Fisioterapia

11 de Junho - Data Magna da MarinhaESCOLA NAVALSMV-2021Nova aba Saúde NavalConcurso Soldado Fuzileiro Naval COVID-19 últimas informações COVID 19 TODOS JUNTOS

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA

O Serviço de Fisioterapia do HNRe presta assistência no ambulatório e nas enfermarias aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha (SSM). Realiza, ainda,  avaliação e acompanhamento periódico de usuários do SIAD (Serviço Integrado de Atendimento Domiciliar) e do GAAPE (Grupo de Avaliação e Acompanhamento de Pacientes Especiais), quando indicado, de acordo com a particularidade do caso.

O ambulatório do Serviço oferece tratamento nas áreas de Neurologia, Ortopedia, Reumatologia, Traumatologia e Respiratória. São disponibilizados diversos recursos de tratamento tais como eletroterapia, termoterapia, fototerapia, mecanoterapia, cinesioterapia, além de recursos de terapia manual. Dentre os recursos eletrotermofototerápicos disponíveis estão: infravermelho, laser, ondas curtas, ultrassom, TENS e FES. Em relação à cinesioterapia, podem ser utilizados no tratamento alongamentos, exercícios para fortalecimento, coordenação, equilíbrio e propriocepção, facilitação neuronal proprioceptiva, além de treinos de marcha e de atividades da vida diária.

Para iniciar o tratamento fisioterapêutico, os usuários, a partir do encaminhamento médico, deverão agendar a avaliação fisioterapêutica inicial, na recepção do Serviço de Fisioterapia, assim como por telefone ou por aplicativo. O paciente deverá comparecer no dia e horário marcado portando encaminhamento médico (de bordo ou de especialista credenciado), identidade militar e exames complementares mais recentes. Na ocasião da avaliação, serão definidos dia e horário das sessões de tratamento, de acordo com a disponibilidade de vaga do Serviço. Será dada prioridade aos pacientes que se encontram em recuperação pós-operatória e a militares da ativa.

Considerando a elevada demanda de pacientes para tratamento ambulatorial, quando não for possível a absorção de toda clientela no HNRe, poderá ser necessário o direcionamento de pacientes a instituições extra-Marinha credenciadas. Além disso, algumas modalidades terapêuticas da Fisioterapia, oferecidas aos usuários do SSM, não estão disponíveis nas dependências deste Hospital, sendo realizadas em clínicas credenciadas. Os encaminhamentos a credenciados são realizado no próprio Serviço de Fisioterapia, mediante prescrição médica, sendo necessário reavaliações regulares pelo médico e fisioterapeuta, para verificação da continuidade da indicação do referido tratamento. Sempre que indicado o referido encaminhamento, a opção de escolha dentre as clínicas credenciadas disponíveis será do usuário.

Referente ao âmbito hospitalar, o Serviço de Fisioterapia atua nas enfermarias e Unidade de Tratamento Intensivo, prevenindo complicações  respiratórias, motoras e neurológicas, além de buscar a reabilitação funcional dos pacientes internados. A assistência hospitalar ocorre mediante prescrição médica e avaliação fisioterapêutica, podendo, ainda, englobar assistência em intercorrências, no Serviço de Pronto Atendimento, quando indicado.

 

CORPO CLÍNICO – FISIOTERAPEUTAS:

 

- CT (S) JANAINA BARTIRA FERRAZ SILVA

- CT (S) ANTÔNIO FRANCISCO DE ANDRADE FERREIRA FILHO

- 1º Ten (RM2-S) THAIS  MYRIAN  ARAGÃO MELO

- 1º Ten (RM2-S) MARIA PATRÍCIA PREREIRA MELO

- 1º Ten (RM2-S) LARISSA BOUWMAN SAYÃO