Departamentos

Oceanografia

O Departamento de Oceanografia coordena junto ao IEAPM pesquisas de interesse da Marinha do Brasil e para o desenvolvimento científico do país nas três áreas abaixo, organizadas em laboratórios:

  • Interação Oceano Atmosfera: Tempo e Clima Local, Propagação Eletromagnética e Monitoramento e Modelagem Atmosférica Aplicada.
  • Oceanografia Física: Oceanografia Acústica Computacional, Dinâmica Costeira e Estuarina e Processos Oceânicos.
  • Oceanografia Biológica: Bentos, Zooplâncton, Recursos Vivos, Radionuclídeos e Laboratórios de Apoio.

Para cada área, são atualmente conduzidos projetos dentro das linhas de pesquisa e de capacitação dos pesquisadores que atuam direta ou indiretamente na área. 

Biotecnologia Marinha

O Departamento de Biotecnologia Marinha atua em projetos de interesse da MB e em parceria com Universidades e Institutos nacionais e internacionais nas áreas de Bioincrustação, Biocorrosão, Biodiversidade, Bioinvasão, Cultivos de Organismos Marinhos, Produtos Naturais e Biocidas. A subárea de conhecimento Biotecnologia Marinha tem como objetivo a aplicação tecnológica em sistemas biológicos e organismos vivos. A fim de desenvolver ou modificar produtos e processos para usos específicos, visando à produção de bens e serviços.

Acústica Submarina

Fruto de uma necessidade vislumbrada pela Administração Naval, o departamento foi criado em 2010 dentro do contexto que visa tornar o IEAPM um Centro de Excelência na área de Ciências do Mar. Entre 2009 e 2012, o IEAPM iniciou um programa de intercâmbio com a Universidade do Algarve (UAlg),  a Universidade Livre de Bruxelas (ULB) e a Universidade de Victória (UVIC) por meio do Projeto OAEx-EU FP7 Marie-Curie (Ocean Acoustic Exploration) que permitiu uma maior qualificação de seu pessoal dando um novo impulso para a pesquisa em acústica submarina no Instituto. O departamento participa ainda de projetos de comunicação submarina entre meios de superfície e subsuperfície (C-Sub) e de monitoramento da ressurgência utilizando métodos acústicos (LABMMAR).

Química e Geologia Marinhas

O Departamento de Química e Geologia Marinhas busca apoiar a Marinha do Brasil no que tange à caracterização química do ambiente marinho e na análise textural dos sedimentos marinhos e terrestres praiais.

O Departamento desenvolve atividades relacionadas a:

  • Análises químicas para a determinação de parâmetros físico-químicos da água do mar, tais como salinidade, nutrientes orgânicos e inorgânicos e produção primária fitoplanctônica.
  • Análises de hidrocarbonetos em óleo, água e sedimento, cumprindo a atribuição técnica delegada à Marinha do Brasil, relativa às análises químicas para a identificação forense de derramamentos de óleo nas águas jurisdicionais brasileiras, em decorrência da promulgação da Lei Federal nº 9966/2000.
  • Análises de teor de carbonatos e análises granulométricas de sedimentos marinhos e terrestres praiais de parâmetros como diâmetro, PHI, massa, fração simples, fração acumulada, classificação segundo Folk & Ward, 1957 e classificação estrutural segundo Shepard.