Psicologia

11 de Junho - Data Magna da MarinhaESCOLA NAVALSMV-2021Nova aba Saúde NavalConcurso Soldado Fuzileiro Naval COVID-19 últimas informações COVID 19 TODOS JUNTOS

O Serviço de Psicologia do Hospital Naval de Recife abrange assistência ambulatorial e hospitalar aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha (SSM), além de realizar o gerenciamento do Grupo de Atenção a Terceira Idade (GATI), bem como a avaliação e acompanhamento periódico de usuários inscritos no PAE (Programa de Atendimento Especial) e GAAPE (Grupo de Avaliação e Acompanhamento de Pacientes Especiais).
 
O acesso do paciente para atendimento psicológico ambulatorial ocorre por meio da triagem. O agendamento do primeiro atendimento é realizado pelo paciente na Central de Marcação de Consultas/SAME, seja por encaminhamento de profissional ou por demanda espontânea. Na triagem é realizada a escuta clínica da queixa do paciente e verificada a indicação para psicoterapia, orientação ou aconselhamento. Observada a necessidade de psicoterapia, seguindo a técnica da Psicoterapia Breve, é definida a modalidade terapêutica, que poderá ser psicoterapia individual ou em grupo (infantil, adolescente, adulto e idosos, conforme o caso e a demanda). Existem, ainda, entrevistas de avaliação psicológica para casos relacionados a Planejamento familiar.
 
Considerando a demanda de pacientes ou particularidade do caso, poderá ser necessário o direcionamento de pacientes a instituições extra-Marinha credenciadas.
 
Como mencionado, oServiço de Psicologia acompanha, ainda,o GATI, o qual se constitui num grupo operativo terapêutico composto por usuários acima de 60 anos, que visacontribuir para promoção da qualidade de vida e saúde mental da população idosa por meio de atividades terapêuticas e culturais. As inscrições para participação no referido grupo são realizadas no próprio Serviço, por demanda espontânea.
 
Além dos atendimentos ambulatoriais, os pacientes internados, bem como seus familiares, também podem ser acompanhados mediante solicitação da equipe e/ou paciente.
 
PSICÓLOGA RESPONSÁVEL: 1º Ten (RM2-T) CAMYLLA TENÓRIO BARROS