Bem Vindo ao HNSa

Bootstrap Example

Acesso Rápido

Sobre o Hospital

Histórico
Por Decreto nº 17.376 de 15 de dezembro de 1944, foi declarado de utilidade pública, para efeitos de desapropriação, o imóvel de propriedade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, situado à Praça Conselheiro Almeida Couto, bairro de Nazaré, na cidade de Salvador, com todos os móveis, utensílios, material cirúrgico e rouparia (antigo Hospital Manoel Vitorino), construído de 1914 a 1919, com área física de 3.676,24 m2, para instalação do Hospital Naval de Salvador. Pela Ordem do Dia nº 0033 de 30/12/1944, do Comandante do Comando Naval do Leste (Comando do 2º Distrito Naval a partir de 1945), foi criado e instalado o Hospital Naval de Salvador. Em 11 de julho de 1947, a Ordem do Dia nº 10, do Comando do 2º Distrito Naval, considerou o Hospital extinto, sendo seu material transferido para a Base Naval de Salvador (no Comércio, nessa época). Posteriormente, pelo decreto nº 29.616 de 27 de julho de 1951, publicado no DOU de 31/07/51, voltou o Hospital Naval de Salvador a funcionar no seu edifício, no largo de Nazaré, sendo esta, portanto, a data referência da criação do Hospital Naval e Salvador. Em janeiro de 1994, foram iniciadas as obras para a construção do novo Hospital, na avenida da França, nº 1.400, bairro do Comércio. A área atual é de 13.492,02 m2 de terreno e 8.679,44 m2 de área construída em terreno plano. Em 21/01/1995, houve a transferência definitiva de todas as atividades do Hospital. O prédio antigo em Nazaré foi cedido ao Governo do Estado, desvinculando-se da Marinha do Brasil.
 

Missão
“Contribuir para a eficácia do Sistema de Saúde da Marinha atendendo aos seus Usuários, no tocante à execução das atividades técnicas Assistencial, Operativa e Pericial, nas áreas de Jurisdição do COM2ºDN."
 

Visão de Futuro
“Até o ano de 2027 ser consolidado como um Hospital Naval Distrital de referência para o SSM, através da Assistência Médico Hospitalar de qualidade, alcançando a satisfação da tripulação e dos usuários.”
 

Objetivos Estratégicos
A presença de constantes e variáveis situações vividas pelo Gestor tem motivado a necessidade de assessoramento por parte de equipe multidisciplinar, que lhe permita encontrar novos ângulos de visão para os constantes desafios e seus enfrentamentos, procurando oportunidades que lhe permitirão não só vencer tais obstáculos, mas também agregar valor e aprendizado (novas práticas) à sua gestão, contribuindo para o bom desempenho e cumprimento de sua Missão. Visando contornar os recursos orçamentários restritos, o Hospital Naval de Salvador vem adotando estratégias corretivas e atuando de forma imediata nos aspectos internos, minimizando as fraquezas, otimizando a aplicação de recursos orçamentários, a administração de recursos humanos e garantindo a funcionalidade e preservação do parque tecnológico, capturando as oportunidades e ressaltando seus pontos fortes através de parcerias com Organizações Militares das Forças coirmãs, convênios com Instituições de Ensino e entidades Públicas e Privadas. Dessa forma, os objetivos abaixo apresentados propiciarão melhorias conjunturais para o HNSa, aperfeiçoando os processos internos de maneira a atender aos requisitos de economicidade como um todo. São eles:

  • Objetivo Estratégico Nº 1: Aprimorar a Gestão Financeira;
  • Objetivo Estratégico Nº 2: Aprimorar a Gestão de Recursos Humanos;
  • Objetivo Estratégico Nº 3: Melhorar o parque tecnológico;
  • Objetivo Estratégico Nº 4: Implementar reformas estruturais;
  • Objetivo Estratégico Nº 5: Otimizar o uso da tecnologia da informação;
  • Objetivo Estratégico Nº 6: Aprimorar a Segurança Orgânica;
  • Objetivo Estratégico Nº 7: Implementar a Gestão por Processos;
  • Objetivo Estratégico Nº 8: Implementar o Gerenciamento de Riscos; e
  • Objetivo Estratégico Nº 9: Aperfeiçoar continuamente a qualidade da Assistência Médico Hospitalar.