM possui quatro Linhas de Pesquisas: sistema de produção, biotecnologia ambiental, produtos naturais marinhos e seus usos e biorecursos marinhos.

 

O coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina (PPGAS), Capitão de Mar e Guerra (RM1-T) Marcus Vinícius da Silva Simões em sua apresentação falou sobre a estrutura do curso e suas disciplinas. O PPGAS foi o primeiro curso de pós-graduação a ser gerido exclusivamente pelo IEAPM e o primeiro Programa stricto sensu do país a abordar o tema de Acústica Submarina. Atualmente o Programa está em seu quarto processo seletivo. Suas três Linhas de Pesquisas são: comunicação e redes de sensores submarinos, monitoramento ambiental submarino e propagação de energia no oceano.

 

A comitiva durante visita ao IEAPM