IEAPM realiza o XV Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite (OMARSAT)

Participantes do XV Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite (OMARSAT)

 

Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2023, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) realizou o XV Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite (OMARSAT). Após a última edição do evento ter sido realizada na modalidade virtual, o XV OMARSAT voltou a ocorrer de forma presencial. Apesar de tradicionalmente ser realizado no município de Arraial do Cabo, excepcionalmente este ano, o OMARSAT foi sediado na cidade de Cabo Frio.

 

O objetivo do Simpósio foi reunir pesquisadores, especialistas, profissionais e alunos de Oceanografia, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite para o acompanhamento dos trabalhos em andamento na área, bem como a discussão das técnicas mais atuais e suas possibilidades de aplicação, além da apresentação de trabalhos nas áreas correlatas, tanto em nível acadêmico quanto profissional.

 

Diretor do IEAPM, CMG Uendel, durante a abertura oficial do XV OMARSAT

 

A abertura, que ocorreu no dia 27, contou com a presença do Diretor do IEAPM, Capitão de Mar e Guerra Carlos Uendel de Souza Vituriano que realizou a abertura oficial do evento. No primeiro dia do Simpósio foi realizada a palestra “Perspectivas da Oceanografia no Brasil na Década dos Oceanos”, ministrada pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Frederico Antônio Saraiva Nogueira Neto, Assessor Institucional para Assuntos da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura  (COI/UNESCO). Em seguida, a Diretora de Infraestrutura e Operações do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO), Janice Trotte-Duhá, ministrou a palestra “O Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas”.

 

Também participou da mesa de abertura, o Prof. Dr. Alberto Ricardo Piola, da Universidade de Buenos Aires (UBA) que, no segundo dia de Simpósio, realizou a palestra “A circulação oceânica na plataforma continental entre Cabo Corrientes (Argentina) e Cabo de Santa Marta Grande (Brasil)”.

 

O OMARSAT é considerado um dos principais eventos na área da Oceanografia Física brasileira e é organizado pelo IEAPM a cada dois anos. O IEAPM é uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), na estrutura orgânica da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), de referência no âmbito do Sistema de CT&I da Marinha do Brasil (SCTMB) e que tem por missão ampliar áreas estratégicas de conhecimento relacionadas às ciências do mar.