:: Passado, presente e futuro no progresso das ciências da saúde na Marinha
As primeiras pesquisas biomédicas na Marinha do Brasil iniciaram-se no ano de 1934 quando o então CC(Md) Heraldo Maciel desenvolveu estudos com doenças infectoparasitárias. Em novembro de 2009, foram concluídas as obras de revitalização e foram inauguradas as novas instalações do Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB).
O IPB, diretamente subordinado ao Diretor do HNMD, realiza pesquisas na área da saúde de interesse da Marinha do Brasil, em consonância com as diretrizes da Estratégia de Ciência Tecnologia e Inovação da Marinha (EMA-415). A equipe de profissionais exerce atividades no campo da Medicina Regenerativa utilizando técnicas de biologia molecular e celular, trabalha na prospecção de novas moléculas com potencial terapêutico a partir de produtos naturais e realiza estudo molecular de viroses emergentes. O IPB promove também constante atualização profissional com capacitação técnica de ponta do quadro de saúde naval, por meio do uso de simuladores de última geração.
Ao IPB também compete o gerenciamento das pesquisas biomédicas desenvolvidas no HNMD e assessoramento ao Diretor quanto à viabilidade, relevância científica, inovação e cumprimento das normas e leis vigentes relacionadas à pesquisa biomédica.
Os IPB possui três grandes linhas de pesquisa que representam temas aglutinadores dos estudos desenvolvidos no Instituto que são elas:
-
Medicina regenerativa
-
Biomonitoramento
-
Epidemiologia molecular de viroses emergentes
Laboratórios
Fotos:
:: Laboratório de Bioanálises
![]() |
Foto 1: Isolamento e identificação de substâncias com potencial cicatrizante a partir de produtos naturais. |
:: Laboratório de Biologia Celular
![]() |
Foto 2 – Utilização da membrana amniótica humana (MAH) para obtenção do substituto dérmico a partir em associação à cultura de fibroblastos autólogos dos pacientes, que tem aplicação nos ferimentos de pele de difícil resolução e isolamento de células epiteliais proveniente da MAH para estudo do potencial em medicina regenerativa. |
:: Laboratório de Biologia Molecular
|
Foto 3: Utilização de técnicas de Biologia Molecular como ferramenta para identificação e detecção de material genético de microorganismos e estudo dos mecanismos moleculares envolvidos nos diversos processos biológicos por meio da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). |
O IPB está credenciado junto aos órgãos que regulam suas atividades como a Secretaria de Receita Federal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), O Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), O Conselho Regional de Medicina Veterinária e nas instalações do IPB funcionam também o Comitê de Ética em pesquisa e a Célula de Inovação Tecnológica.
Hoje, o Instituto é referência em pesquisa em saúde na Marinha do Brasil e tem alcançado reconhecimento da comunidade científica por meio dos seus projetos, e tem obtido destaque nas ações de prevenção e controle do vírus SARS-Cov-2 com a realização do diagnóstico molecular por RT-PCR.