Bem Vindo ao HNSa

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COMUNICADO SOBRE COVID-19

Diante do cenário atual, em que a pandemia se alastra com números de casos crescentes do COVID-19, inclusive no Brasil, a Marinha do Brasil iniciou tarefas de preparação do SSM
para atendimento à Família Naval. Para tanto, o HNSa disponibiliza atendimento de Urgência/Emergência 24hs por dia para os usuários que necessitem de assistência à saúde.

Neste período, estarão suspensos os atendimentos ambulatoriais, exames e procedimentos eletivos.

Quando procurar um médico:
Quando apresentar febre persistente e dificuldade para respirar ou sintomas de maior gravidade

Quando ficar em casa:
Quando apresentar sintomas comuns de gripe ou resfriado, como febre leve, coriza (nariz escorrendo), incômodo na gargante, dores pelo corpo, dor de cabeça.
Em casos de persistência destes sintomas ou agravamento deve-se procurar assitência médica.

 

Ações de Prevenção:

- lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- evitar contato próximo de pessoas doentes (a recomendação é mais de um metro de distância);

- ficar em casa quando estiver com sintomas leves de gripe ou resfriado;

- cobrir boca e nariz com um lenço de papel, ao tossir ou espirrar. Após, jogar no lixo e higienizar as mãos;

- evitar o compartilhamento de copos, pratos ou outros objetos de uso pessoal;

- limpar e desinfetar objetos e superfícies que sejam tocadas com freqüência por várias pessoas;

- pessoas doentes devem adiar ou evitar viajar para as áreas afetadas por coronavírus;

- pessoas que estiveram em áreas onde o vírus circula, que tiveram contato físico com alguém diagnosticado ou que apresentem febre, tosse ou dificuldade para respirar, devem procurar atendimento médico de imediato.

 

COMUNICADO SOBRE MARCAÇÃO DE CONSULTA

A partir de 25MAR19, as marcações de consultas/exames serão EXCLUSIVAMENTE através da Central telefônica, não havendo mais marcação presencial e dia fixo para abertura das agendas.

O Horário de Atendimento da Central Telefônica será de segunda a quinta-feira, das 7:30h às 11:30h e das 13:00h às 16:00h e as sextas-feiras das 7:30h às 11:30h.

Informações, marcações  e cancelamento de consultas /exames através do número: (71) 3415 2485

É indispensável no dia da consulta/exames apresentar o encaminhamento médico, datado e carimbado, para consultas com os seguintes especialistas e exames: Cardiologia, Urologia, Oncologia, angiologia, Psiquiatria, Mastologia, USG, Ecocardiograma, Teste Ergométrico MAPA e ECG.

As marcações dos setores:
1- Odontologia primeira consulta (semiologia) poderá ser marcada pelos números: (71) 3415-2471/2472, porém para pacientes em tratamento somente presencial;
2- Radiologia (RX, Mamografia e Tomografia)marcação presencial e no número: (71) 3415-2474
3- Fonoaudiologia e Fisioterapia continuam apenas com marcação presencial, nas respectivas recepções.

Salvador, 12 de março de 2019.

 

Sobre o Hospital

Histórico

Por Decreto nº 17.376 de 15 de dezembro de 1944, foi declarado de utilidade pública, para efeitos de desapropriação, o imóvel de propriedade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, situado à Praça Conselheiro Almeida Couto, bairro de Nazaré, na cidade de Salvador, com todos os móveis, utensílios, material cirúrgico e rouparia (antigo Hospital Manoel Vitorino), construído de 1914 a 1919, com área física de 3.676,24 m2, para instalação do Hospital Naval de Salvador. Pela Ordem do Dia nº 0033 de 30/12/1944, do Comandante do Comando Naval do Leste (Comando do 2º Distrito Naval a partir de 1945), foi criado e instalado o Hospital Naval de Salvador. Em 11 de julho de 1947, a Ordem do Dia nº 10, do Comando do 2º Distrito Naval, considerou o Hospital extinto, sendo seu material transferido para a Base Naval de Salvador (no Comércio, nessa época). Posteriormente, pelo decreto nº 29.616 de 27 de julho de 1951, publicado no DOU de 31/07/51, voltou o Hospital Naval de Salvador a funcionar no seu edifício, no largo de Nazaré, sendo esta, portanto, a data referência da criação do Hospital Naval e Salvador. Em janeiro de 1994, foram iniciadas as obras para a construção do novo Hospital, na avenida da França, nº 1.400, bairro do Comércio. A área atual é de 13.492,02 m2 de terreno e 8.679,44 m2 de área construída em terreno plano. Em 21/01/1995, houve a transferência definitiva de todas as atividades do Hospital. O prédio antigo em Nazaré foi cedido ao Governo do Estado, desvinculando-se da Marinha do Brasil.

 

Missão

“Contribuir para a eficácia do Sistema de Saúde da Marinha atendendo aos seus Usuários, no tocante à execução das atividades técnicas Assistencial, Operativa e Pericial, nas áreas de Jurisdição do COM2ºDN."

 

Visão de Futuro

“Até o ano de 2027 ser consolidado como um Hospital Naval Distrital de referência para o SSM, através da Assistência Médico Hospitalar de qualidade, alcançando a satisfação da tripulação e dos usuários.”

 

Objetivos Estratégicos

A presença de constantes e variáveis situações vividas pelo Gestor tem motivado a necessidade de assessoramento por parte de equipe multidisciplinar, que lhe permita encontrar novos ângulos de visão para os constantes desafios e seus enfrentamentos, procurando oportunidades que lhe permitirão não só vencer tais obstáculos, mas também agregar valor e aprendizado (novas práticas) à sua gestão, contribuindo para o bom desempenho e cumprimento de sua Missão. Visando contornar os recursos orçamentários restritos, o Hospital Naval de Salvador vem adotando estratégias corretivas e atuando de forma imediata nos aspectos internos, minimizando as fraquezas, otimizando a aplicação de recursos orçamentários, a administração de recursos humanos e garantindo a funcionalidade e preservação do parque tecnológico, capturando as oportunidades e ressaltando seus pontos fortes através de parcerias com Organizações Militares das Forças coirmãs, convênios com Instituições de Ensino e entidades Públicas e Privadas. Dessa forma, os objetivos abaixo apresentados propiciarão melhorias conjunturais para o HNSa, aperfeiçoando os processos internos de maneira a atender aos requisitos de economicidade como um todo. São eles:

  • Objetivo Estratégico Nº 1: Aprimorar a Gestão Financeira;
  • Objetivo Estratégico Nº 2: Aprimorar a Gestão de Recursos Humanos;
  • Objetivo Estratégico Nº 3: Melhorar o parque tecnológico;
  • Objetivo Estratégico Nº 4: Implementar reformas estruturais;
  • Objetivo Estratégico Nº 5: Otimizar o uso da tecnologia da informação;
  • Objetivo Estratégico Nº 6: Aprimorar a Segurança Orgânica;
  • Objetivo Estratégico Nº 7: Implementar a Gestão por Processos;
  • Objetivo Estratégico Nº 8: Implementar o Gerenciamento de Riscos; e
  • Objetivo Estratégico Nº 9: Aperfeiçoar continuamente a qualidade da Assistência Médico Hospitalar.

 

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