IEAPM realiza o Curso “Gestão de Processos na Prática: o Programa Netuno”

CMG (RM1) Nelson, que foi responsável por ministrar o curso, compartilhando quase meio século de experiência.

 

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência e Tecnologia subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), desenvolveu durante o mês de novembro de 2023 o Curso “Gestão de Processos na Prática: O Programa Netuno”, com a participação de militares das Organizações Militares da Região dos Lagos (RJ).

 

O curso ofertado se coaduna com a busca da Marinha do Brasil em acompanhar as melhores práticas de gestão em consonância com os esforços implementados na gestão pública ao longo dos anos. Há novas ferramentas e metodologias surgindo no meio privado, as quais buscam minimizar custos, aumentar produtividade, garantir a qualidade e maximizar lucros. Se tratarmos os bens públicos desta forma, porém, substituindo a maximização dos lucros por foco em resultados para a sociedade e o bem público, cumpriremos nosso dever. A Gestão dos Processos é uma das ferramentas centrais do modelo escolhido para levar a administração pública brasileira neste novo modelo de gestão.

 

A proposta do curso, que foi oferecido pelo IEAPM, é criar um núcleo de conhecimento na metodologia e permitir que o Instituto e as OM da Região dos Lagos tenham condições de trabalhar na melhoria contínua de seus processos.Trata-se de um curso expedito, focado em atividades práticas, a fim de permitir uma base sólida para as necessidades do nosso dia a dia e espera-se estimular a busca de novos conhecimentos, além de criar um efeito multiplicador nas OM.

 

Diretor do IEAPM, CMG Uendel, acompanhado pelo CMG Nelson e os participantes do curso durante o encerramento das atividades.